21/01/2013

Restabelecendo a história

 "Em um domingo qualquer, você vai vencer ou vai perder. Mas o importante é: você pode vencer ou perder como um homem?". A frase é de um ótimo filme de Oliver Stone sobre NFL ("Um Domingo Qualquer"). Não gosto muito de roubar chavões ou frases feitas assim, mas não pude deixar de pensar nisso ontem, após ter o privilégio de testemunhar, ainda que distante geograficamente da Georgia, o restabelecimento de uma dinastia. 

Jogadores bons vêm e vão. Resultados positivos ou negativos se alternam para todos os times, de todos os esportes. O que fica são as instituições, as lições, os aprendizados, os exemplos. As dinastias! E é isso que têm nos ensinado semanalmente homens como Jim Harbaugh, Frank Gore, Vernon Davis, Colin Kaepernick, Patrick Willis, Navorro Bowman e- por que não?- Jed York e Trent Baalke. O quanto vínhamos sofrendo desde 2002? Quanto desalento o Niners de Nolan e Singletary nos deu? Quantas vezes pensamos em desistir ou tivemos a falsa certeza de que nunca mais os tempos de glória voltariam?


Daqui a cerca de duas semanas, teremos o privilégio de ver o nosso amado time jogando um Super Bowl, o sexto de sua gloriosa história. Se quiserem me criticar, fiquem à vontade. Claro que vou torcer e sofrer muito para que derrotemos o Baltimore Ravens. Porém, o resultado para mim é o que menos importa. Depois de ontem, os homens citados acima mostraram a nós e ao mundo que a temporada de 2011 não foi um acidente. A dinastia vermelho e dourada está de volta e, na opinião desse humilde blogueiro, isso é muito mais importante do que o placar final no Mercedes Superdome...


A vitória de ontem foi histórica, emocionante e inesquecível. Virar um jogo fora de casa, contra um ótimo time e após estar perdendo por 17 a 0 vai ecoar para sempre na alma de todos nós, que assistimos tão de perto a montagem e a ascensão dessa equipe. Abaixo, uma breve análise de cada parte contribuinte.


- Técnicos ganham ou perdem jogos. E isso foi mais do que provado ontem. Enfrentamos uma equipe de elite, que simplesmente abriu 17 pontos porque conta com um QB, dois WRs e um TE entre os melhores da liga. Nossa defesa parecia frágil, mas atribuo o atropelamento inicial muito mais ao mérito do adversário. Alguém aí acha que é coincidência que, após o intervalo, esse mesmo ataque, sem mudar seu plano de jogo, não tenha marcado mais nenhum ponto? Vic Fangio e Jim Harbaugh arquitetaram essa virada defensiva, como fizeram nos intervalos de tantas outras partidas ao longo das duas últimas temporadas.


- Outra partida magistral de Colin Kaepernick. A liga passou a semana toda babando sobre suas mais de 180 jardas corridas contra Green Bay. Pois dessa vez o Atlanta não deu chance, então nosso QB passou o jogo acertando passes precisos, tomando decisões acertadas e enganando a defesa no read option de tal forma, que Frank Gore e LaMichael James marcaram três TDs sem serem encostados pela defesa. Mesmo perdendo por 17 pontos, não foi possível ver nem mudança na expressão do nosso signal caller, ou seja, manteve a calma, deu o exemplo e seguido o plano de jogo até sangrar o adversário de morte. A cada jogo, me convenço mais que o Niners pagou "barato" por ter gasto "apenas' uma escolha de segundo round com ele!


- De que planeta veio Frank Gore? Estamos quase em fevereiro, e o veterano RB é peça central do nosso ataque desde setembro, sem perder nenhum jogo. Natural que nessa época ele já estaria dando sinais de desgaste, certo? Pois após correr por mais de 70 jardas e marcar dois TDs, ele encontra forças para arrancar 10 jardas na última jogada de ataque do Niners, COM TODA A DEFESA DO ATLANTA ESPERANDO A ÓBVIA CORRIDA.


- Uma partida de gala da linha ofensiva! Quase perfeita na proteção a Colin Kaepernick e abrindo verdadeiras avenidas para o jogo corrido. Apenas uma falta de holding e nenhuma de false start, mesmo em um estádio coberto e hostil.


- Na vida, no esporte, no trabalho etc sempre seremos julgados pelos resultados, não pelas "jardas" que cedemos pelo nosso caminho. E é assim que vejo a nossa secundária. Cedemos passes longos e espaço para o potente ataque do Falcons (não se termina uma temporada com 13-3 por sorte). No entanto, no momento necessário nossos DBs apertaram a marcação e diminuíram as opções de Matt Ryan.


- Confesso que fui um dos muitos que duvidaram do sucesso da contratação de Randy Moss. Não pelo fator produtividade, mas por temor de confusões extra-campo. Depois do que tenho lido a temporada toda sobre suas contribuições nos treinos, vestiários e na sideline (além, é claro, de algumas importantes recepções) estou feliz que o futuro hall of famer ganhou do Niners mais uma chance de coroar sua carreira com um anel de Super Bowl. Que assim, seja!


- Só consigo pensar em dois pontos negativos: obviamente mais um FG perdido de David Akers, o que deve dar uma dor de cabeça a mais para Jim Harbaugh nessas duas semanas. Mantenho minha opinião de que o veterano kicker não tem mais condição técnica e emocional e deve ser substituído. E AJ Jenkins, que deixou de jogar ontem em favor do WR do pratice squad Chad Hall. O que quer que esteja acontecendo com nosso primeiro pick do draft, que comece a ser resolvido em 4 de fevereiro!


- Para terminar com uma nota positiva, queria fazer menção às monstruosas contribuições de Patrick Willis (12 tackles), Vernon Davis (aguardou paciente e foi um jogador de equipe nos jogos em que as bolas não vinham em sua direção. E ontem teve estatísticas mais apropriadas para um WR) e  Navorro Bowman (o desvio do passe na quarta descida foi uma jogada defensiva decisiva e genial)


Quest for Six!

21 comentários:

Anônimo disse...

NILTON É MUITO BOM LER DA FORMA QUE VC ESCREVE. COMECEI A GOSTAR DE FUTEBOL AMERICANO A MUITO POUCO TEMPO, ELEGI 49ERS TALVEZ PORQUE CONHECI A CIDADE QUE É DEMAIS...
SEUS TEXTOS ME FAZEM FICAR MAIS APAIXONADA. GO NINERS!!!!

Anônimo disse...

Nilton parabens pelo seu texto, pra nos torcedores do 49ers é emocionante a volta ao palco do SB desde George Seifert/Steve Young na conquista do nosso quinto lombardi, nao diria que temos uma dinastia ainda pq so com o passar das temporadas que veremos isso mas nos mostra que estamos no caminho certo para que aconteça com fe em deus.

Sobre o jogo, demoramos para engrenar tanto no ataque como na defesa, e Frank Gore e um cavalo de batalha, ele junto com o Lamichael james combinado com nossa forte OL destruimos o falcons por terra, nossa defesa depois de conseguirmos novamente a vantagem pq ficamos atras praticamente o jogo inteiro pressionamos o Ryan e ele jogou com o ombro lenhado o que prejudicou muito o falcons em seu ultimo drive que eles foram para o 4 down, fomos pacientes seguimos o game plan a risca e proporcionamos um dos maiores comebacks da historia da pos temporada.

Vamos pegar o Ravens com Ray Lewis no Harbaugh Bowl! que se tornou realidade, espero um jogo bem truncado bem pegado, falando do patriots, o ravens esta de parabens conseguiu desarticular tom brady, machucaram o Ridley e o Aquib Talib CB deles tb machucou, ajudou a facilitar bem a vida kkkkk

Em busca de nosso sexto lombardi e Bill Walsh grande HC grande mestre que ajudou o 49ers a ser essa potencia que é deve estar orgulhoso do que seu discipulo Jim Harbaugh esta prestes a conquistar. Caso levemos esse lombardi para san francisco sera por vc.

Alessandro

Lucas Cardoso disse...

Nilton,

Parabéns pelo texto! Assim como nossa querida amiga acima também escolhi torcer pelos NINERS depois que tive a oportunidade de conhecer e me apaixonar pela maravilhosa SF de tantos ventos e mudanças climáticas... hahaha... E desde que descobri seu blog nesta temporada venho aqui todas segudas e terças-feiras em busca de comentários de um fanático sobre a rodada do final de semana!! Que venha o HEXA como diria nosso "querido" Galvão Bueno!!

Você conhece algum reduto de "49erianos" que se reunirão para ver o Super Bowl?? Sugestão: manda um post com indicações de lugares para ver os NINERS dia 03/02!!

Um abraço!

Lucas Cardoso
São Paulo/SP

Jonathan Barros disse...

Paraabéns Nilton, ótimo post.
Lucas Cardoso, busca no facebook o grupo "San Francisco 49ers Brasil Oficial", lá os caras fecharam com um bar em SP pra assistir aos jogos.

E caara, que atitude do nosso CK7, vimos nesse jogo como a experiência de jogo contribui muito para o atleta, depois de sofrer com o barulho no estádio do Seahawks, o cara aprendeu direitinho e praticamente não falhou contra o Falcons.

Muito obrigado.

GOO NINERS !

Lucas Cardoso disse...

Valeu pela dica Jonathan Barros!!!
=D

gerson disse...

Torço para ver meu primeiro SB do niners. Acho que temos mais time para ganhar dos corvos, mas ganhando ou perdendo, prefiro ganhando, gostaria muito de ver Alex Smith fazendo um último drive com a camisa dos 49ers.
Go 49ers

Bruno disse...

Ótimo texto! Vocês saberiam indicar algum lugar em Belo Horizonte para assistir ao SB juntamente com outros fanáticos pelo 49ers? Mais uma vez, parabéns pelo post.

Nilton Sergio disse...

Pessoal, nem sei como agradecer pelos elogios. Escrever nesse blog é fácil para mim porque, além da escrita ser parte da minha profissão (sou jornalista), eu também me apaixonei pelo Niners e pela cidade de San Francisco.

Até por isso, vocês percebem que no texto eu dou uma exagerada mesmo, porque acho que blog é isso. Notícias informativas podemos ler no nfl.com ou nas colunas de mídia sobre o time. Esse espaço é para exalar essa paixão nos posts e comentários. Que continue assim!

Para aqueles que perguntaram sobre locais para assistir ao Super Bowl, além da dica de entrar no grupo brasileiroo ficial do Niners no Facebook: http://www.facebook.com/groups/49ninersbrasil/ vocês também podem acessar esse link:

http://www.nflbrasil.net/2013/01/onde-assistir-o-super-bowl-47.html

José Lages disse...

Gerson, pensei a mesma coisa outro dia, ele merece....

Rafael disse...

Gerson e José Lages, eu também pensei nisso :)
Mas ... não vejo o Jim fazendo uma coisa dessas, a não ser que esteja no 4o. período e com uma vantagem consolidada.
Mas que seria legal, seria.
Somente na semana passada fui ver aquele vídeo que o Nilton indicou, muito bom. Só peguei o úlimo ano da fase "braba" dos Niners, antes nem tinha acesso à NFL.
O time deve muito ao Alex ele estar nessa posição hoje! E ao David Akers também, acho terrível ter que tirar um cara que contribuiu tanto no ano anterior ...

Anônimo disse...

alguém sabe de algum local aqui no Rio para ver esse jogo? É vitória certa dos niners!!!

Anônimo disse...

Nilton, parabéns pelo blog...

Acompanho o nosso 49ers desde a temporada 94/95. Falta apenas um jogo, falta apenas O JOGO, com fé vamos ganhar o nosso sexto título da NFL...

Parabéns pelo blog novamente.

GO NINERS!!!!

Nilton Sergio disse...

Anônimo, durante o Divsional Round eu estava no RJ. Assisti no Shenaningan´s, em Ipanema, e gostei bastante de lá. Um baita telão e vários fãs de NFL. Acredito que devam transmitir o SB!

Unknown disse...

Fala galera 49eriana!! Q. jogaço no Domingo. Parabens pelo ótimo Post, por esse blog de tantos apaixonados pelos NINERS e vamos aos fatos:
1 - Jim Harbaugh: o que esse cara fez com o time, a cidade, as estratégias... ABSURDO, um monstro. Nosso time e ele merecem muito esse Harbowl!!
2 - Temos de agradecer ao cacete q levamos do Seattle. Como postaram aí, graças aquele local, o Colin e o time aprenderam a jogar em locais hostis e situações beeemmmm adversas!!
3 - Feijoada: dá para alguem tirar esse prato do cardapio do time antes dos jogos? rsrs.
4 - Kicker: Respeito e muito a história desse gde jogador, mas ele não passa por um bom momento e isso pode inclusive estragar a carreira dele. Portanto, mais chances ao novo Kicker
5 - Parabens, parabens, parabens jogadores dos NINERS e Jim. Nós e vcs vamos comemorar e muito nosso sexto SB Domingo que vem!!! GO NINERS!!

igor disse...

Po so de uma do interior e aqui nao tem nenhum bar... to na vala kkk

Jonathan Barros disse...

Pessoal, preciso de uma mão aqui, tou querendo comprar uma jersey pra mim e vi uma massa no site da nfl, o tamanho ideal do ck7, mas minha dúvida é se eles entregam aqui no Brasil sem problema, sem cobrança de tributos, por que há alguns site americanos que não fazem entrega para o Brasil. Então, alguém pra me ajudar ?

MAC disse...

Sei que aqui não é o local apropriado, então já peço desculpas pela inconveniência.
Mas gostaria de saber se alguém aqui já comprou alguma camisa do 49ers pelo site oficial. Gostaria de resolver algumas dúvidas.

Meu e-mail: mac.amilenista@gmail.com

Att, Mac.

Rafael disse...

Tanto a loja oficial da NFL quanto a dos Niners listam o Brasil como destino disponível.
Quanto à tributação, pelo que sei até US$ 500 se paga 60%, a não ser que leve sorte de não cair no sorteio da Receita Federal ...
Eu mesmo nunca comprei, até tinha vontade, mas o problema é justamente o imposto, e a taxa do dólar que tá alta.

Anônimo disse...

Sobre a compra de camisa é o seguinte: Não vale à pena comprar pelo site e mandar entregar no Brasil. O produto vai ser tributado em 60% + 18% (importação e icms se não me engano) e isso deverá ser pago em dinheiro no ato da entrega pela transportadora (fedex, ups, dhl..etc). E o valor é calculado sobre o preço do item + frete.

Compensa mais comprar pelo mercado livre ou então pelo E-bay, pedindo para o vendedor mandar como presente (Gift - para envio entre pessoas físicas, há um limite de US$ 50 que não é tributado... mas msm assim acho que ainda há chances da receita ver que o item não vale isso, msm que o vendedor tenha declarado esse valor na nota).

Espero ter ajudado.

Abs

Ricardo Cavalieri disse...

Eu tenho uma camisa oficial 21 do Frank Gore...mas comprei em San Francisco paguei 60 Dólares.
Acho que pra chegar aqui vai quintuplicar o preço.
Ano passado fui assistir 49ers 27 x 20 Giants, na temporada regular eu e meu filho que é torcedor do Giants. Foi sensacional entrar no Candlestick Park.

INTERPLANETÁRIO disse...

Cara!

Muito bom seu texto, vamos atropelar as galinhas roxas no domingo!!!

Alguem tem link daquele final de jogo épico contra o Saints do ano passado???