31/01/2009

Algumas considerações sobre a procura pelo novo OC

Lendo os principais jornais de São Francisco, uma coisa me parece clara: a contratação de Jimmy Raye surpreendeu a todos, e não de uma maneira particularmente positiva. Também pudera. Ninguém considerava Raye uma opção para o posto de OC do time. O problema é que, pelo que as pistas indicam, nem mesmo Singletary pensava nele.

Senão vejamos: Singletary disse dia 30 de dezembro que queria um OC "para ontem". Então, porque só entrevistar Raye agora? Claro que nesse meio-tempo houveram duas semanas perdidas com Scot Linehan, a quem todos diziam ter sido oferecido o cargo, o que Singletary negou ontem. Todos sabem o final: Linehan recusou o 49ers por não querer se mudar com a família.

Os últimos acontecimentos mostram que isso foi uma desculpa esfarrapada.

Primeiro, Linehan topou ir para o Lions. Até aí tudo bem. Detroit é bem mais perto de St. Louis. Mas o HC do Lions disse que Linehan iria levar sua família para Detroit! Ora, nunca morei nem na Bay Area, nem em Detroit, mas acredito ser consenso que é muito melhor viver na primeira opção. Só existem dois aspectos em que a Bay Area leva desvantagem: alto custo de vida (o que não deve ser muito preocupante para um treinador da NFL) e os gays. E antes que me acusem de homofobia, vou logo dizendo que isso não me impediria de me mudar para lá. Mas temos que admitir que muita gente não quer criar seus filhos em um ambiente tão "liberal" como São Francisco. Ainda assim, preferir a pobreza e a violência de Detroit (para não falar da poluição) é espantoso.

Para piorar, Singletary disse ontem que a decisão de Linehan nào teve nad a ver com a família. O HC do 49ers disse ter entregado uma lista de tudo o que ele esperava do OC do 49ers dizendo: "se você não puder cumprir isso, por favor, seja honesto e me diga". Duas semanas mais tarde, Linehan ligou de volta e disse que não poderia se comprometer com aquilo.

E aqui fica a pergunta de um milhão de dólares, que vocês podem discutir nos comentários: o que havia na tal lista?

Para mim, começa a ficar claro que Singletary terá grande influência no ataque da equipe. Ele manterá o OC numa coleira o tempo inteiro. E por isso Linehan não aceitou. Singletary precisava então encontrar algum OC mais disposto a ser seu, digamos, "capacho". Raye é uma bela escolha. Não pareceter grandes ambições. É um treinador old-school. Não vai ter problemas em acatar as ordens de Singletary.

Singletary fez uma escolha extremamente arriscada. E dela depende seu futuro no 49ers.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sem opinião formada.
Não dá pra entender nada desse processo.
Resta torcer pra sermos positivamente surprrendidos.

Allan

Anônimo disse...

Gabriel

Vc foi extremamente feliz em sua ultima frase sobre o Raye, onde sera determinante para a permanencia do Singletary ter um tecnoco mais "submisso as suas ordens" vamos ver se vai dar certo, eu particularmente tenho minhas duvidas, em minha opiniao a saida do Martz fara o ataque do niners regredir muito, espero estar errado pois o 49ers nao acerta com coordenadores ofensivos ha 7 temporadas e isso pesa muito no desenvolvimento da equipe.

Alessandro

Fernando Kallás disse...

Oi, Gabriel! Valeu pela audiência no UFC e espero que continue acompanhando. O esporte está crescendo muito em popularidade em todo o mundo e já era hora dele ser reconhecido no Brasil, terra de atletas de tão alto nível.

Sobre NFL, só tenho mesmo acompanhado os Niners... notícias do resto da liga só leio de vez em quando. Tbm fiquei muito decepcionado com tudo que rolou com o Mike Nolan e como ele se fechou e centralizou o comando do time. Mas os donos tem uma culpa grande nisso tudo, pq nao deveriam nem tê-lo trazido de volta na temporada passada. Agora com Sigletary a tendência é melhorar, pq pior do que estava era impossível.

Acho que contratação do Raye foi meio que por trauma do passado recente do nosso time com coordenadores de ataque. 7 coordenadores em 7 temporadas é demais. Isso levou o time a não apostar numa promessa forte como era o Hue Jackson pra ir num veterano como Raye. Ele pode nao ser o próximo fenômeno, mas é um cara competente e que conhece a liga... Besteira nao vai fazer e, se der certo, nao vai deixar o time pra assumir tao cedo. E não precisa muito pra dar certo. Se ele conseguir estabelecer um jogo forte de corrida e usar o Vernon Davis para os passes curtos, estamos bem. Um ataque correto, que nao comete erros, seria o que falta para dar confiança à nossa defesa. E focando na contratação de um bom safety e OLB/DE, estaríamos aí próximos de disputar uma vaguinha nos playoffs. :)

Abs, cara. Um feliz ano novo e continue acreditando. :D

Kallás

Dudu disse...

Gabriel, nenhuma noticia sobre os Niners tratando-se de FA???

Gabriel Mury disse...

Vou começar a postar hoje Dud. Tava tirando umas férias do blog. rs