29/08/2009

Considerações sobre o caso Crabtree

Bom, todo esse holdout por parte do Crabtree vem deixando os torcedores em polvorosa. Aliás, não apenas em polvorosa como também confusos, já que muitos não sabem o que acontece caso o jogador decida entrar no draft do ano que vem. Sendo assim, vou tentar condensar todas as informações relevantes nesse post.

Vamos começar pela parte óbvia, já que tem frequentadores aqui que estão começando a acompanhar FA agora: os salários dos novatos da NFL são calculados com base na posiçào em que cada jogador foi escolhido. Assim, a escolha número um vai ter (ou pelo menos deveria) sempre o maior salário. Isso é obrigatório? Não. Trata-se de uma regra não-escrita que todos os times seguem simplesmente porque é de seu interesse seguir.

Crabtree foi draftado na 10a posição. O 49ers fez então uma proposta condizente com essa posição, isso é, maior que a de BJ. Raji (9a escolha) e maior que de Aaron Maybin (11a). O problema começa pelo fato de Crabtree ser considerado um dos melhores jogadores do draft, cotado para sair até entre os 5 primeiros. E ele quer receber como se isso tivesse de fato acontecido. Obviamente, isso não faz sentido. O que importa é onde você de fato foi draftado. Vale lembrar que seu agente, Eugene Parker, é também o agente do TE Tyson Jackson, escolhido na 3a posição pelo Chiefs. Acontece que Jackson era cotado para sair depois da 10 escolha. Com base nessa lógica distorcida, será que Parker ofereceu um desconto ao Chiefs? Pouco provável, Não?

Fontes indicam que a diferença entre o contrato oferecido pelo 49ers e o que Crabtree está pedindo gire em torno de 7 milhões garantidos (dinheiro que o jogador recebrá mesmo que seja cortado na primeira temporada). O 49ers não vai aumentar a oferta por duas razões:

1 - Pode ter certeza que nos bastidores a liga (por liga entenda-se os outros 31 times) não quer que o 49ers ceda, porque isso abriria um perigoso precedente.

2 - O 49ers tem um novo presidente, Jed York. Ele tem 27 anos, ou seja, tem que mostrar força. Ele está entrando no clube de Jerry Jones, Bob Kraft e outros. Ele precisa mostrar que não vai se sucumbir a pressões ou ultimatos. Guardada as devidas proporções, pensem em John F. Kennedy durante a Crise dos Mísseis.

Agora a parte que mais gera dúvidas: se Crabtree de fato resolver entrar no próximo draft, o que o 49ers ganha? Resposta: NADA! (O Matt Maiocco, de tanto perguntarem isso pra ele, inventou uma boa resposta: o 49ers ganha o direito de ficar com o dinheiro que teria pago ao jogador).

Outra pergunta importante: será que ele vai mesmo fazer isso (ficar de fora a temporada inteira)? Sinceramente, há louco para tudo. Mas não acredito. Se ele fizer isso, vai acender o sinal de alerta em toda a liga, e pode ter certeza que ele cairá muitas posições (até mesmo rounds) por conta disso. E aí ele vai ganhar menos dinheiro ainda.

Por tudo isso, acredito que ele irá assinar com o 49ers dias antes da estréia contra o Cardinals. Isso porque, se ele não o fizer, ele começará a perder dinheiro. Explicando melhor: existe algo chamado game-checks, que é parte do salário que o jogador tem de receber apenas por estar on contrato assinado. Maiocco estimou esse valor em cerca de 18.000 dólares POR SEMANA (até aqui Crabtree praticamente ainda não perdeu dinheiro).

Em suma, ainda há tempo para ele assinar (como comparação, Jamarcus Russell assinou pouco antes da estréia do Raiders em 2007). Porém, por conta desse holdout e sabendo da dificuldade de adaptação de WRs novatos, pode se dizer com segurança que Crabtree não terá muito valor para o 49ers nessa temporada, e o pouco que tiver, só será visto na segunda metade dela.

Nenhum comentário: