29/11/2012

It´s Kaep Time

O anúncio de Colin Kaepernick como titular dos Niners contra o St. Louis Rams,  feito por Jim Harbaugh ontem, já não é mais novidade. Vários de nossos leitores assíduos do blog já exprimiram suas opiniões (agradecemos e muito por isso, porque é a sua participação que nos anima a continuar e as vezes até comprometer horas de descanso com este blog!). Porém, eu gostaria de aproveitar para fazer uma análise mais profunda.

Há quem concorde e quem discorde da posição de Harbaugh. Existem muitos ângulos envolvendo a questão. Eu gostaria de iniciar a discussão pontuando o que, acredito, todos concordam: na na vida familiar, no trabalho, nos estudos, no jogo de futebol da esquina, no xadrez que você jogava com seu avô e até no álbum de figurinhas que te fazia queimar dinheiro dos pais para completá-lo. Em tudo o que importa é o RESULTADO!

A partir de agora, temos de ter em mente que Jim Harbaugh sera julgado dessa forma. Se formos ao Super Bowl e ganharmos, será considerado o novo Bill Walsh, um gênio que tirou uma franquia do limbo para transformá-la em uma dinastia. Ele também será comparado a Bill Belichik, que no meio da temporada, após uma contusão, trocou Drew Bledsoe por Tom Brady. Três Super Bowls vencidos e uma Gisele Bundchen faturada depois...o resto é história!

Se perdermos no caminho, todos cairão de pau em cima dele dizendo que a controvérsia/mudança de QBs é a razão da derrota. E aposto com vocês, meus amigos, quando digo "todos", incluo até analistas americanos que agora defendem a posição de Harbaugh.

Sinceramente, não acho que nada disso seja justo. Por um lado, se ganharmos o Super Bowl muito será por mérito de Harbaugh, sem dúvida! Porém, nos últimos anos, mesmo antes da chegada do técnico, o nosso front office tem feito um ótimo trabalho recheando o time com talentos em todas as facetas do jogo (principalmente via draft, mas também na free agency). Exemplos? Frank Gore, Patrick Willis, Vernon Davis, Navorro Bowman Mike Iupati, Michael Crabtree, Joe Staley, Dashon Goldson, Andy Lee...Hoje temos um time com uma das melhores defesas da liga, o melhor jogo corrido e um ataque aéreo em ascenção. Ou seja, desde a Semana 1 somos um Super Bowl contender!

Caso o Niners venha a perder eventualmente na primeira rodada dos playoffs, mais à frente ou no Super Bowl, isso carrega uma série de fatores. Trata-se da liga esportiva mais competitiva do mundo (basta vocês verificarem o turnover anual de times indo ou não para a pós-temporada). São jogos eliminatórios que carregam muitos fatores naquelas três horas. Em um Domingo Qualquer (parafraseando o maravilhoso filme de Olive Stone), um time 16-0 pode perder de um time 1-15 com um fumble forçado no final, um FG não-convertido, um mau dia de um quarterback e até um erro de arbitragem!

Harbaugh está se arriscando, sendo corajoso ao fazer a mudança durante a temporada. Sabe bem das consequências desse ato, mas acredita fielmente em suas convicções e está disposto a pagar o preço por elas. Concordando ou não, a nós, torcedores do Niners, nos resta torcer muito para que ele esteja certo e, principalmente, para que todos os fatores intangíveis e invisíveis conspirem para que comemoremos o nosso sexto título em fevereiro! Porém, caso isso não aconteça, tenhamos em mente que nós, um time, um técnico, um QB, uma campanha etc devem ser julgados pelo todo e não por uma decisão corajosa e polêmica.

PS. Ah, eu já ia me esquecendo de dar minha modesta opinião...rs... Perdendo ou ganhando, acho que realmente essa é a hora da mudança. Colin Kaepernick nos dá a melhor chance de vencer domingo e nas semanas seguintes!

28 comentários:

Paulo Sorocaba disse...

Vamos com CK, então.

Importante agora e o time e se unir em torno de Colin Kaepernick, acreditar no segundo anista e chegar as finais.

Renato disse...

Boa tarde!!!
Não concordo com as posição de que o Harbaugh "queimou" o Alex Smith. Parece que quem defende essa tese se esqueceu que no começo de 2011 ele acreditou em um Alex Smith praticamente demitido do Niners, e com carreira francamente em declínio, talvez nem emprego em outro time conseguiria e se conseguisse seria como reserva. Mais de um ano após, o Smith é um dos QB´S mais sólidos da liga (não estou discutindo o estilo de jogo dele), tendo completado 25 de seus últimos 27 passes, e muito disso deve ser creditado no Harbaugh. Não há controvérsia de QB´S, pois o atual nível do AS se deve e muito ao Harbaugh. Sendo assim, não existe a história de "queimar" ninguém, trata-se apenas de uma escolha, e acho que agora o papel do AS é apoiar o técnico que retirou-o do limbo e o colocou na trilha do sucesso, nada mais. Nos resta torcer para que tudo dê certo. E se não formos campeões, não devemos esquecer que em grande parte o time é credenciado a ser campeão por méritos da equipe técnica.

Paulo Sorocaba disse...

Mais uma coisa,

Esse Alex Smith também e muito azarado mesmo não acham? Pois vamos ver?

1. Fez o ano passado sua melhor temporada na NFL, estava valorizado...

2. Poderia ter saido no final da temporada passada, não saiu...

3. Achou que neste ano nos 49ers, poderia fazer uma temporada ainda melhor...

4. Tinha confiança dos torcedores...

5. Tinha confiança da cronica esportiva de SF...

6. Tinha confiança dos jogadores...

7. Tinha confiança do Técnico...

Até que.... concussão...

Foi sacado do time...

Perdeu a titularidade ainda no meio da temporada.

Hehehe, Coitado...

juce disse...

Concordo plenamente com o Paulo.
Alex Smith está nos 49ers desde o longinquo ano de 2005 e nunca foi unanimidade, muito pelo contrario.Muitos dizem q a culpa disso é das inumeras mudanças de OC q ele teve, mas vejamos por outro lado tbm.......o cara ja teve cordenadores q preferissem a WCO outros q eram adeptos do jogo vertical, outros de um jogo + conservador e o cara nunca se destacou!!!!!!Será q se ele fosse bom mesmo ñ teria se sobressaido em nenhum esquema de jogo?????
Tudo bem q nos primeiros anos o time era horripilante mas de la pra ca vem numa crescente absurda.Nós temos o melhor jogo terrestre da liga oq facilita e muito o trabalho do QB.......ja pensou se, por ex, o Sttaford dos Lions,q coitado só é obrigado a lançar e mesmo assim tem numeros muito bons, pudesse ter um jogo terrestre como o nosso, o estrago q ele faria????
Então meus amigos pra mim essa historia de q Alex Smith ñ vingou ou por isso, ou por aquilo, ......é balela!!!!!

Nilton Sergio disse...

Amigos, ainda sobre essa polêmica do Alex Smith, não deixem de ler essa ótima matéria no Matt Maiocco, no link http://www.csnbayarea.com/football-san-francisco-niners/niners-talk/Moss-expresses-pride-in-Kaepernicks-play?blockID=807511&feedID=5936

Essa é a maior resposta para a dúvida (se é que houve!) da utilidade de Randy Moss no time. E sobre o posicionamento da equipe sobre a mudança na titularidade de QBs....

Paulo Sorocaba disse...

Nilton, não conhecia esse site.

Eles relatam até a lista dos jogadores que participaram ou não dos treinamentos.

Cara, os jogadores literalmente estão na maioria com alguma parte do corpo lesionados.

E um negócio fora de série...

Nilton Sergio disse...

Paulo, o Matt Maiocco é um dos principais setoristas (jornalista especializado em cobrir um time) do 49ers. Sempre está com informações quentes, de bastidores e análises precisas.
Já conversei com o cara até pelo chat do face. É muito gente boa! Vale a pena acompanhar esse site, pq tem notícia fresquinha do Niners todo dia!

José Lages disse...

Pensando sobre essa controvérsia me vem na cabeça uma frase pinçada no meio de um artigo gigantesco do 49erswebzone:

"Kaepernick faz os lançamentos que o Smith não faz".

Simples assim.

Lembram quando o caranguejo reclamou que não recebia a bola quando tava marcado?

Só ligar os pontos. Por mais "injusto" que seja temos muito mais chance com o CK7, ainda que seja jovem e cometa erros (ainda não mostrados) do quem com o A.S.

Anônimo disse...

Vai ser com Kaep, vai ser com os Smiths, vai ser com o Moss, Gore, Davis.. Willis, Bowman, Goldson, Brooks, são muitos os talentos, nosso time é sem dúvidas o mais fantástico da liga, no sentido de que a forma que joga é marcante, é extremamente competitivo old fashion, é o que sonhei nesses últimos anos de saco de pancada na liga. VAI TER QUE SER.

(esse video na pagina do Maiocco é sensacional. arrepiou aqui!)

kado

Anônimo disse...

Concordo com o que o pessoal comentou a respeito da polemica CK e AS, mas nao podemos nos esquecer que desde Steve Mariucci os niners nunca mais tiveram um staff tecnico competente depois do trio Dennis Ericksson/Mike Nolan/Mike Singlatary que eram absurdamente incompetentes principalmente o Ericksson que foi com ele que chegamos no fundo completo do poço. Jim Harbaugh e um discipulo fervoroso do grande e inesquecivel Bill Walsh onde JH aplica os fundamentos de como se jogar um FA competitivo como os discipulos que seguem jesus cristo na biblia! tem tudo pra dar certo, harbaugh e um tecnico que tem a adrenalina no sangue nao chega a ser uma surpresa CK ser o titular uma hora isso iria acontecer e ele esperou a brecha pra fazer a troca, espero que de certo

Alessandro

Junior disse...

Alex Smith nunca fez nada no 49ers. Um sujeito escolhido como uma estrela no draft e só produziu resultados pífios. Não tinha a confiança de Nolan, de Martz, Singletary e perdeu agora do Jim. É um cara inconstante, sempre foi. Fica nervoso quando pressionado no pocket. Seu único mérito fopi ser esforçado, aprender o playbook e melhorar com os erros. Todavia amigo, no esporte e na vida, você precisa ser competitivo!! Nunca chegou nem perto de ser top 10 da liga. O cara é bem limitado, nosso ataque não fazia big plays ou mesmo usava um play action com eficiência. Tirando aquele jogo com o Saints Smith nunca fez nada no 49ers. Com um qb minimamente decente tínhamos vencido o Giants no ano passado. CK é um bom scramble, tem um braço melhor e diversifica nosso ataque deixando menos obvias a s jogadas de passe. Alem Smith é o símbolo da era de trevas do 49ers, aonde implorávamos por Shaun Hill e tínhamos saudades do Jeff Garcia.

Eu não terei saudades do Alex Smith assim como não tenho saudades do 49ers perdedor da década 2000.

juce disse...

Junior, onde assino??????????

isaac nogueira disse...

só não concordo com o Junior na parte que, com um QB minimamente decente, teríamos vencido o Giants. na minha opinião, a derrota foi causada pelos dois fumbles (permitido pelas mãos de alface do Kyle Williams). teríamos vencido aquele jogo com o Alex Smith que, apesar dos pesares, estava conseguindo fazer o dever de casa até então.

Anônimo disse...

O CK "seu boneco da escolinha do prof Raimundo" vai afundar o Niners, o AS é muito melhor, se fosse dada continuidade ao trabalho o AS chegaria fácil, fácil ao nível do Steve Young e do Joe Montana

Anônimo disse...

Hoje é o dia da redenção do AS. O "Trapalhão" do CK, vai tremer e entregar o jogo. Aí todo mundo vai pedir a volta do AS.

juce disse...

Eita jogo pra infartar.......

paulo disse...

Ted ginn jr....... o q falar????

paulo disse...

Que chamada foi essa pra ted ginn jr?

paulo disse...

Cara q chamadas ofensivas sao essas?

juce disse...

Kaep, essas chamadas ofensivas e as malditas penalidades nos levando embora a vitoria........

paulo disse...

O SF ta pedindo pro rams ganhar....

juce disse...

Nilton, aqla vaga de motorista de bondinho ta ainda vaga????????Essa anta do Akers poderia se candidatar!!

Anônimo disse...

Aconteceu.

kado

paulo sorocaba disse...

Pela mor de deus, manda esse Akers, embora...
Não e possível essa cara estar jogando no 49ers...

Esse Ted Ginn Jr, e outro que tem q pedir pra sair...

Nossas chamadas ofensivas completamente equivocadas...

Que isso?

paulo sorocaba disse...

Esse akers, depois de ter feito o de 63jardas esqueceu como chutar field goals, como vamos confiar nesse cara nos playoffs?

juce disse...

Tudo bem q o Kaep ñ foi bem, agora pode por na conta da anta do Akers as 2 vitorias q deixamos de conseguir sobre esse time limitadissimo do Rams.

Anônimo disse...

Peraí...o time toma um safety, depois perede a bola e toma o touchdown, depois não consegue avançar para deixar o kicker em uma boa condição de chute e a culpa é do Akers?

Tá certo que ele não tem ido bem, mas falar que a culpa é toda do cara por duas "não vitórias", aí eu acho demais.

Se o rams é tão limitadíssimo como vc diz, pq deveríaamos depender do Kicker no OT?

É fácil escrever no blog chamando os outros de anta, idiota, etc. Porque vc não se insecreve no draft pra virar kickers do niners?

O fato é que o jogo corrido não aconteceu (sentimos falta do Hunter, Gore sobrecarregado e boa defesa dos Rams). Também não aconteceram as big plays, passes longos etc. Tirando uma bela corrida de 50 jardas do Kaep, ele pouco produziu, mas tb vi avanços nas conversões de 3ª descida.

A questão não é defender o Alex Smith, mas tb é fácil achar que vai trocar o QB e td vai se resolver. O cara quando entra meio sem responsabilidade por ser "reserva" joga melhor, depois que virou "titular", aí a coisa pegou. O Kaep tá em formação, mas hj ele não foi bem.

Também teve a questão das penalidades, de algumas marcações equivocadas dos juízes (como em um dos poucos passes longos do Kaep) e também uns drops bobos. Juntando td isso e fortes defesas de ambos os lados, tivemos um jogo que acabou se decidindo nos Field Goals.

Agora, colocar a culpa só no Akers pra mim é coisa de brasileiro, que sempre precisa achar um culpado pra tudo.

Nada pessoal viu Juce, tb estou com raiva da derrota.

juce disse...

Respeito tua opiniao, mas continuo com a minha....axo o time deles limitadissimo e só fomos pra prorrogaçao, nas 2 partidas,por total demerito nosso!!!
E qto ao "amado" Kicker, na outra partida ele perdeu um FG de 48yds na OT e hj foram 2, um na OT e um no finzinho do jogo, axo q ambos na casa de 50yds, q ñ sao nenhuma molezinha mas tbm um "bom" kicker acertaria uns 2 desses 3!!
E só ñ me candidado a kicker dos 49ers, pq sei das minhas limitaçoes!!!