30/10/2007

Saints @ Niners: o resumo da ópera

Bom, atendendo a pedidos, vou tentar fazer uma breve análise da partida.

Como eu mencionei no post anterior, foi um jogo duro de se assistir. Se nas semanas anteriores a defesa vinha sendo a salvação do time, domingo ela foi tão ruim quanto o ataque. O Saints marcou TD logo na primeira campanha e daí pra frente nem sequer foi ameação pelo 49ers.

Curiosamente, talvez o único setor que tenha se salvado no desastre foi a offensive line. Cedeu apenas um sack (falha de Larry Allen) e, apesar das pancadas que Smith tomou (Heitmann continua inconsistente), de um modo geral até houve tempo para lançar. Adam Snyder jogou muito bem no lugar de Jonas Jennings, mas pra mim o maior problema dessa linha é a parte interior, com Allen, Smiley e Heitmann. Os tackles não me preocupam muito.

O que realmente complicou a vida do ataque foi o ombro do Alex Smith. Visivelmente com dores, o QB se recusou a sair da partida e conquistou a admiração de seus companheiros. Todos fizeram questão de dizer, depois do jogo, o quanto estavam impressionados com a garra de Alex. Esse pode ter sido um ponto muito positivo neste jogo. Porém, no geral, os passes de Smith fora muito altos, o que é típico de quem está um pouco hesitante e tentando "guiar" a bola, ao invés de simplesmente soltá-la.

Por isso mesmo, fica difícil avaliar os recebedores. Uma coisa é certa: Vernon Davis esteve bem. Quanto a Battle e Lelie, cada vez fica mais claro que precisamos urgentemente de um WR #1. O TE Delanie Walker se machucou na primeira jogada da partida, mas voltou para o jogo depois.

Frank Gore carregou a bola poucas vezes. O ponto negativo do jogo corrido foi o fumble de Maurice Hicks.

A defesa decepcionou. Não existiu pass-rush e Drew Brees só foi atingido uma vez, por Mark Roman numa safety blitz. Com isso, a secundária ficou exposta e a má atuação de Walt Harris não ajudou em nada. O único grande momento da defesa foi um fumble forçado por Nate Clements, que resultou num field goal.

O Special Teams esteve razoável. Digo razoável porque houveram alguns erros, como o kickoff para fora. Depois desse lance, Joe Nedney fez um gesto obsceno para a torcida, pelo qual já pediu desculpas.


Atuações:


Ataque:

QB - Partida ruim de Alex Smith. Com o ombro machucado, teve dificuldade de acertar os passes. Nota 4

HBs - Com o time ficando para trás no placar logo no início do jogo, não deu para correr tanto quanto gostaríamos. Hicks sofreu um fumble. Nota 4

OL - A melhor partida do ano de nossa linha. Ainda assim, o interior dela continua vulnerável. Será que alguém vai ter peito apra barrar o Allen? nota 6

WRs/TEs - Vernon Davis foi o melhor do grupo Lelie e Battle não apreceram muito. Nota 4


Defesa:


DL - A linha defensiva esteve muito mal. BY tem sido apenas mediano e Douglas não repetiu as boas atuações. Podem ter sido prejudicados pela decisão de Mike Nolan de usar a nickel defense pela maior parte da partida. . nota 3

LBs - Banta-Cain continua jogando mal, enquanto Parys Haralson alinhou-se mais como DE. Willis é consistente e Derek Smith -acreditem- jogou bem. nota 4

DBs - Expostos pela ausência de um pass rush, acabaram não repetindo as boas atuações. Nota 4

Special teams - Andy Lee continua sua caminhada rumo ao probowl e Michael Lewis é bem melhor que Brandon Williams. Destque negativo para Joe nedney, que chutou um kickoff para fora e ainda "saudou a torcida". Nota 6

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pelo resumo da partida e por favor não desanime de escrever sua análise, depois do jogo eu fico esperando por ela.
E o Alex Smith, será que ele vai poder jogar a próxima partida?

Gabriel Mury disse...

Acredito que jogue sim, Daniela.

Quem viu o jogo deve ter ouvido o JC Pearson falar 300 vezes que o Nolan tinha que tirar o Alex de campo, que ele estava colocando em risco a carreira dele etc. Nada disso é verdade. O risco do Alex agravar a lesão era (e ainda é) ZERO! Ele tem o mesma chance de voltar a se lesionar que qualquer outro QB. Portanto, a questão é só saber se ele será capaz de suportar a dor. Por isso, eu acho que ele joga sim.

Anônimo disse...

tava vendo o rating do A. Smith:

59,34
86,88
65,06
70,88

Para quem jogou machucado foi bem. Isso foi melhora dele, dos WR ou da OL?
A. Smith o novo Montana. :D
Otimista, SB ainda acredito. hauahau