08/05/2007

1979 -1981 – O nascimento da dinastia

Começo aqui uma série de posts contando a história dos 5 Super Bowls do San Francisco 49ers. Faço isso para manter os posts com um tamanho razoável e ninguém ficar perdido. Qualquer inexatidão minha pode colocar nos comentários.

O ano de 1979 é lembrado com muito carinho pelos torcedores do San Francisco 49ers. O 49ers não ganhou o Super Bowl. Na verdade, o time não fez sequer uma boa campanha naquela temporada. Mas foi nesse ano que as sementes da maior dinastia da NFL foram plantadas.

Tudo começou quando Eddie DeBartolo Jr, o famoso Eddie D. comprou um combalido time da Califórnia. Ele estava determinado a levar a franquia até o topo. Para isso, contratou um sujeito chamado Bill Walsh, então coordenador de ataque do Cincinatti Bengals para ser o GM e o treinador principal. Walsh era uma mente brilhante, um verdadeiro visionário, e mostrou isso logo em seu primeiro draft.

Já expliquei num post anterior o que era (e ainda é) a West Coast Offense. Walsh havia desenvolvido esse sistema e agora, pela primeira vez, poderia escolher os jogadores certos para executá-lo. Na 3a rodada daquele draft, o treinador do Niners selecionou um QB franzino e de braço mediano chamado Joe Montana. E na 7a rodada daquele mesmo ano, Walsh draftou um WR também franzino, alto e sem muita velocidade chamado Dwight Clark. Dois anos depois, seriam os protagonistas de uma das mais lendárias jogadas da história do futebol americano. Na época, as escolhas não chamaram muita atenção. E, de fato, ambos jogadores não causaram quase nenhum impacto em suas pimeiras temporadas. Mas aqueles que acompanhavam o time mais atentamente já haviam percebido que algo estava mudando. As derrotas não eram mais aquelas surras costumeiras. O ataque sempre marcava pontos, obrigando os adversários a bater a defesa do time de São Francisco. O problema era que eles sempre conseguiam.

Estava claro que era hora de Walsh prestar atenção na defesa, sobretudo na secundária. O ex-trenador hoje relembra: “em quase todos os TDs que sofríamos, nossos DBs nem apareciam. Você olhava o vídeo e só via o recebedor adversário sem ninguém por perto.” O 9ers trouxe vários free-agents. Nenhum vingou. O ex-center do time Randy Cross conta que “chegou uma hora em que os caras que escreviam os nomes dos jogadores e colavam no capacete pararam de fazer isso. Não valia o gasto com fita adesiva porque aqueles DBs estariam demitidos antes da hora do almoço.”

Walsh resolveu então draftar uma secundária nova. Na 1a rodada do Draft de 1981, ele draftou o FS Ronnie Lott. Na 2a escolheu o CB Eric Wright. E na 3a, o SS Carlton Williamson. Ainda contratou o CB free-agent Dwight Hicks, que na época trabalhava numa lojinha de conveniência. Com isso, a defesa estava pronta para parar os adversários e, seguindo o ditado, “ganhar campeonatos”. Continua.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal o texto, conheço pouco dessa era dos Niners já que sou novo e comecei a acompanhar a NFL à poucos anos e estou curioso pelos próximos posts sobre essa dinastia para saber ainda mais da história da NFL.

Gabriel Mury disse...

Valeu mesmo Guilherme. Vou tentar adicionar os outros capítulos com a frequência mais rápida que eu conseguir.