01/01/2011

49ers hoje x 49ers em 2011 - Parte 3

DLs - O grande jogador da DL do 49ers (quiça a melhor aquisição via free agency dos últimos 5 anos) é, sem sombra de dúvida o Justin Smith. O cara foi líder do time em sacks, consegue tackles e big plays em momentos importantes e é um líder também dentro dos vestiários. O NT Aubrayo Franklin faz o trabalho sujo de conter o meio da DL, as vezes enfrentando 2 bloqueadores. Não é o melhor nose tackle possível, mas vem fazendo um trabalho bem consistente nos 2 últimos anos. Foi o nosso Franchise Player esse ano, portanto sua permanência no time é uma incógnita já que ele vai querer um belo aumento de salário. Também não temos um reserva do “porte” do Franklin, o que pode tornar essa posição crítica pro ano que vem.

Já os reservas Demetric Evans, Ricky Jean-François e Ray McDonald, servem apenas para rotação durante o jogo, como destaque para o McDonald que é um bom pass rusher e sempre entra em situações óbvias de passe.


Free Agency/Draft – Não vejo o 49ers fazer grandes movimentações aqui... Apesar de alguns bons nomes virando free agents como Shaun Rogers, Haloti Ngata (que seria um substituto perfeito para o Franklin caso ele não fique), Mathias Kiwanuka e Ray Edwards, acho mais provável draftar algum calouro nos rounds intermediários.

OLBs - O coordenador de Defesa Greg Manusky resolveu manter o rodízio de Outside Linebackers que funcionou bem em 2009, mas não funcionou tão bem esse ano. Parys Haralson e Ahmad Brooks não tiveram a mesma produtividade em sacks, sobrecarregando Justin Smith. O recém contratado Trsvis LaBoy conseguiu 5 sacks no ano mesmo tendo jogado menos partidas, mas acabou sofrendo com lesões. LaBoy deve ganhar nova oportunidade ano que vem se aceitar uma renovação de contrato por um valor parecido com o atual. Por outro lado, Manny Lawson, jogando em seu último ano de contrato, fez uma boa temporada conseguido alguns turnovers importantes contra Raiders e Broncos mas ainda não conseguir ser o pass rusher que desejamos. O novato Thaddeus Gibson deve ser mantido para o ano que vem para que possa ser trabalhado.

Free Agency/Draft – Existe um grande nome que pode chegar ao mercado de free agents – LaMarr Woodley, que tem 38 sacks nas últimas 4 temporadas, mais que qualquer outro jogador no elenco do 49ers. Se Woodley não renovar com os Steelers, seria uma ótima idéia investir nele pois além de ótimo pass rusher, é um jogador versátil e já acostumado a jogar numa defesa 3-4.

Outra opção mais barata seria o Chad Greenway dos Vikings ou tentar achar alguém vindo do college com essas qualidades de pressionar o QB adversário (o que tem se tornado cada vez mais difícil). No final das contas, o 49ers precisa de alguém que cause medo à OL adversária, pressione o QB, consiga sacks e force passes ruins para que nossos DBs consigam as INTs. E, sinceramente, não temos alguém assim no elenco...

MLBs - Por mais que Patrick Willis seja um monstro e um possível hall of famer, a produtividade dele também diminuiu esse ano. Ele melhorou nas habilidades de pass rushing mas não conseguiu tantos tackles e turnovers quanto ano passado. Parte disso se deve pelo fato de alguns times usarem Double-blocking nele, mas um cara que é visto como o “novo Ray Lewis” precisa aprender a lidar com esse tipo de coisa. Mesmo assim, ele ainda é o melhor jogador dessa defesa e não à toa está no Pro Bowl pelo 4º ano seguido.

Por mais que esteja velho, o experiente Takeo Spikes teve desempenho até surpreendente esse ano, conseguindo 3 INTs e aparecendo nos tackles quando Patrick Willis não conseguiu. Eles formam uma boa dupla, mas o 49ers precisa de alguém jovem para dar descanso a eles durante os jogos. O calouro NaVorro Bowman mostrou-se muito inexperiente ainda, errando tackles fáceis e cometendo erros próprios de um novato. Espera-se que ele esteja mais maduro ano que vem, juntamente com Scot McKillop, que ficou de fora durante toda temporada devido à uma lesão ainda no training camp em julho e que está indo para sua 3ª temporada na NFL. Outro novato, Keaton Kristick, recebeu poucas oportunidades na temporada, aparecendo mais no special teams e provavelmente voltará ano que vem no practice squad.


Free Agency/Draft – Até existem bons nomes que possivelmente serão free agents como David Harris, Stephen Cooper, Brandon Siler e, o que mais me atrai – Paul Posluzny, mas não vejo San Francisco investir em MLBs devido aos jovens jogadores que tem para a posição (Bowman e McKillop), dos quais se esperam muita evolução no futuro. SE Takeo Spikes não renovar, é possível que tragam alguém para compor o elenco, por isso não espere grandes investimentos. Provavelmente será um free agent de menos impacto pois já escolhemos MLBs nos últimos 2 drafts.

Nenhum comentário: