15/10/2012

Sinal amarelo

Sinal amarelo, caros amigos leitores (e nessa segundona, sofredores!) do 49ers Brasil! O botão do pânico está ali ao lado e, na semana 6, ainda é cedo para apertá-lo. Mas é bom que a gente saiba onde ele está e se prepare para usá-lo...

Não há nada de errado em estar com um retrospecto de 4-2. O melhor time da liga só está dois jogos à nossa frente. E, se estamos em terceiro na NFC West, lembremos que empatados com os dois primeiros e com ainda 6 jogos com rivais de divisão a disputar. Além disso, quando a tabela foi divulgada, já sabíamos que teríamos um caminho árduo pela frente- eu mesmo previa um 4-2 nesse ponto, conforme vocês podem conferir em http://ninersbrasil.blogspot.com.br/2012/05/boa-noite-niners-fans-apesar-de-parecer.html

O problema é que a nossa segunda derrota foi tão ou mais dolorosa que a primeira, contra o Minnesota. Não perdemos por um field goal de vantagem, um turnover no final ou um milagre do QB adversário. Simplesmente fomos humilhados em nossa casa e as falhas expostas para toda a NFL! Jim Harbaugh pode passar mais uma semana mostrando mau humor nas coletivas ou monossilábico nas explicações. O fato é que, se nas vitórias nós fomos um time de elite, nas derrotas sentimos o gosto amargo de anos passados, quando eramos o saco de pancadas da liga. Muitos vão culpar o Alex Smith. E concordo que ontem foi patético. Mas insisto que se esse time não for longe na pós-temporada, isso será consequência de um draft incompreensível e contratações na free agency que ainda não consigo entender.

- Alex Smith foi medonho. Lançou passes ruins, segurou a bola demais e pareceu abalado desde a primeira interceptação. Porém, foram seis sacks cedidos e inúmeros momentos em que foi pressionado (lembremos que já está com o dedo machucado por uma paulada que tomou contra o Buffalo). Claramente, a linha ofensiva não está bem nesse ano. Será que não poderíamos ter draftado um guard ou até um tackle (me desculpem, mas não confio nem no Joe Staley nem no Anthony Davis), ao invés de gastar as escolhas de primeiro e segundo round com dois jogadores que passam o domingo todo de agasalho e boné?

- Problema antigo, as terceiras descidas continuam nos afundando. Foram 4 de 14 (28%). Na free agency, contratamos o RB Brandon Jacobs justamente para isso, já que é um short yardage back. Me expliquem, então, por que continua vendo o jogo das sidelines? Se não está treinando bem ou não se adapta ao esquema, até por respeito ao jogador, será que não é hora de dispensá-lo, a fim de que procure outra oportunidade? Lembrando que ainda temos outro RB inativo, nossa escolha de segundo round, LaMichael James. Os dois ganham milhões por ano para assistir aos jogos sem pagar ingresso e em posição privilegiada?

- Nossa secundária foi humilhada ontem por Eli Manning e um zé ninguém chamado Domenik Hixon. Desde o ano passado, penso que nossos CBs nunca estiveram à altura do restante da defesa e suas falhas eram ocultadas pela monstruosa linha defensiva e o pass rush. Sem querer ser repetitivo, mas nesse último draft existiam inúmeros CB´s de qualidade. Por que não escolher um shutdown corner para anular a principal arma do adversário e facilitar a vida do pass rush? Tarell Brown, Tramaine Brock, Perish Cox e Chris Culliver não são a solução...

- Com exceção de Andy Lee, os Special Times estão em uma péssima temporada.  Em todos os jogos, estamos cedendo muitas jardas em retornos de kickoffs. E, para piorar, David Akers parece ter retomado a campanha que o levou a ser dispensado do Philadelfia. O técnico de Special Times, Brad Seely, precisa verificar o que está havendo.

- E, por último, a transição para titular parece não estar fazendo bem a Aldon Smith. Claramente, ele regrediu em relação ao ano passado e parece não estar mais conseguindo chegar nos QBs. Nossa grande força em 2011, o pass rush, está anêmico e ontem Eli Manning mal sujou o uniforme. Penso que o genial Vic Fangio precisa perder algumas noites de sono para descobrir o que há!

Nosso próximo jogo ocorre já na quinta-feira, também em casa contra o Seattle, ao vivo na ESPN a partir das 21h30. Muito pouco tempo para lamber as feridas. Mas um autêntico must-win game. Uma segunda derrota seguida em casa, e para um rival de divisão, será catastrófica para o moral da equipe e as pretensões de playoffs. O Seahawks virá motivado após a vitória nesse domingo contra New England e se dermos essa colher de chá a eles, só Deus sabe o quanto nos custará para recuperar terreno, considerando que ainda temos pela frente times que podem expor todas as falhas citadas acima, como New Orleans, New England, Chicago...

Nesse curto prazo, uma vitória dominante pode ajudar a esquecer esse domingo ridículo. Uma derrota nos deixará um jogo atrás, com o time já se perguntando se é tão bom quanto dizem. Quinta é tudo ou nada!

33 comentários:

Paulo disse...

Perfeita Analise, parabéns.

Paulo Sorocaba disse...

Falando sobre a linha ofensiva:

Não temos uma linha ofensiva que proteja Alex Smith, e por outro lado também não temos um QB, habilidoso, inteligente para se livrar rápido da bola.

Pelo que vimos até o momento, quando jogamos com times com mais qualidade defensiva,não conseguimos jogar ofensivamente.


juce disse...

Parabens Nilton, falou tudo q eu estava pensando, só q de uma maneira bem + educada, doq eu iria escrever!!!!!!!rsrs
draft= incompreensivel
linha ofensiva= ruim
secundaria= sofrível
pass rush= inexistente
special times= irreconhecíveis
QB= a carruagem voltou a ser abóbora

Dudu disse...

Cara, apesar da derrota com estes números, não acho que estivemos tão mal assim no jogo.
Acredito que ele foi definido por momentos. O inicio foi excelente para nos quando nao deixamos os giants marcar e chegamos proximos por 2 vezes, mas sem conseguir TD. Depois de um bom retorno os giants entraram no placar mas ainda sim estavamos bem. A coisa so desandou depois da primeira INT do A.Smith. Mesmo assim estavamos no jogo mas as duas INTs seguintes acabaram com tudo de vez. Nossa defesa segurou bem os Giants, para mim sofreu poucos pontos visto que eles começaram o ataque ja dentro do nosso campo por diversas vezes e so marcaram 2 TDs, sendo forçados a chutar nas demais.
Hoje credito esta derrota aos turnovers... Fizeram com a gente o que estamos acostumados a fazer com outros: roubar a bola e entragar para o ataque com boa posição de campo.
Enfim, ainda estou confiante, quinta vai ser outro espancamento! Nossa defesa adora destruir ataques fracos e este do Seattle não vale muita coisa não!

Dudu disse...

Mesmo assim NS, mais uma excelente resenha.
Outra coisa, o antigo dono do blog, o gabriel, não passa por aqui mais não?

juce disse...

Olha Dudu, até concórdo em partes com vc.........estavamos realmente no jogo só e exclusivamente graças a nossa defesa, pois o resto...coloca tudo num saco e joga o + longe q puder!!!
E qto a quinta-feira,ñ estou tão confiante assim ñ........afinal o pass rush deles pressiona e muito o QB e sua secundária é muito boa, então q nossa defesa e nosso jogo terrestre se sobressaia, senão.......... rumo ao draft 2013

Nilton Sergio disse...

Feliz de ver que em poucas horas o post teve vários comentários. E muito agradecido pelos elogios pelo texto!

Sem querer ser ingrato, espero sinceramente que na quinta tudo o que escrevi esteja errado e, após uma vitória dominante contra o Seattle, vocês encham o blog de comentários do tipo "Chupa NS"...rs..

Nilton Sergio disse...

Admito que não sou o cara mais otimista do mundo. Mas não vejo como não ficar preocupado com o jogo de quinta.

Já faz muito tempo que o nosso ataque mostra muitas deficiências contra defesas dominantes, como a do Seattle. Nossa defesa está à altura, por isso acho que o jogo pode ser decidido nos detalhes. É aí que fico mais preocupado, porque são os detalhes que estão nos matando: special times, FG perdidos, turnovers, linha ofensiva insegura....

Que Jim Harbaugh e cia me surpreendam mais uma vez e tirem esse coelho da cartola. Pq, repito, uma derrota será uma catástrofe!

Paulo Sorocaba disse...

Como disse o Nilton, no seu post, foi a forma como time perdeu nesse domingo.
Tivemos um bom começo, mas assim que passamos a apresentar nossos velhos erros o time se desesperou, não teve forças para reagir.
Isso também e sintomático, não temos um líder em campo, um jogador para chamar a responsabilidade.
Alex Smith? Nunca será esse cara...

juce disse...

È Niltão...........o blog ta bombando!rsrs
Confesso q estou surpreso com sua tolerância com Alex Smith!!!!!!kkkk
Axo q sua profecia de q esse ano ele vai ter + INT do q TD, possa vir a se confirmar!!!!!

Junior disse...

Quinta precisamos que nossa DL se imponha. É preciso vencer necessrimente!

Nilton Sergio disse...

Juce, estou sendo tolerante porque realmente não acho que o vexame de ontem tenha sido só culpa dele. Porém, insisto que ele não é e nunca será um franchise QB...

Ps. E a própria direção do 49ers concorda comigo, porque gastou um pick de segundo round com o Colin Kaepernick, correu atrás do Peyton Manning na offseason e ofereceu ao Alex Smith um contrato de apenas 3 anos com pouco dinheiro garantido, ou seja, se ele bobear, em 2013 estará procurando outro time...

Paulo Sorocaba disse...

Se Peyton Manning tivesse assinado com os 49ers, ele seria um bom prof. e mentor para Colin Kaepernick.

Anônimo disse...

o seahawks fora de seatle é outro time, acredito que vai da 49ers

Anônimo disse...

Os seahawks vem cheios de moral por terem derrotado o patriots! mas nao vejo motivo pra desespero, temos que levar em conta que o giants jogou muito bem tb, fomos muito bem estudados por eles e o JH ver o video, corrigir as deficiencias e ganhar do seahawks em casa, vitorias contra adversarios de divisao sao importantes.

alessandro

juce disse...

Off topic..........pqp como eu qria q P. Manning tivesse escolhido os 49ers!!!!!!!Com ele nossas chances de SB aumentariam consideravelmente.

Roberto Gherardini disse...

Com o P. Manning seria só entregar a taça. Ouso discordar de quase todo que foi relatado, tanto pelo nosso glorioso blogueiro Nilton, quanto nos comentários. Só concordo que o Alex Smith não é, nunca foi e nunca será confiável. Na verdade ele só precisa jogar o arroz e feijão, ou seja, passes curtos para os nossos melhores recebedores (Moss, Crabtree, Manningham e até o Vernon Davis) e chamar mais jogadas de corrida com o Gore, Hunter, Jacobs (pelo amor de deus ponham o cara para jogar) e até o Cartwrjght, Dixon e o calouro LaMichael James. O Saints, quando foi campeão, jogava com 04 RBs, com até 03 em campo juntos. Com relação à linha ofensiva, nós temos o que há de melhor; Staley e A. Smith, além do J. Smith estão entre os melhores da liga. A culpa é exclusiva do A. Smith que demora para soltar a bola. E não o estou comparando nem com os irmãos Manning, o Brady, o Rogers ou o Brees (para mim, o melhor da atualidade). Basta perceber quanto tempo QBs de segunda linha levam para soltar a bola, como o P. Rivers e não têm vergonha de jogar a bola no chão. O Alex Smith leva uma eternidade, até receber o sack. Também acho a nossa segundária uma das melhores da liga. O Carlos Rodgers e o Godson estão entre os melhores de sua posição. A os LBs então, nem se fala: são os melhores entre os melhores (nível de C. Mattews e Polomalu). Em suma, nós temos o que há de melhor, só falta um QB, mas acho que dá para levar com o A. Smith, desde que ele jogue simples. Também concordo que o jogo de quinta é perigoso e acho (para ser um pouco folclórico) que o Patridiots estão perdendo de propósito para os nosso adversários de divisão para não nos encontrar no Superbowl !!! A única alegria do domingo foi a derrota do Dallas, mesmo após tantas chances de empatar e até virar o jogo.

Dudu disse...

Só duas observações:
1. Vernon Davis é nosso melhor recebedor, mesmo não sendo WR.
2. Troy Polamalu é Strong Safety e não LB.

Anônimo disse...

Diego de Sá disse: boa observação dudu, ai vc poderia me responder ou o nilto, o fuso horario de san francisco para o brasil é de menos 4 horas, entaum um jogo que começa aqui pra gente 14 horas do niners é claro, começaria entaum 10 horas da manha no horario de San francisco, seria isso mesmo? tão cedo assim.

Nilton Sergio disse...

Diego, você está certo!
Inclusive, no ano passado, quando o San Francisco jogou contra o Detroit eu estava em Cisco. Estava me preparando para visitar Alcatraz e entrei em uma lojinha para tomar um café, pouco depois das 11 horas da manhã, quando vi um monte de gente ligada na TV vendo o nosso Niners em campo!

Anônimo disse...

valeu nilton e parabens pelo andamento do blog vc está mandando muito bem abraço.


DIEGO DE SÁ

paulo disse...

E ta dificil.

juce disse...

Oq ta acontecendo com nosso ataque????Foi abdusido????????

Outra noite de muita ressaca........

Nilton Sergio disse...

Tá feia a coisa. E eu só consigo pensar que a cada rodada estamos deixando os playoffs escapar...
A defesa definitivamente não é a mesma. O ataque é totalmente improdutivo. E nunca é demais lembrar: nossos dois primeiros picks do draft continuam assistindo os jogos na sideline... Faz sentido, gente?

Nilton Sergio disse...

É Alex Smith.... eu juro que tento não ser o velho Nilton Sergio com você. Mas toda hora vc tem se tornado o velho Alex Smith...então, fica difícil! #desabafo

juce disse...

Coitado do Gore.......recebe um monte de pancada, pro "bonito" entregar a bola no peito do adversário...........

Anônimo disse...

Calma newtão, acho que pra esse jogo vai dar cara.

E foi só eu me gabar que o Smith espalha a farofa..

Tou decepcionado até aqui, mas porque as expectativas eram muito altas também.. Eu pensava que esse time era muito mais durão do que realmente é, mas ainda temos muito talento e agressividade pra chegar forte nos PO's.

Mas SB só milagre.

fraternalmente. hehhe

kado

Anônimo disse...

essa jogada antes do 2minute warning foi emblemática. como citou o antunes da ESPN, o play-action poderia ter terminado o jogo aqui..

o niners de alguns jogos atrás seguramente iria pra esse passe.

o que aconteceu ao 49ers?

Nilton Sergio disse...

É meu amigo, Kado. É difícil ser tolerante com a anta do Alex Smith. É bom ele saber que o Frank Gore tá ficando velho e não vai livrar a cara dele a vida toda...Pensando bem, sem chance nem no ano que vem, pq o SF não vai trocar o Gore para o time que o Smith defender em 2012. Meu palpite é: Jacksonville Jaguars!

Agora, a pergunta de R$ 1 milhão:
Se o Alex Smith atropelar alguém quando estiver conduzindo o bondinho em 2013, será que ele chama o Gore para pagar a fiança?

Anônimo disse...

Eu queria ter a certeza que o Smith não será nosso QB ano que vem e que a direção do time já tenha o plano traçado. hhaha, acho que se levar aos PO's mesmo como no ano passado (jogando extremamente protegido pelo play-calling e fazendo o mínimo precisando SEMPRE da Defesa e do talento de OUTROS), já serve pra ser o cara do próximo ano novamente.

sadly.

kado

juce disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Só corrige lá onde vc escreveu q ele defenderá os Jaguars em 2012.......axo q vc quis dizer em 2013 né
rsrs
Vitória graças a nossa defesa e ao Gore.......q por sinal deve ter feito muita coisa ruim na outra encarnaçao dele, pra ter q ser RB a carreira toda do Alex Smith!!!!!

Paulo disse...

Esse e problema, estão matando o Gore de tanto correr, no final ontem ele já nem entrou, contusão?
Se for já e o imaginado... vamos ficar sem nenhum RB bom, mesmo porque
B. Jacobs, não joga nunca...

juce disse...

Cade a resenha aí Nilton?????????

Aposto q virão muitos elogios ao Alex Smith