16/09/2007

St. Louis Rams 16 x 17 San Francisco 49ers

O 49ers venceu sua segunda partida na temporada. É a primeira vez desde 1998 que o San Francisco começa uma temporada 2-0.

Porém, exceto a performance defensiva, há muito pouco que se comemorar. E aqui vão minhas duas maiores preocupações em relação à esse time: linha ofensiva e Jim Hostler. Comecemos pelo último.

É sempre difícil avaliar o trabalho de um coordenador. Por que? Simples: porque nós não conhecemos as jogadas que ele chamou. O que nós conhecemos é a execução dessas jogadas. Exemplo: Smith faz o drop e lança um passe de 5 jardas para Frank Gore no meio do campo. Ora, nós não sabemos se o recebedor principal na jogada era mesmo o Gore. E se não era, não sabemos se Smith foi forçado a fazer um passe curto por conta da má performance da linha ou dos WRs ou se os WR estavam livres e o QB do 49ers não percebeu.

Feita essa ressalva, há algumas coisas que qualquer um pode perceber. Por exemplo, não se pode, numa 3a para 4 com o adversário mostrando blitz, chamar uma jogada com drop de sete passos. É pedir para que matem seu QB. Além disso, um time tem que sempre manter seu ataque imprevisível. Hoje até a minha avó sabia que nós íamos passar na 1a descida, correr na segunda e passar de novo na 3a! Isso não pode acontecer.

Quanto à linha ofensiva, é o segundo jogo em que ela atua muito mal, sobretudo o OG Justin Smiley e o C Eric Heitmann. Esse último ainda parece estar sentindo os efeitos de sua lesão porque é impossível para um jogador que fez uma temporada de nível pro-bowl, ser empurrado 4 jardas para trás em quase todas as jogadas.


O Jogo


O St Louis marcou seu primeiro TD depois de um muffed punt do retornador Brandon Williams. Williams não é exatamente o jogador mais querido pela torcida e o jogo de hoje não vai ajudá-lo a mudar esse quadro.

Com o ataque inoperante, foi a defesa que manteve o time no jogo. O QB do Rams, Marc Bulger, foi pressionado o jogo inteiro e isso só mostra o excelente jogador que ele é, já que ainda assim conseguiu ótimos números.

O 49ers marcou seu primeiro TD graças à uma fair-catch interference do Rams. Gore correu 1 jarda e anotou os 7 pontos. Ele ainda seria o protagonista da jogada da partida quando, numa 4a para 1, correu 40 jardas para por o Niners em vantagem. Um field goal para cada lado resultou num jogo de 1 ponto a favor do San Francisco, e só foi decidido no minuto final, com Jeff Wilkins perdendo a oportunidade da vitória.


Atuações


Ataque:

QB - Difícil analisar quando seu QB só passa 17 vezes. Nota 6

RBs - Gore, sua mãe está orgulhosa. Nota 9

WRs e TEs - Assim como o QB, fica muito difícil fazer qualquer análise. Porém, houveram algumas dropadas que não podem continuar acontecendo. Nota 5

OL - Alguma coisa tem de ser feita para melhorar. Não me surpreenderia se Nolan efetivasse David Baas como titular. Nota 3


Defesa:


DL - Ótima partida. conseguiram conter Steven Jackson e colocar pressão em Bulger. Sopoaga segue melhorando e o que dizer de Bryant Young? Acho que ele ainda tem gás pra mais uma temporada. Nota 8

LBs - Outra excelente partida desse promissor LB corp. Willis e Lawson serão estrelas muito em breve. Uma pena que cada um deles dropou uma interceptação. Nota 8

DBs - Walt Harris não esteve bem, cedendo várias recepções para Isaac Bruce. Os demais DBs estiveram bem, com destque para Nate Clements, com um sack e um fumble forçado. Nota 7

Special teams - Ótima partida de Maurice Hicks e Andy Lee. Caso ainda não tenham percebdo, Lee já é um dos melhores punters da liga. A performance negativa fica por conta de Brandon Williams, que não segurou o punt que originou o TD do Rams. O kickoff pra fora de Joe Nedney no final da partida também podia ter custado caro. Nota 7


ATUALIZAÇÃO: não esqueçam de votar na corrida para TD de Frank Gore no NFL.com: LINK

24 comentários:

Anônimo disse...

Não vi o jogo, mas pelo que li de comentários no blog do Matt Maiocco, novamente nosso ataque foi inexistente e o play-calling horroroso.

Isso realmente começa a ser preocupante.
Por outro lado, temos muito que melhorar no ataque e mesmo assim estamos 2-0.

SE o ataque se achar, podemos ter uma grande temporada.
Mas se isso não acontecer, a sorte não vai nos salvar sempre.

Nunis disse...

Bom, 2-0 pra um time novo e que não jogou bem (no ataque) é ótimo.

É começo de temporada e não estamos tão entrosados assim. Mas temos coisas boas pela frente. Nosso ataque é irregular e previsível. Jim Hostler tem um dos piores playcallings que eu já vi e Alex Smith e Frank Gore são alvos muito fáceis.

Onde estão os play-actions??? Nem QB Sneak a gente tem. E porque não aproveitar mais o Alex Smith. Porra, ele completou 65% dos passes e não foi mais porque tiveram drops importantes. Porque tanto conservadorismo e medo?? Contra Rams e Cardinals deu certo, mas ninguém da nada pro nosso ataque aéreo. É hora de começar a mostrar que eles tem que temer isso.

Frank Gore não jogou bem de novo porque tava tudo muito claro pra defesa adversária. Mesmo assim, esse cara é deus e consegue uma corrida linda, perfeita... nem LT faria uma dessas.

Nossa defesa parou o Steven Jackson pra 3 jardas por tentativa. Coisa perfeita. Nossa secundária não foi tão bem quanto no primeiro jogo, porque o Walt Harris não esteve nos seus melhores dias. Mas fomos muito bem, perfeitos no primeiro quarto e dormindo um pouco depois. Marc Bulger não pode ter tempo pra passar e a gente conseguiu isso no primeiro quarto.

Patrick Willis - você é o cara, vai ser o LB mais dominante da NFL. Voa na bola, está sempre por perto, tackles, cobertura de passes... se você olha pra bola, a menos de 2 metros está Patrick Willis.

Nate Clements - Queimado uma vez, acontece, mas valeu cada centavo. Chupa Torry Holt.

Bryant Young - 3 sacks em 2 jogos??? Com 34 anos??? Meu 49ers preferido, depois do Frank Gore.


Enfim, 2-0 com 2 vitórias dentro da divisão.

Nunis disse...

Gabriel, vale ressaltar o bloqueio espetacular do Moran Norris no TD do Frank Gore. Ele bloqueia o DL e ainda joga ele em cima do LB, derrubando os dois ao mesmo tempo.

Nunis disse...

Aliás, este foi um dos melhores bloqueios que eu já vi na minha vida.

Anônimo disse...

O sack do BY no último drive ganhou o jogo pra gente.
O cara é sensacional.

E Andy Lee? Punt de 71 jardas? Meu deus...

Pressionamos bem o Bulger nesse jogo, mas a OL dos Rams tava bem desfalcada. Ainda tenho um pé atrás quanto ao nosso pass rush.

Brandon Willians só está no roster pra ser retornador dos chutes. E é só fair catch. Agora nem isso mais?
Ainda bem que Dante Hall teve seu dia de B. Willians.

Fizemos de tudo pra perder o jogo mas ainda assim saímos com a vitória.
E o Seahawks perdeu do AZ. Temos chances reais de ganhar a divisão.
É só encaixar um ataque melhor.

Gabriel Mury disse...

Bruno, não vejo muita diferença entre o Moran Norris e o Lorenzo O'neal. Só que a imprensa só quer saber dos times da moda, o que é natural. Então, jogadores como o Norris acabam ficando esquecidos.

Allan, fizemos de tudo pra perder o jogo mesmo. O lado bom é o seguinte: times ruins perdem jogos que deviam ganhar. Times bons só ganham o que deviam ganhar. E grandes times ganham até o que deviam perder.

Não estou dizendo que somos um grande time, nada disso. Só que é importante saber gnhar esse tipo de jogo. Por isso que o Nolan disse na coletiva pós-jogo que ele prefere ganhar jogos assim do que aplicar surras, porque um jogo apertado "builds character", pra usar uma expressão dele.

Anônimo disse...

Eu não consigo parar de ver esse bloqueio. Ele derruba na facilidade o Leonard Little e o Whiterspoon ao mesmo tempo. E ele deve ser umas 40 lbs mais leve que o LL e deve ter o mesmo peso do Whiterspoon. Sensacional.

Nunis disse...

Aliás, o bloqueio do Arnaz Battle atrapalhou 3 jogadores do Rams. Ele se joga que nem um louco. Lindo trabalho do nosso ataque nessa jogada.

Até o Vernon Davis faz um bloqueio ótimo.

Nunis disse...

Aliás, o bloqueio do Arnaz Battle atrapalhou 3 jogadores do Rams. Ele se joga que nem um louco. Lindo trabalho do nosso ataque nessa jogada.

Até o Vernon Davis faz um bloqueio ótimo.

Unknown disse...

Gabriel,

Aí vai uma sugestão.
Se você conseguir, coloca no blog vídeos dos lances mais importantes do jogo (como o TD do Gore) durante a semana.
Porque os vídeos da dinastia semana passada ficaram bem legais.
Mas usando os próprios jogos você teria material para a temporada toda e ainda ajudaria a galera a analisar esses lances mais importantes.
E a dinastia fica pra off season.

Gabriel Mury disse...

Vou tentar por sim, Allan. O problema é que na NFL.COM não põe o código HTML para colocar aqui no blog.

O que eu posso fazer é esperar alguém por os vídeos no youtube e aí sim trazer para cá.

Mas até amanhã ou depois eu penso em alguma coisa sim.

Rodrigo disse...

pessoal, to viajando pela italia e nao to acompanhando os jogos do niners. so leio as resenhas pos jogo aqui do mury... pelo visto ta sempre sendo teste pra cardiacos... 4a feira estarei d volta pra acompanhar a temporada com a galera aqui! go niners!

Anônimo disse...

Quase nada Rodrigo.

Week 1 - Fumble na 1-yard line e os Cardinals não recuperaram a bola por milagre.

Week 2 - Recuperamos uma bola num muffed punt do Dante Hall (talk about miracles) e depois um 56-yard field goal dos Rams fica curto e raspa na barra inferior do Y.
Olhando pela TV por trás do Y você vê a bola vindo bem no meio das traves e de repente ela cai alguns centímetros antes.

Duas vitórias no limite. Só não saí berrando mais na comemoração porque o time está tão mal no ataque que mesmo ganhando não dá a mesma empolgação.

Mas ainda tem muito campeonato pra melhorar. E nosso schedule não é dos piores. Temos Steelers agora e na week 5 os Ravens. Fora isso, em todos os demais jogos o adversário não é favorito. Estão todos no nosso nível, inclusive os Saints que estão jogando muito mal.

Uma campanha 11-5 não está fora de questão.

Unknown disse...

Niners eu te amo !!!!!!!!!! A tradição está nos levando as vitórias....Time grande é isso,o resto chora !!!!!!!!!!!!


Mas ainda sim acho que os Patriots levam esse SB 2007 apesar de ser cedo pra isso !!!!!!Os caras estão bem pra caramba...pqp!!!!!
E o técnico deles é melhor que o nosso...

Aliás o 49ers tem um técnico ???
Nossa OL é de chorar....

Anônimo disse...

Números feios, atuações duvidosas, um ataque inexistente, uma defesa de pura garra. Talvez não sejam os melhores atributos pra uma equipe do nosso nível histórico, mas o time desse ano tem ALMA! tem espírito! o que eu não via nos últimos times a anos.

Acreditem, não somos líderes a toa. Tem MUITO pra evoluir, mas eu acredito em playoff!

Anônimo disse...

Números feios, atuações duvidosas, um ataque inexistente, uma defesa de pura garra. Talvez não sejam os melhores atributos pra uma equipe do nosso nível histórico, mas o time desse ano tem ALMA! tem espírito! o que eu não via nos últimos times a anos.

Acreditem, não somos líderes a toa. Tem MUITO pra evoluir, mas eu acredito em playoff!

Anônimo disse...

Gabriel,
No blog do Matt Maiocco tem um post interessante sobre os comentários do Nolan sobre o sentimento geral de que o ataque dos Niners tem sido muito conservador.
Inclusive tem um comentário seu por lá.
Tanto o artigo como alguns dos comentários são bem interessantes (embora alguns comentários sejam idiotas).

Seria legal se você traduzisse o texto e postasse aqui pra gente debater o assunto entre a galera brazuca.

Prometo que essa é a última sugestão porque daqui a pouco você vai achar que eu estou querendo dizer como você deve gerenciar o seu blog...rs

Abraços

Anônimo disse...

Boa ideia esta sua allan, é sempre bom saber oq a galera de fora ta pensando.

Gabriel Mury disse...

Allan, sempre que tiver sugestões pode dar, porque eu realmente não me importo.

Quando a traduzir o texto do Maiocco, aí já é um pouquinho mais complicado, por conta das questões de direito autoral. Embora nem ele nem qualquer outro jornalista "blogueiro" receba salário por conta dos seus blogs, o prórpio Maiocco já disse que é sempre bom para eles quando os chefões veêm que os seus blogs estão tendo bastante visitas.

O que eu posso fazer é traduzir alguns trechinhos ou então ir logo na fonte e traduzir o que o Nolan disse na coletiva.

Mas o blog do Maiocco é bem legal mesmo. Eu de vez em quando pergunto algumas coisas pra ele e ele sempre me responde.

Anônimo disse...

Beleza Gabriel, valeu pelo retorno.

Eu achei que se você mencionasse a fonte (blog do Maiocco) não teria problemas com direitos autorais, pois é só uma tradução.

Mas veja aí o que é possível.
De qualquer forma, pelas palavras do Nolan a impressão que dá é que o play-calling previsível e conservador pe mais uma orientação dele do que do Hostler.
E também que a comissão técnica acredita que o problema do ataque tem sido muito mais execução do que play-calling.

As justificativas dele para as decisões dos nossos últimos drives me pareceram semi razoáveis.

Concordo que deveríamos tentar o first down com jogo corrido para queimar o relógio. Mas depois da penalidade que nulificou a corrida de 8 jardas,pelo menos em um dos downs teríamos que tentar um passe para conseguir o first down e garantir a vitória.

Gabriel Mury disse...

É Allan, é por aí mesmo.

E é como eu falei: eu posso traduzir TRECHOS do blog, porque, para o Maiocco, é muito importante a quantidade de visitas que ele recebe e , se eu traduzo o blog inteiro, muita gente não vai querer visitá-lo, já que já leram o conteúdo.

Mas eu vou escrever alguma coisa ainda hoje e estou também pensando em alguma coisa para os vídeos.

Anônimo disse...

Grabiel, vc sabe se esta disponivel em algum lugar o video do jogo contra o rams?

valew.

Gabriel Mury disse...

Ricardo, tenat procurar em sites de torrent. Alguns que eu costumo usar:

http://fullcontactzone.com/index.php
demonoid.com
mininova.org
isohunt.com

Anônimo disse...

Valew guri, qdo chegar em casa vou dar uma olhada. ;)