26/11/2012

Enquanto se discutia os QBs...

Parece que a impiedosa defesa do Niners ficou com ciúme da controvésia entre os QBs Alex Smith e Colin Kaepernick. Por uma semana, a mídia americana e nós, torcedores, praticamente esquecemos da revanche do Divisional Playoff de janeiro e só discutimos quem receberia os snaps no domingo. Nossos defensores, o elo forte do time desde os tempos cruéis de Mike Singletary, devem ter se sentido esquecidos. Pobre do Saints, que acabou pagando o preço por isso...

Pode se discutir se Kaep fez um jogo bom ou o suficiente para ganhar. Pode-se lembrar que a defesa do Saints é a que mais cede jardas na liga. Porém, não temos como negar que a vitória por 31 a 21, em pleno Superdome, foi consequência direta de mais uma excelente exibição da defesa de Vic Fangio.

Duas interceptações retornadas para TD (ver o grandalhão Ahmad Brooks correndo 50 jardas foi impagável). Uma noite de tortura para Drew Brees pelas mãos pesadas de Justin Smith, Aldon Smith e Patrick Willis. Wide receivers recebendo pancadas e mais pancadas dos nossos safeties. Resultado: mais uma vitória que nos coloca controlando o destino para ter uma semana de folga e, no mínimo, um jogo de playoff no Candlestick Park. Agora que já falamos do óbvio, vamos aos tópicos para analisar o restante do jogo.

- Colin Kaepernick não brilhou como no jogo do Chicago. Tudo bem, quem disse que era necessário? Mais uma vez mostrou maturidade no pocket, precisão e coragem para fazer lançamentos difíceis e atleticismo em um grande TD corrido. A interceptação foi uma má escolha, mas a culpa tem de ser dividida com o C Jonathan Goodwin pelo péssimo snap, que tirou o ritmo da jogada.

- Excetuando o trabalho dos safeties Dashon Goldson e Donte Whitner, a secundária não esteve em um bom dia e foi exposta pelo grande talento de Drew Brees. Concordo que Tarell Brown desviou um passe em uma quarta descida decisiva, porém na maior parte do jogo foi queimado pelos recebedores adversários e claramente Brees deu preferência por lançar em sua direção. Acredito que a posição de CB deve ser atacada prioritariamente no próximo draft, já que nem Carlos Rogers está fazendo uma grande temporada.

- Vi muita gente criticando a linha ofensiva. Particularmente, acho que fez um trabalho decente abrindo espaços para o jogo corrido e na proteção de passe (o Niners não cedeu nenhum saque a um time conhecido pela sua variedade de blitze). Tudo bem, Kaep teve de escapar de alguns momentos de pressão e a linha cometeu algumas faltas ridículas. Mas lembremos que o Superdome é um dos estádios mais hostis e barulhentos da liga, o que prejudica a linha mais do que qualquer setor da equipe.

- Após o jogo de ontem, fica difícil justificar a presença de David Akers e Ted Ginn Jr. no Niners em 2013. O primeiro parece ter perdido a confiança e a habilidade para converter chutes difíceis. Para piorar, ainda teve no final aquele FG bloqueado (tudo bem que a linha já estava relaxada e claramente se poupando). Enquanto Ginn Jr já não tem mais a efetividade de antes nos retornos, ontem sofreu aquele fumble ridículo e já está mais do que comprovado que não tem muita utilidade nos snaps normais. Ou seja...

- A vitória pode nos ter custado dois reservas importantes. No mesmo snap, o WR Kyle Willians sofreu uma contusão no joelho (há relatos que pode significar o fim da temporada) e o RB Kendall Hunter se contundiu  no tornozelo, aparentemente com menos gravidade. Não deixo de lamentar principalmente por Hunter, que vinha subindo de produção a cada jogo e ajudando a manter Frank Gore saudável. Por sorte, temos gente no elenco para substituí-los. Quem sabe não é a hora de AJ Jenkins e LaMichael James, além de Brandon Jacobs?

- Nota positiva para o nosso time de especialistas nas coberturas de punts e kickoffs! Depois de segurar Leon Washington (Seattle) e Devin Hester (Chicago), agora foi a vez do ótimo Darren Sproles não conseguir muito espaço.

- Para terminar, Jim Harbaugh continua apagando incêndio com gasolina, no que diz respeito à controvérsia de QBs. Após o jogo, disse que manteve Alex Smith fora para preservar sua saúde e continua se negando a dizer se Kaep ganhou a posição. É, meus amigos, vem mais uma semana de mistério por aí!


16 comentários:

Nilton Sergio disse...

É "anônimo", o trapalhão Colin Kaepernick fez a seguinte piada no jogo: 16 de 25 passes para 231 jardas. 1 TD lançando, 1 TD correndo e 1 interceptação.
Eu adorava assistir aos Trapalhões. Mas, sinceramente, não me lembro do falecido Mussum ter conseguido números tão bons...

Paulo Sorocaba disse...

Brilhante post, foi isso mesmo, só lamento a falta de habilidade de Jim Harbaugh para lidar com os QBs.

Outra coisa, mesmo achando que Alex Smith está sendo queimado, ele não poder ficar com cara de M..., não vibrar com nenhuma TD ofensivo e principalmente defensivo, os jogadores não tem culpa desta situação que ele está vivendo.

Alex Smith faz parte do time e tem que torcer por eles.

Paulo Sorocaba disse...

Outro ponto ao meu ver positivo foi a presença de Brandon Jacobs.

Gosto deste jogador, acho que ainda vai ser muito útil nos Playoffs.

E um jogador de grupo, vide o que fez nos Giants o ano passado.

Anônimo disse...

A unica coisa que vc nao pode dizer é que o J. Harbaugh nao tem habilidade pra lidar com QB's. O que ele tem feito com jogadores medianos é de se tirar o chapéu.

Anônimo disse...

Verdade Nilton, concordo com você com esse desempenho o CK pode ser promovido. De trapalhão para "Seu Boneco" da Escolinha do Professor Raimundo, aliás a mobilidade é até parecida. Quando o CK cometer uns 18 turnovers, todo mundo vai chorar a ausência do AS.

Anônimo disse...

Essa controversia entre AS e CK, JH esta inteligente usando essa duvida de forma proposital, para ter vantagem competitiva pois isso força aos HC´s adversarios a quebrar a cabeça pra saber quem vai jogar, mas pelas atuaçoes ate agora CK tem merecido ser titular, porem precisa tomar melhores decisoes na RZ.

excessivas faltas da nossa OL deviro ao barulho ensurdecedor no superdome que complica as coisas pra nossa ofensiva.

E nossa defesa nem se fala, o maior orgulho e aldon smith vai ser o jogador com mais sacks nas primeiras duas temporadas pode crer, tem tudo para ser um hall of famer futuramente.

Alessandro

juce disse...

Excelente post Nilton, só discordo um pouco de vc em relaçao a nossa OL, q pra mim é apenas mediana.Essa quantia de sacks sofridos nos 2 ultimos jogos, se deve muito + a mobilidade e habilidade do CK, doq a proteçao feita por ela.Contra os Bears, q por sinal tem uma bem pior q a nossa diga-se,ela dominou completamente, mas ontem aqlas penalidades ridiculas nos tiraram 3 otimos avanços, q resultaram em punt, alem de um TD do Gore!

E oq falar do nosso Pass Rush????kkk como é lindo ver Aldon Smith driblando os marcadores e se atirando nas pernas do QB adversario......
Claro q nós torcedores temos opinioes totalmente # ou semelhantes, em relaçao a posiçao de QB ou mesmo sobre o time em geral, mas este espaço é pra isso mesmo,discutir, depater ,opinar e até mesmo ironizar, kkkkk
Resumindo, nossa equipe tem deficiencias? claro q tem ,mas tem muito + qualidades e é sim um Superbowl Contender!!!!!!né Anonimo???????

igor disse...

Esse Anonimo muito sem noção...concordo com o juice e com o Nilton.Tambem gostei muito dos comentarios do Roberto.

Dudu disse...

Detalhe importante: conversão de terceiras descidas com o kaep neste jogo: 6 de 13
Contra os bears ainda tivemos aquele desempenho pifio, mas agora subiu bastante. Vamos ver se isso continua.
Vale lembrar a importancia desse numero: quanto maior o percentual de terceiras descidas, mais tempo ficamos com a bola, o que num jogo contra ataques poderosos que nem o dos Saints eh fundamental para assegurar a vitoria.

joselages disse...

O anônimo é a outra personalidade do Nilton Sérgio. Ele mesmo é o Gabriel Mury kkk...

Bom trabalho Nilton!!

Nilton Sergio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nilton Sergio disse...

Po José Lages, decida aí quem você quer elogiar. Gostou do post do Nilton Sergio, do Gabriel Mury ou do "Anônimo"...rs...???

Jonathan Barros disse...

"Alex Smith is our starting quarterback",Harbaugh said. "He's not done anything to lose that job. He's playing at a high level."

Palavras de Harbaugh, e concordo com ele, Colin Kaepernick está jogando bem, mas esse ainda é o lugar do Alex Smith.

Roberto Gherardini disse...

Acho que todo o torcedor do Niners é muito crítico (inclusive eu). É lógico que enaltecer as qualidades não vai levar o time a lugar nenhum. Todavia, o Harbaugh entende muito mais desse esporte que todos nós juntos. Ele não quer queimar o nosso ex-QB titular, mas o Alex Smith faz isso sozinho. Realmente, não vibrar com o time nas pontuações demonstra a sua perda de liderança perante o grupo, a qual já vem abalada há muito. Acho que a culpa pelo revés atual do Alex Smith é só dele. O time e a comissão técnica atual sempre o apoiaram e continuam apoiando. Acho louvável a postura do Harbaough em suas declarações e não acho que devemos mandar o Alex Smith embora no ano que vem pois, se ele acredita no seu potencial (o que eu tenho as minhas dúvidas), tem que trabalhar para retomar a titularidade. Poxa, se Steve Young e Joe Montana disputaram essa posição, quem são Kaep (gostei do apelido Nilton) e A. Smith para não brigar por ela !!! Nilton, pode anotar mais uma coisa: o Rogers e o Ginn vão dar muitas alegrias nos play-offs.

Maicon disse...

Se alex smith ficar realmente na reserva a chance dele ficar é minima, tem muito time precisando de QB.

Moisés disse...

se o Smith não quiser ficar,que deixe bem claro. Mas ficar na sideline com cara de criança mimada não vai ajudar nada. Só falta fazer uma panelinha contra o Harbaugh o que não creio que seja impossível