27/12/2010

Quem quer treinar o 49ers? Parte 2

Bom, dado que a Era Singletary chegou ao fim, resolvi reciclar esse post com algumas atualizações. É preciso levar em conta algumas coisas: o 49ers vai começar do zero com os QBs, logo o novo HC deverá ser, de preferência, alguém com experiência nessa área. Isso torna difícil a contratação de treinadores de defesa como Bill Cowher (ver abaixo). E não se pode esquecer que a organização está tentando conseguir apoio da populaçào apra um novo estádio. Para isso, seria interessante que o novo HC fosse um nome de impacto que vendesse ingressos. Bom, esses são os principais nomes:



Jon Gruden - Um dos preferidos dos torcedores. Gruden é comentarista do Monday Night Football já deu indícios que pretende voltar a treinar.

Prós - Muito experiente. Campeão do SuperBowl. Ligação com o 49ers (foi assistente em 1990). Especialista em ataque e adepto da West Coast Offense. Popular e carismático, o que aumentaria a visibilidade do time.

Contras - Personalidade forte, quase tanto quanto a de Singletary, o que pode levá-lo a bater de frente com os Yorks. Apesar de ser um treinador ofensivo, seu título foi obtido graças a uma defesa montada pelo técnico anteior, Tony Dungy. Será muito disputado, o que elevará seu preço.


Jim Harbaugh - O irmão de John Harbaugh, HC do Baltimore Ravens, é hoje o treinador da Universidade de Stanford. É considerado um treinador de ataque brilhante.

Prós - Apesar de não ter ligação direta com o 49ers, Harbaugh tem ligação com a Bay Area, tendo passado quase toda sua vida lá e treinado o Oakland Raiders, além da própria Stanford. É um treinador de ataque, considerado dos mais brilhantes. Seu contrato será barato. Ex-QB, tem experiência no desenvolvimento de jogadores da posição.

Contras - Inexperiente, com apenas duas temporadas na NFL, todas como assistente. Dono de uma personalidade fortíssima e adepto da filosofia do "perdido por um, perdido por mil". Não irá afetar a visibilidade do time.



Mike Holmgren - Holmgren é o GM do Cleveland Browns e hoje deu entrevista insinuando que quer voltar a ser treinador. Foi coordenador ofensivo do 49ers no título de 1989.

Prós - Fortíssima ligação com o 49ers, inclusive constantemente se referindo à São Francisco como "minha cidade". Experiente e com currículo espetacular, com 3 aparições no SuperBowl, tendo um anel, conquistado com o Green Bay Packers. Excelente no trabalho com QBs, tendo transformado um desacreditado Favre em um Hall of Famer e um medíocre Hasselbeck em um QB de Super Bowl. Mentalidade ofensiva e adepto da West Coast Offfense.

Contras - Será bastante disputado, apesar de que seu amor por São Francisco pode pesar. É um HC caro, e os Yorks não gostam muito de pagar treinadores. É controlador e pode vir a exigir também o posto de GM, o que seria problemático, já que não exerceu muito bem essa função no Seahawks.



Bill Cowher - O ex-Steelers comenta na CBS e também pode voltar.

Prós - Muito experiente. Excelente currículo, com duas participações no Super Bowl, vencendo uma vez. Carismático e popular.

Contras - Nenhuma ligação com o 49ers. Treinador de defesa. Será extremamente disputado. Vive na Costa Leste e já deu a entender que não quer trabalhar muito longe de lá. Os ataques de seus times são do tipo que o torcedor do 49ers abomina.




M
arty Mornhinweg - Ele é o OC do Philadelphia Eagles e ex-OC do 49ers. Está na NFL há 15 anos.

Prós - Brilhanete mente ofensiva. Fortíssimos laços com o 49ers, já que foi OC do time de 97 até 2000, tendo comandado o ataque de 1998, um dos mais poderosos da história da NFL. É especialista em QBs.

Contras - Sua única experiência como HC foi um fracasso (no Detroit Lions). Os times que treinou (Eagles, 49ers e Packers) eram abarrotados de talento, o que facilitou seu trabalho. Seu nome, apesar de agradar os torcedores, não pode ser considerado de grande impacto.


Pat Shurmur - O OC do St. Louis Rams está dando uma verdadeira aula de como desenvolver um jovem QB.

Prós - Assim como Mornhinweg, é um dos gurus de ataque da NFL. Sabe como poucos como desenvolver QBs. Sua contratação enfrqueceria o rival St. Louis Rams.

Contras -Sem experiência como HC. Nome de baixo impacto.




11 comentários:

Rodrigo disse...

Meu voto por paixão seria trazer o Mike Holmgren, que seria um belo combo GM/Head Coach. A partir daí tentar trazer o Harbaugh p/ ser OC, o que acho um pouco complicado.

Meu voto pela ótica da razão seria trazer o Marty Mornhinweg. Porque? Porque teríamos mais chance de trazer o Pat Shurmur como OC. Shurmur foi técnico dos QBs dos Eagles até ano passado e saiu p/ ser OC nos Rams. Como o 49ers não tem autorização da liga para negociar com o Shurmur ao menos que seja uma promoção de cargo (de OC p/ HC, por exemplo), só poderíamos contratá-lo se ele pedisse demissão dos Rams. Ai entraria um bom trabalho de convencimento do Mornhinweg, que com certeza buscará seus homens de confiança.

Obs.: Como o Jed York disse que vai atrás de Big Name Coaches(que não é o caso do Mornhinweg nem do Shurmur), acho que ele vai atrás do Jon Gruden primeiro. Se não conseguir, sabe-se lá o que vem depois...

Obs2.: Tb temos que levar em conta a galera que vai ser demitida após a rodada desse domingo. John Fox, Mike Shanahan, Norv Turner e etc estão balançando e podem estar a procura de emprego a partir de 2a feira.

Andre Bogo disse...

O papo que tá rolando é que o Baalke vai ser efetivado como GM e o Harbaugh vem, e que eles farão de tudo para pegar o Luck.

Ao que parece, essa história de processo seletivo de GM é tudo historinha pra boi dormir, já que o Jed York já bateu o martelo que é o Baalke mesmo o nome, só por causa da possibilidade (certeza, diriam) de que ele consegue trazer o Harbaugh

Rodrigo disse...

Bom, essa trinca Baalke-Harbaugh-Luck é interessante... Só que a última parte do tripé (Luck) vai ser complicada de conseguir. Nós devemos draftar lá pela 6a ou 7a posição. Para conseguirmos o Luck, Panthers, Bills, Bengals e Broncos teriam que deixá-lo passar.

Andre Bogo disse...

O problema é o Bills. Apesar do QB nerd deles ter feito uma boa temproada (o cara veio de Harvard..), é provável que eles queiram um QB, apesar de o time ter outras deficiências mais brutais. Panthers e Broncos tem Clausen e Tebow, que nao serão rifados tão precocemente; Bengals tem o Palmer, que ainda está pra jogo e pode ser que seja envolvido em uma troca...a escolha crítica é a do Bills mesmo.

Agora, eu trocaria uma escolha de 1o e 3o rounds pra subir até a 3a ou 4a escolha e ficar com o Luck, vcs nao?

Gabriel Mury disse...

Eu duvido MUITO que Carolina deixe o Luck passar. Clausen que se dane, Luck é muito bom e será a 1a escolha.

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras do Andre acredito que o Trent Baalke deve ser o proximo GM, mas o York anda perdido ainda sobre qual treinador trazer, pelo q andei lendo em entrevistas recentes dele ele devera deixar a escolha para o proximo GM.

Alessandro

Rodrigo disse...

Olha, pelo que se lê do Luck ai na internet é realmente improvável que os Panthers deixem ele passar. Vão mandar o Clausen p/ outro lugar em troca de algum pick no draft... Infelizmente, se o 49ers realmente quiser o Luck, vamos ter que subir p/ 1o posto e isso vai custar caro.

Obs.: Existe um grande porém com relação ao Luck - ele ainda está no 2o ano da faculdade, ou seja, é opcional para ele sair da Universidade agora pois ele ainda pode permanecer lá por 2 anos. É provável que ele saia? Sim, mas tivemos casos de jogadores que preferiram permanecer na NCAA para tentar levar seus times ao título e etc.

Obs2.: Amanha coloco o review da defesa aqui!

Andre Bogo disse...

Sendo assim, acho que a única chance de termos o Luck é com o Harbaugh. Talvez com ele como HC o Luck bata o pé para ir para o 49ers (assim como alguns 1st overall já demandaram uma transferência para outro time - salvo engano o Elway (que, coincidentemente, veio de Stanford tb))

NS disse...

Feliz Ano Novo a todos os colegas de sofrimento frequentadores deste blog. Que em 2011 o SF nos traga um pouquinho mais alegia (ou ao mínimo menos sofrimento)

Bjs...

Gabriel Mury disse...

Assino embaixo.

Feliz Ano Novo!

Rodrigo disse...

Só pra completar o post, o Matt Maiocco citou alguns outros possíveis nomes - Mike Sherman, Head Coach da Univ. de Texas A&M, ex-HC dos Packers;
Brian Billick, Analista da CBS, ex-HC dos Ravens e
Mike Mularkey - Coord. de Ataque dos Falcons, ex-HC dos Bills.

Além de John Fox, HC dos Panthers que vai sair ao final da temporada e Jeff Fisher que tem boas possibilidades de ser demitido do cargo de HC dos Titans.