02/12/2012

A Portuguesa da NFL nos coloca na wildcard race

Amigos leitores do 49ers Brasil, geralmente eu demoro um dia ou dois para escrever no blog. Esfriar a cabeça é bom, ainda mais depois de uma derrota avassaladora como essa. Mas hoje, eu quis deixar o pessimismo falar mais alto e decretar: A PORTUGUESA DA NFL NOS JOGOU PARA A WILDCARD RACE!

Não, eu não estou louco após assistir o nono quarto no duelo entre San Francisco 49ers e St. Louis Rams. E não. Eu não acho que a culpa da derrota só está do outro lado. Fizemos MUITA, MUITA, MUITA força para perder esse jogo. Começando pela comissão técnica, passando pelos jogadores em campo e terminando com o fator mais intangível que existe: o azar, que agora nos coloca em posição muito complicada na luta pelo título da NFC West.

Mas, vamos chegar lá num minuto. Primeiro, gostaria de demonstrar porque o St Louis é a Portuguesa da NFL. Quem é paulista sabe do que estou falando. Mas, para quem não sabe, a Portuguesa é um dos times mais patéticos do futebol brasileiro. Não tem títulos relevantes, vive sendo rebaixada e tem uma torcida ridícula, geralmente mais preocupada em agredir seus jogadores do que fazer barulho no estádio. Porém, se vocês olharem a tabela, TODO ANO a Portuguesa pode até perder do Ipatinga, do Sport, da Matonense, do Joinville etc. Mas contra o São Paulo, o Corinthians, o Santos e o Palmeiras... nossa! Sempre o jogo da vida dos lusitanos!

Preciso ir além ou já reconheceram a similaridade? Há vários anos, o Rams é o boneco de Judas da NFL. Mas, se tiverem um pouco de tempo pra perder, deem uma passadinha aqui http://www.nfl.com/scores e vejam como foram os últimos jogos entre Niners e Rams... TODO ANO é a mesma coisa. Um inferno para ganhar deles em casa e fora, Steven Jackson correndo para 400 jardas por jogo... e no final das contas, eles sempre ficam pelo caminho!

Se isso acontece todo ano porque eles têm motivação especial contra o Niners, eu não sei! O fato é que hoje jogaram demais e o San Francisco fez absolutamente de tudo para continuar esse padrão!

- Colin Kaepernick fez um jogo muito ruim. Isso é fato. Tudo bem que a defesa do Rams foi ótima, mas ele fez muitas escolhas ruins e foi diretamente responsável por 10 pontos do Rams. No safety, já deveria ter se livrado da bola antes e no fumble (passe para trás), ele jogou a bola fora do alcance do Ted Ginn Jr. Em outras oportunidades, optou por scrambles onde não havia jardas disponíveis e errou alguns passes fáceis.

- Nossa defesa fez um jogo médio. Se por um lado conteve o ataque do Rams por praticamente o jogo todo, por outro cedeu muitas jardas de graça em faltas. Sem contar nos inúmeros tackles perdidos. Steven Jackson deve ter ganhado 90% de suas jardas após o primeiro e até o segundo contato com nossa linha defensiva e secundária

- Quase todo jogo fora de casa é a mesma coisa. E hoje foi pior. A linha ofensiva não protegeu Colin Kaepernick, cometeu muitas faltas de holding e false start e, para piorar, não abriu espaço para o jogo corrido.

- Desde que Jim Harbaugh assumiu o time, esse foi o pior jogo do nosso coaching staff. Ao longo das mais de 3 horas, foram chamadas simplesmente incompreensíveis. Corrida em 2ª pra 20 (num dia em que Frank Gore não estava ganhando quase nada). Um passe curto (deu pra perceber que não foi checkdown) em uma 3ª pra 20 na prorrogação. A própria chamada de passe para trás com as costas na endzone, que gerou o fumble...

- "Caro David Akers. Parabéns pela maravilhosa carreira! A partir de janeiro, seus filhos terão muito mais tempo com você em casa! Obrigado pela temporada de 2011".

Agora que o jogo passou, vamos à pior parte! O San Francisco está oficialmente na luta por uma vaga de wilcard. Me acham pessimista? Então tá! O Seattle ganhou hoje do Chicago, fora de casa. Com isso, está 1,5 jogo atrás do Niners. Olhe agora as duas tabelas: Seattle (Arizona, em Buffalo, Niners e St. Louis). San Francisco (Miami, em New England, em Seattle e Arizona).

A conta é a seguinte: a menos que o Harbaugh tire um coelho da cartola e garanta a PRIMEIRA derrota do Seattle em casa na temporada, provavelmente teremos de jogar fora de casa na primeira rodada dos playoffs.

A opção "comentários" esta aí abaixo, à disposição para que você xinguem quem quiserem (inclusive a mim). Mas, depois que desligarem o computador, só peço uma coisa: OREMOS...rs....

28 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim, o coelho na cartola é o Alex Smith.

Anônimo disse...

Sabe pq os torcedores dos 49ers lamentaram tanto aquele jogo perdido de maneira infantil para os Giants na final do ano passado? Pq eles sabem a dificuldade de terem uma chance igual aquela novamente. A NFL é competitiva demais. O time é bom, mas é difícil chegar lá. Para qualquer um. Ou seja, não se pode perder as oportunidades que aparecem.

O jogo de hj foi isso. O time perdeu as oportunidades que teve de ganhar. Assim, ninguém é campeão, mesmo tendo o melhor time do mundo.

Pode trocar o QB, o Kicker, o técnico etc. Só quem tá lá e tem a oportunidade é que pode ganhar e entrar pra história ou perder e virar estatística.

Raul

juce disse...

Perfeita a resenha Nilton........
Perfeito o comentario Raul.......

paulo sorocaba disse...

Hoje o SF deu a vitoria para os SL, um TD dado para eles, no 4 quarto 1:30 para eles empatarem, e no OT perdemos um Field Goal, o que mais falar?

Anônimo disse...

Dois jogos do CK como titular, por opção. Dois fumbles e um safety. Sem comentários. O primeiro fumble ele teve foi muita sorte, pois o Drew Brees lançou em seguida uma interceptação. Se conseguisse um touchdown, sabe quando o CK conseguiria virar um jogo 21 a 7??? Nunca!!!! O segundo jogo o CK teve culpa determinante na derrota. Se o AS estivesse em campo, com seu estilo de jogo convencional, administrador, pouco vistoso, sabe quando o Niners empataria e perderia para o Rams??? Nunca!!!! Agora todo mundo esquece a responsabilidade direta do CK e culpa o Ackers pela derrota. Quando na verdade se dependêssemos só do CK estaríamos amargando duas derrotas seguidas ao invés de uma. Certo detratores do AS???? O que vale é ganhar, avisei que o CK iria afundar o Niners e que hoje seria a redenção do AS.

Anônimo disse...

Assino embaixo em seus comentarios anonimo, tirou as palavras de meus pensamentos, se fosse AS ele nao teria cometido esse fumble ridiculo e teriamos garantido a vitoria sem precisar ir para a maldita prorrogação novamente, burocratico ou nao, esse estilo funciona e da vitorias, agora o harbaugh vai ouvir muito a semana toda, se esse erro fosse em PO a temporada teria ido pro vinagre, CK aind anao esta pronto, tem q por o AS la que pelo menos e mais inteligente.

Alessandro

Anônimo disse...

Pra mim o problema não foi ter perdido o Field Goal em si. Primeiramente, nem deveríamos ter chegado ao OT. O jogo estava muito parelho com as defesas se sobressaindo. Deixar os caras empatarem é dar muita sopa ao azar. Tivemos nossa chance no OT? Sim. Mas convenhamos, um chute de 51 jardas é difícil. O time deveria ter conseguido uma posição melhor para o chute, e aí entra td o que já foi dito. Concordo quando foi falado que sentimos falta do Hunter. O Gore ficou sobrecarregado demais...aí podem dizer que temos calouros pra posição, mas é raro um atleta que entra e já se destaca, pronto pro jogo. Msm rookies excepcionais como RG III e Andrew Luck ainda tem muito que aprender e o que provar. O Hunter tava em crescimento e vinha se destacando, mas só à partir desse ano. Colocar um cara na fogueira, é arriscar comprometer a carreira do cara. O CK teve uma falha feia, mas conseguiu se recuperar na jogada seguinte (bela corrida). Demonstrou maturidade, mas acho que já está percebendo o tamanho da encreca em que se meteu (ser QB da NFL). Se ele sobreviver, pode ser grande, mas isso só o tempo dirá. Enquanto isso ficamos angustiados, querendo saber quão longe chegaremos?

Torçamos (oremos como disse o Nilton) para que seja o título no Superbowl.

Junior disse...

A nossa OL é muito ruim. Akers está péssimo essa temporada. CK também não foi bom. Enfim, tivemos um péssimo dia e nosso desempenho c0ontinua oscilando. Acredito que vamos fechar essa temporada com 11-4-1 e venceremos a NFC WEST, mas não folgaremos na primeira rodada.

Paulo Sorocaba disse...

O problema do Akers e que não está acertando nem de 40 jardas...

Tá sem pontaria, sem confiança, e num jogo de playoffs, ele precisa acertar esse fieldgoals.

Mesmo porque, e como um penalti sem goleiro e ele e o gol... Tem que acertar.

Paulo Sorocaba disse...

Outra coisa, eu acho que CK errou, só que mais do que ele foi o JH e o cooredenador ofensivo que erraram.

No 4 periodo, estavamos com o posse de bola no 2 minute warning, e naõ conseguimos queimar esse tempo para chutar o field gol para ganhar a partida!

Nem tivemos a competência de fazer os Rams queimarem os 2 time outs...

Eles não precisaram porque fizemos o fiel goal e ainda passamos a posse de bola para eles com 1:30...

Se não me engano foi um passe incompleto, uma corrida, outra corrida do CK para fora, parando o cronômetro. Que e isso gente? E muita burrice...

Paulo Sorocaba disse...

Ah, Nilton, desculpe se estou passando essa informação antes de vc.

O Mario Manningham machucou o ombro, só pra melhorar as noticias vindo de SF.

Vamos ver quanto tempo ele fica fora.

Será que teremos que contar com Ted Ginn Jr?

Paulo Sorocaba disse...

Como vc bem disse OREMOS...

Nilton Sergio disse...

Paulo, nem pense em pedir desculpas! Esse blog é colaborativo e, como eu já disse, são os seus comentários e colaborações que me animam a continuar- AINDA MAIS DEPOIS DE UMA DERROTA PAVOROSA COMO A DE ONTEM.

Amigos, me desculpem o pessimismo. Já não consigo nem mais pensar na polêmica de QBs, na temporada medonha do Akers ou no playcalling bizarro de ontem. Dormi ontem e acordei hoje só pensando na nossa tabela e na tabela do Seattle. Agora, só temos de pensar na classificação pros playoffs. O jogo do próximo domingo, em casa contra o Miami, é um SUPER BOWL (e nós já ganhamos um SB deles...rs...). Querem um pequeno palpite? Akers não estará em campo...vem uma "contusão misteriosa" por aí...

juce disse...

Deixando a controvérsia de qm foi o maior culpado pela derrota, mas oq + ta me preocupando é q o time ñ conseguiu uma sequencia de 3 vitorias em nenhum momento da temporada!Desde o incio o time faz 2 bons jogos e depois "espalha a farofa", e ñ preciso nem comentar q assim fica IMPOSSIVEL pensar em SUPERBOWL

Paulo Sorocaba disse...

Verdade, Juce.

Minha esperança que os 49ers, tenha um resultado parecido com os Giants, no ano passado.

Foram irregulares na temporada e depois venceram o SuperBowl.

E esperar pra ver.

Gui disse...

Eu não vi o jogo, mas acredito que o playcalling tenha sido ruim denovo. Isso já aconteceu várias vezes esta temporada, com o Alex Smith e com o CK.. Assim fica foda!
A verdade é, essa troca de QB não deveria ter acontecido, por mais animadora que pudesse ter sido. Quem acreditou que o CK iria ficar fazendo bons jogos sempre, foi tolo, me desculpem. Em algum momento da temporada ele ia jogar mal. Vendo os highlights, vi que os erros dele foram cruciais, mas até ai eu acho que são erros que ele não irá cometer novamente.
A verdade é, eu, pelo menos tive a sensação de que com o CK, nosso ataque fica melhor, mesmo que ele não tenha provado nada. Não sei, por mais que eu goste do Alex Smith (sempre fui a favor dele), quando chega em terceiras decidas, eu meio que já considero um third and out.. com o CK não.. mas isso só o tempo vai nos provar, certo?
De qualquer forma, acredito que o Alex Smith não volte essa temporada, se o Harbaugh fizer outra troca de QB, ai o tive vai pro saco de uma vez por todas, o CK nunca vai virar um bom qb e a gente já era.

Leonardo disse...

Aguardando os pedidos por AS.

Anônimo disse...

O que eu temia ocorreu e com requintes de crueldade. Nosso ano está por um fio!

Ou CK faz aquilo que ele ainda não está pronto para fazer, e quanto a isso não preciso de mais amostra,o rookie-ness do garoto é evidente, lascivo.. Ou a barca afundou..

E cara, Alex Smith com um sorriso amarelo preso na face.
Essa pode ter sido a pior escolha de um coach em muuuitos anos na NFL, vai ser pelo menos a mais comentada,a mais criticada. QUE ESPALHADA DESNECESSÁRIA.

A não ser que CK faça aquilo que não pode.

Aconteceu. =(

kado

juce disse...

Por favor, tem uns comentários q parece q o nosso time é o Kansas City.
Esse pessoal q ta colocando a culpa toda pela derrota na troca de QB, daqui a pouco vai ta culpando o Harbaugh ou o Kaep tbm se a "patroa" colocar umas "aspas" em vcs???????

Estamos 8-3-1 e é obvio q estaremos na pós temporada, pq se perdermos ou de Arizona ou de Miami, bom, aí é melhor ficar de fora mesmo!!!!!!!!!
E outra, se formos de Wild Card, os ultimos 2 campeoes de SB foram com Seed #6 e seed #4 , Green Bay e Giants respectivamente e com campanhas de 10-6 e 9-7.
Então a meu ver nada está perdido.

Agora ,como coloquei no comentario anterior, oq me preocupa é q ñ conseguimos ainda nenhuma sequencia de 3 vitórias seja com AS ou com Kaep!!!!!!!!!!

Junior disse...

Enquanto isso nada do nosso maravilhoso Jim usar nossas primeiras escolhas no draft esse ano. Parece que a equipe oscila quando nosso coach também. Nosso OC também não está mostrando resultados, nosso ataque aéreo é péssimo e o playcalling terrível.

Rafael disse...

Ainda bem que não vi o jogo.
Aliás, meus times em tudo que é esporte perderam ontem, lamentável!
Um problema agora é, e SE o Harbaugh resolver voltar o Alex, como ele vai fazer isso? E se faz e não dá resultado?
Ele se colocou numa situação complicada ...
Sobre a classificação, ainda acho que aquele empate imerecido (era pra termos perdido) vai fazer a diferença no final.

Francisco disse...

O maior problema na minha opinião foi, o QB sentiu pressão e mostrou q ainda é novo, ele tem q aprender a soltar a bola antes, pensar melhor e o coisas do tipo, isso num se aprende em 3 jogos, ele vai ser bom se resolver os problemas q tem.
Agora sobre o AS, será q o cara tá com confiança nele mesmo, ele foi queimado pelo time de uma forma muito ruim, eu chego até achar q foi traição, se o AS num tiver inseguro o time vai jogar o feijão com arroz q sempre deu resultado.

Ps.: Q q tá acontecendo com o Kicker? Ele acertava tudo ano passado, esse ano ele erra nos momentos mais importantes!

Junior disse...

Parece que o LaMichael James tem chance de estreiar em breve, informação do GM Trent Baalke. Só falta alguma noticia da nossa primeira escolha do draft também poder ter uma oportunidade, A.J. Jenkigs

José Lages disse...

Demorei pra postar minha opinião porque queria pensar muito sobre o caso e cheguei a uma conclusão. Após analisar tudo que foi dito contra ou a favor, com otimismo (quase nada) ou pessimismo com relação à controvérsia de QB e posterior derrota estava pronto pra dizer o seguinte:

Harbaugh fez a escolha errada largou uma mão boa e justa e apostou tudo no trunfo. Agora se o trunfo não for suficiente fica sem nada.

Se fosse bom executivo (e HC o são), ele teria feito a aposta segura, manteria Alex e, quando ele empacasse (de novo), lançaria o garoto. Não seria criticado e estaria numa posição confortável, tentando melhorar o time. Mas JH não é um bom executivo, ele é um excelente executivo.

Eu estava pronto pra dizer que JH foi com muita sede ao pote e está agora com tudo por um fio... Mas percebi que estamos numa posição MELHOR do que ano passado.
Smith é um QB regular, inteligentíssimo (não faz m...), mas sem braço ou coragem de lançar na fogueira (quando WRs estão marcados). Quando mais precisávamos dele ele NÃO correspondeu. Explico: o jogo contra NO foi sensacional, histórico, mas contra os Giants, (lembrem-se!!!) tivemos a bola um trilhão de vezes e se marcássemos um TD, uma 3ª descida, estávamos no SB com ou sem Muffs ou turnovers não dados. Ele teve inúmeras chances e não aproveitou nenhuma, sequer tentou! Jogava a bola fora. 3 and out all day long...

Harbaugh pensou: SE conseguisse levar o time para a mesma situação que ano passado, perto do SB, o garoto aproveitaria as chances e nos colocaria lá. Ele tem a coragem, o braço e o talento.

A grande questão era “SERÁ” que o garoto consegue nos colocar onde o Smith deixou ano passado? O AS já mostrou que chega até a final de conferência, mas e o garoto?

Com esse dilema o bom administrador faz o quê? Avalia seus objetivos: JH não quer perder de novo na conferência, ganhar um tapinha nas costas e um prêmio de melhor HC. Ele quer o anel que não ganhou como jogador. Ele, mas do que ninguém, sabe que o 2º colocado é o 1º derrotado.

Ele percebeu que CK é nossa melhor chance de GANHAR o SB, talvez não a melhor chance de CHEGAR lá. Se chegar, dá pra ganhar. Se chegasse com Smith, iria depender do time adversário fazer besteira como o Jacobs quase fez no turnover não dado...

Harbaugh está jogando “ou vai ou racha”, mas vem cá, essa não é a filosofia de cada down do football?

Com cabeça de jogador, vontade de torcedor e administração de CEO, Harbaugh fez a melhor escolha possível para seu objetivo (não seria nosso?). Agora está com seu destino ligado à seu QB, mas hey!, não é assim que funciona na NFL? Bem-vindo, Harbaugh!

Façam suas apostas, JH fez a dele.

Nilton Sergio disse...

Lages, eu não poderia concordar mais com o seu raciocínio. Como eu disse numa coluna anterior, Harbaugh será julgado pelo resultado, mas ele não liga pra isso. Vencedor que é, ele aposta quando tem convicção, quando acha necessário. E está disposto a aceitas as consequências. Alex Smith é o contrário (nunca aposta no próprio braço quando vê um WR marcado), por isso ficou pelo caminho...

Moisés disse...

O jogo contra o Miami vai ser um grande tira-teima para o Harbaugh: se o CK brilhar, continua. Se não pode pintar AS no SNF contra os Patriots..

DR Buss disse...

José Lages, perfeito seu comentário. Aparentemente(só São 3 jogos como titular) o Colin tem uma coisa que o Alez Smith não tem: talento.

Mas a derrota contra o Rams pode ser creditada na conta CK.

E agora é manter o CK e torcer para que ele continue com confiança, até porque temos um grande jogo terrestre e uma excepcional defesa.

Por fim, perder para Miami vai ser o fim da picada e da temporada

Roberto Gherardini disse...

Nilton, tive que esperar bem mais de um ou dois dias para esfriar a cabeça. De domingo para segunda eu nem consegui dormir; relembrei os tempos em que apanhávamos do Dallas nos play-offs da década de 90 por lances bobos (geralmente interceptações do Steve Young). Tenho que lhe dar razão sobre o Akers: não dá mais. Hoje soube que tem um brazuca que ganhou o prêmio de melhor kicker no Universitário: tal de Caio; é para se pensar na próxima temporada, apesar de ser um fã do Akers desde os tempos de Eagles. Como a maioria dos seus seguidores, espero que tenhamos esgotado a quota de lances idiotas e que isso não aconteça nos play-offs. Estaremos lá, não tenho dúvida e acho que com field advantage (haja vista que não há nenhum bicho papão na NFC e o Atlanta vai apanhar em casa no primeiro jogo da pós-temporada). Mais uma vez, parabéns pelo blog e a todos pelos comentários