06/05/2008

2a parte da análise do elenco pós-minicamp.

Bom pessoal, conforme o prometido, aqui vai a análise elenco de defesa do 49ers. Todas as ressalvas que fiz na primeira parte continuam valendo.

***

DLs - Justin Smith, Kentwan Balmer, Isaac Sopoaga, Ray McDonald, Aubrayo Franklin, Melvin Oliver, Atiyyah Ellison, Joe Cohen.

Smith, Balmer, Sopoaga, McDonald e Franklin são as presenças certas no roster final. Smith é o LDE enquanto que Sopoaga está como RDE. Franklin é o NT titular até aqui, com Balmer sendo o RDE reserva. A razão disso é que Nolan não quis que o novato tivesse de aprender 2 posições em sua primeira temporada.

Marquem esse número. Em breve, J. Smith será um dos preferidos da torcida

Smith foi a grande aquisição do 49ers nessa FA. É um excelente jogador, mas que não aparece muito nas estatísticas. Seu forte é sua dedicação a cada jogada, bem ao estilo de Bryant Young. É titular garantido. Já Sopoaga está aprendendo uma nova posição, já que vinha sendo usado como NT. O havaiano grandalhão fez uma boa temporada e acabou ganhando uma extensão de contrato. Ainda assim, ainda falta bastante coisa para que ele atinja seu enorme potencial.

Primeira escolha do 49ers, Balmer jogará de RDE

Franklin é o NT titular pelo simples fato de não existir ninguém melhor que ele no elenco atual. Joe Cohen, seu reserva imediato, é uma incógnita, já que se machucou em sua primeira pré-temporada, ano passado, e foi direto para a IR.

Oliver e Ellison são os azarões. Oliver teve um bom desempenho em sua primeira temporada, mas uma lesão ano passado fez com que perdesse espaço, enquanto que Ellison foi contratado no meio do ano passado e não foi sequer relacionado para o banco em nenhum jogo. É provável que um deles chegue até o roster final apenas por falta de DLs.

Aubrayo Franklin: titular por pura falta de competidores.

OLBs - Manny Lawson, Tully Banta-Cain, Parys Haralson, Jay Moore, Roderick Green.

Lawson é, de longe, o melhor do grupo. Draftado para ser um pass-rusher, acabou se tornando um excelente cover LB. É o LB mais veloz do 49er, depois de Patrick Willis. Quando se lesionou ano passado, o 49ers sofreu com os TEs adversários. É o Sam titular absoluto (absoluto mesmo, porque ele bem dizer não tem reserva).

Jay Moore (E) precisa brigar pela posição. Já Lawson (D) é titular absoluto.

Banta-Cain e Haralson brigam pelo posto de Will titular. É o grande "X" da questão, já que todos concordam que a falt de pass-rush (função primordial do Will LB) é o principal problema do 49ers. Banta-Cain se apresentou bem mais magro que no ano passado, quando ficou famoso por seus improdutivos spin-moves, que lhe valeram o "carinhoso" apelido de "The Washing Machine", ou, máquina de lavar roupa. Haralson aos poucos foi ganhando espaço e fez boas partidas como, contra o Seahawks, no final da temporada. A comissão técnica do Niners vê um futuro brilhante para o garoto.

O "fininho" Tully Banta-Cain

Chegamos aos azarões, Moore e Green. Para saber mais sobre o Moore, é só ler o que eu escrevi sobre o Cohen, logo acima. É rigorosamente a mesma coisa. Já Green é um misto de DE/OLB. Seu problema é ser unidimensional, só sabendo fazer o pass-rush. Porém, como essa é a principal carência do 49ers, pode acabar pintando no roster final.

ILBs - Patrick Willis, Jeff Ulbrich, Brandon Moore, Dontarrius Thomas, Larry Grant, Ezra Butler e Denis Haley.

Willis dispensa apresentações. Se alguém disser que há alguma chance de ele não ser titular, favor estrangular esse indivíduo. Será nosso Mike LB por vários anos.

A grande questão está no Ted. Ulbrich parece estar em vantagem. Embora um pouco pequeno e sem muita capacidade atlética, Ulbrich é um jogador extremamente inteligente e raçudo. A comissão técnica do 49ers simplesmente AMA o cara. Com a saída de Derek Smith, o caminho está mais fácil para ele. É presença certa no roster final, mesmo que não seja titular.

Não conhece o cara da foto? Então tá esperando o quê para se matar? :)

Outro que também estará no roster final é esse enigma chamado Brandon Moore. Em 2006, a defesa do 49ers estava absolutamente horrenda. Foi quando Nolan sacou Ulbrich (ó, ironia!) para lançar o esquecido Moore. E o que se viu foi uma defesa completamente diferente, com o LB sendo fácil um dos melhores jogadores do 49ers daquele ano. Veio 2007 e Moore parecia que tinha a vaga de titular garantido. Porém, seus primeiro jogos na pré-temporada foram desastrosos e acabaram custando-lhe o posto. Ainda assim, ele tem talento e pode surpreender novamente.

Brandon Moore precisa provar que pode ser titular na NFL

Thomas, Grant, Butler e Haley também estão no páreo, mas somente o recém-contratado Thomas tem a vaga garantida. Grant terá de provar que é capaz de ajudar no pass-rush do time enquanto que Butler e Haley são dois tremendos azarões, sendo que o maior mérito do último é ter um excelente sobrenome. :)

Ss - Mark Roman, Michael Lewis, Dashon
Goldson, Keith Lewis.

Essa é uma posição na qual não deverá haver novidades. Roman e M. Lewis serão os titulares com os outros terão de se contentar com o banco.

Goldson tem tudo para se tornar o FS titular do 49ers, mas não agora.

Goldson tem tudo para eventualmente virar o FS titular, mas isso deverá levar um tempo, enquanto que K. Lewis se destaca mais pela raça do que pelo talento.

M.Lewis não tem adversários na sua posição de SS

CBs - Nate Clements, Walt Harris, Shawntae Spencer, Tarrell Brown, Reggie Smith, Marcus Hudson, Donald Strickland.

O corpo de CBs do 49ers é muito bom, podendo virar excelente dentro de pouco tempo. "Nasty" Clements valeu cada centavo e será o titular absoluto por muitos anos, enquanto que Harris (outro titular absoluto) é um bom jogador e grande líder. O problema é que esta deve ser sua última temporada. É hora, então, de um outro CB mostrar que está pronto para ser o número 2.

Walt Harris: experiência e liderança na secundária do 49ers.

Spencer é uma espécie de Jonas Jennings da nossa secundária. Bastante talentoso, tem bastante dificuldade em ficar saudável. É em grande parte devido a isso que o 49ers, sempre que pode, draft um CB. Não me surpreenderia se Spencer fosse trocado por escolhas no próximo draft. Se não for, é presença certa no roster final.

Nate Clements é a grande estrela da secundária do 49ers

Brown e Smith são nossas grandes promessas. Ambos tem muito talento, e Smith ainda pode jogar de safety. Brown teve problemas com a polícia na universidade. mas McCloughan e Nolan não ligaram para isso e parece que estavam certos, já que Brown foi um cidadão-modelo em sua primeira temporada em São Francisco. Os dois podem vir a formar a dupla titular do 49ers no futuro.

Se quiser se tornar o segundo CB da equipe, Spencer precisa permanecer saudável

Hudson e Strickland correm por fora. Assim como Smith, Hudson também joga de safety, o que pode ajudá-lo a conseguir seu lugar no roster final. É o tipo de CB que Nolan gosta : alto e forte. Já Strickland é outro favorito de Nolan, mas não pelo seu tamanho e sim por seu estilo de jogo: trata-se do jogador mais destemido do 49ers, que não hesita em se atirar contra RBs com o dobro do seu tamanho. Ainda assim, pode ser que a competição deste ano esteja muito forte para ele.

O CB Reggie Smith é uma das promessas do 49ers

***

Para finalizar essa série, gostaria de reforçar aquilo que já havia dito: é muito, muito cedo para se fazer quaisquer tipo de afirmações. Ainda haverão os OTAs e mais O Training Camp antes que se faça o roster final de 53 jogadores. A NFL é um meio competitivo e cruel: basta que um jogador relaxe um instante e ele é cortado. Portanto, o negócio é continuar aquilo que estamos fazendo desde o ano passado: esperar.


5 comentários:

Anônimo disse...

alguem poderia me dizer o que é playbook?

Gabriel Mury disse...

Playbook nada mais é um caderno (um fichário, na verdade), onde ficam desenhadas todas as jogadas do time. Cada jogador tem um para que ele possa estudar em casa ou onde ele estiver.

Anônimo disse...

valeu pela resposta

Dudu disse...

gabriel, qual é a perspectiva para este time? será que da pra pegar um playoff ou vai perder mais do que ganhar de novo...?

Gabriel Mury disse...

Se o ano passado me ensinou alguma coisa foi que toda a empolgação deve ser evitada. Sendo assim, estou esperando por um 7-9.