29/12/2008

Retrospectiva 2008 - 1a parte - o começo do fim da Era Nolan

Bom pessoal, em clima de reveillon, resolvi escrever um pouco sobre essa atribulada temporada do San Francisco 49ers. Começamos o ano com Mike Nolan como HC e John York como presidente. Terminamos com Mike Singletary e Jed york. Muita coisa aconteceu desde a decisão de manter Nolan (tirando seus podres de GM), portanto, without further ado, vamos começar:

***

O ano começou com aquele suspense sobre quem seria o novo HC do time. Então, em uma coletiva pra lá de constrangedora, foi anunciada a permanência de Nolan e a promoção de Scot McCloughan para GM. Nolan teria poder para contratar seus auxiliares enquanto que McCloughan decidiria tudo sobre o elenco.

Em todo time na NFL, convém nunca o HC ou o GM empurrarem goela abaixo jogadores ou treinadores que não sejam do agrado de outra parte. Se vocês querem um exemplo da quantidade de problemas que isso gera, lembremse da rixa T.O. vs Parcells, quando o então HC do Cowboys não queria o polemico WR nem pintado à ouro.

No entanto Nolan tratou de mostrar quem é que mandava quando trouxe o OC Mike Martz, de quem McCloughan nunca gostou. Era uma tentativa deseperada de quem sabia que seu emprego estava por um fio.

Além disso, na reunião em que ficou decidida a manutenção de Nolan, uma das exigências feitas por John York foi para que o HC fizesse as pazes e se entendesse com o QB Alex Smith. Não vou relembrar aqui todo o imbróglio do shouldergate, mas a posição de York era compreensível: o 49ers havia investido 24 milhões no garoto e não havia dúvidas que, caso tivessem que escolher entre um ou outro, Nolan sairia. O ex-HC, que de burro não tem absolutamente nada, prometeu obedecer.

Ao que tudo indica, essa promessa nunca foi cumprida.


O training camp - Martz's in town


Mes
mo com o time tendo sido um dos piores da liga no ano anterior, o TC do 49ers foi um dos mais aguardados. Todos queriam ver o momento em que Nolan e Martz se atracariam fisicamente em campo. Porém, Nolan sempre foi uma pessoa extremamente hábil politicamente, e nunca entrou em choque direto com Martz. E ele até teve motivos para isso.

O QB preferido de Nolan era Shaun Hill. Limitado tecnicamente, tinha muita raça e no geral era mais "povão" do que o "intelectualizado" Alex Smith. Porém, o HC entregou a competiçào nas mãos de Martz, que havia trazido o desconhecido J.T. O'Sullivan para ser, a princípio, o 3o QB da equipe. No entanto, Martz o escolheu para ser seu QB titular, deixando Smith em segundo e Hill em terceiro.

Evidentemente, depois que Shaun Hill entrou no time e teve excelentes performances, muitos culparam Martz por ter insistido com JTO. Isso é injusto. O próprio Matt Maiocco escreveu hoje que todos aqueles que assitiram ao TC concordaram que O'Sullivan fora o melhor. Ainda sim, Hill não ficou satisfeito com seu reduzido número de snaps e, de acordo com uma reportasgem do Yahoo Sports, chegou a entrar no escritório de Nolan e reclamar que a competição era uma palhaçada.

Não adiantou. Foi com JTO que o 49ers começou sua campanha, mesmo tendo performances ruins na pré-temporada.

No entanto, nos primeiros jogos, os torcedores do 49ers acreditaram que o time tinha achado um QB. Continua


Um comentário:

Anônimo disse...

Singletary e o novo HC do 49ers, assinou um contrato por 4 temporadas recebendo US$ 10 milhões premiando justamente aquele que mudou o 49ers da agua pro vinho nessa temporada.

Agora o que me preocupa e que provavelmente o OC Mike Martz deve sair por conta da divergencia de ideias com Singletary na condução da ofensiva, Martz gosta da "octane power offense" com um jogo aereo forte e profundo castigando a secundaria e Singletary prefere um jogo mais estilo Jeff Fisher do Titans onde se comete menos turnovers, com drives longos com preferencia do jogo terrestre administrando o relogio.

E so pra lembrar Martz ressuscitou nossa ofensiva que foi a pior da temporada passada e o 49ers ja teve 7 coordenadores ofensivos em 7 anos, o que é muito, pra mim eles deveriam entrar em um consenso de meio termo, pois se e pra perder um genio ofensivo como Martz, tem de contratar alguem no mercado que seja do mesmo calibre e esses ja estao trabalhando. Minha preferencia seria por Cam Cameron que ressuscitou a ofensiva do Ravens e a volta de Norv Turner que e HC do Chargers, o que digamos é uma missao praticamente impossivel e no mercado nao vejo nomes melhores pelo menos que eu me lembre.

Fica Martz pelo amor de deus! nao mate a nossa ofensiva..hehehehe

Se alguem conhecer algum bom OC me diga..



Alessandro Zampedri