02/01/2013

Competição ou pressão na posição de kicker?

Agora é oficial. O San Francisco assinou ontem com o kicker Billy Cundiff, mesmo mantendo no roster o contestado e em péssima fase David Akers.

Conforme Jim Harbaugh declarou, a intenção é promover uma competição entre os dois nos treinos, com o objetivo de decidir quem será o kicker para o Divisional Round, no próximo dia 12 (sábado).

É sempre difícil mapear o que está na mente de Jim Harbaugh, afinal nas entrevistas ele é sempre óbvio, lacônico e faz de tudo para não dar qualquer vantagem a seus adversários. Considerando o quanto Akers tem prejudicado o time na temporada inteira, me parece claro que nosso head coach não viu outro jeito de colocá-lo na parede.

O problema é que Cundiff nunca se firmou muito tempo em um  mesmo time. E ficou conhecido por errar um field goal de 32 jardas no AFC Championship Game da última temporada (entre New England e Baltimore), o que selou o destino do Ravens. Nesse ano, jogou pelo Washington e foi dispensado após um péssimo começo de temporada (acertou 7 de 12 field goals).

Me pergunto seriamente se a competição fará bem a Akers. E também tenho sérias dúvidas se Cundiff tem algo melhor a oferecer. Me parece que ambos enfrentam um problema de confiança, a mente fazendo com que a bola fique mais pesada e o goal post muito menor do que realmente são. Vi essa comparação num filme sobre futebol americano ("The Replacements"- traduzido no Brasil para "Virando o Jogo") e adorei: estão na areia movediça. Primeiro algo dá errado num jogo, eles tentam melhorar, aí se afundam mais. Quando percebem, estão pelo pescoço. Acho que é assim que um kicker se sente após errar um Fg fácil ou dois seguidos, como ocorreu com Akers na partida contra o Arizona. Fico me perguntando como ficou a cabeça dele ao se dirigir para os extra points e, principalmente, quando Harbaugh decidiu optar por tentar uma 4ª para 7 jardas em FG range.

O que nós torcedores podemos fazer é acompanhar os próximos capítulos dessa novela. E torcer para que a decisão de Harbaugh seja a melhor para o time. O que é certo é que todo jogo de playoff é uma batalha apertadíssima, onde cada jarda e cada ponto contam! Field Goals já decidiram títulos da NFL, portanto não podemos ir para os playoffs com um kicker meia-boca!

12 comentários:

juce disse...

Será q ñ tinha nenhum Kicker novato disponivel????
Se ñ me engano os 49ers draftaram um tal de Tavecchio, alguem sabe do paradeiro dele?
Minha opiniao é q nem Akers e nem Cundiff saõ confiaveis!!!!!!!

Anônimo disse...

Diego de sá

poxa meu cara juce o giorgio tavechio se naum me engano está no free agency, o 49ers podia tentar ele ou o jeff reed que quando esteve com agente foi bem e o 49ers optou por troca-lo pelo akers agora o akers naum esta bem,simceramente os 2 que ai estão naum me passaum confiança.

Anônimo disse...

Diego de sá

poxa meu cara juce o giorgio tavechio se naum me engano está no free agency, o 49ers podia tentar ele ou o jeff reed que quando esteve com agente foi bem e o 49ers optou por troca-lo pelo akers agora o akers naum esta bem,simceramente os 2 que ai estão naum me passaum confiança.

Rafael disse...

Os setoristas dos Niners têm acesso aos treinos? Tenho curiosidade de saber como o Akers se sai nos treinos.
Será que nos treinos ele acerta?

Anônimo disse...

Pra mim Akers e muito melhor que Cundiff, temporada passada Akers foi quase perfeito e bateu o record de FG´s em uma temporada, mas lembrem-se que ele teve uma contusao na pelvis que acho que minou e muito sua confiança, JH esta certo em pressionar o Akers a melhorar trazendo competição entre os kickers, vc foi muito feliz em seu comentario, PO´s nao permitem erros e FG´s decidem campeonatos caros amigos e ainda me preocupa o kaepernick nos PO´s espero que ele suporte a pressao.

Alessandro

Anônimo disse...

de verdade, eu não ligo nem um pouco para como ficou a cabeça do akers depois daquela 4a descida... ela foi consequencia da - falta de - confiabilidade dele como kicker.

agora, com os nomes que temos como 'opções' para kicker, é melhor torcer para o kaepernick não deixar chegar às 4as descidas...

Anônimo disse...

Nos treinos o Akers chutou 35 e acertou 29, já o Cundiff chutou 12 e acertou 10

Anônimo disse...

Praticamente o mesmo percentual de acertos ...

Anônimo disse...

Que venha Green Bay!!

Anônimo disse...

Quando não tem jogo esse blog fica morto.

E os preparativos? Ninguém fala nada?

Anônimo disse...

Akers vai decidir o super bowl pra gente, agora que o bicho vai pegar ele vai arrebentar!

Roberto Gherardini disse...

Eu li que o Akers recebeu até ameaças de morte. Pra variar, eu acho que o Harbaugh está certo em trazer outro kicker.