06/12/2012

27 anos depois...

No longínquo dia 20 de janeiro de 1985, San Francisco 49ers e Miami Dolphins entraram no campo da Universidade de Stanford para disputar o 19º Super Bowl. Joe Montana e Dan Marino eram os QBS e o resultado, 38 a 16, deu ao Niners seu segundo título da NFL.

Pouco mais de 27 anos depois, o Miami visita a California para outro "Super Bowl"... pelo menos é assim que vejo a próxima partida. Deixemos de lado a controvérsia Alex Smith-Colin Kaepernick; a dúvida se Jim Harbaugh está ou não dividindo o vestiário; o desempenho pífio e a derrota para o St. Louis Rams. Acreditem, a presença do 49ers nos playoffs depende desse jogo. Vamos aos fatos.

- Em primeiro lugar, o Dolphins é muito inferior. Tem feito seus progressos na temporada, com o talento de Ryan Tanehill e o trabalho competente e honesto de Joe Philbin. Porém, temos uma equipe mais completa em todas as facetas do jogo e somos amplamente favoritos. Uma derrota em casa destruirá a confiança do time justo no momento mais decisivo, ainda mais depois do que aconteceu em St. Louis.

- Nossa liderança na divisão é frágil. No domingo, o Seattle, que está 1,5 jogos atrás, recebe o horroroso Arizona Cardinals. Acreditar que vai dar zebra nesse jogo é um exercício de otimismo que, sinceramente, está além das minhas possibilidades.

- Atenção para nossa tabela depois de domingo: New England  e Seattle fora de casa e Arizona em Cisco. Podemos admitir facilmente que a sequência será um 1-2. Uma eventual derrota para o Miami, seguida de insucessos em Foxboro e Seattle, poderia muito bem fazer o jogo contra o Arizona não valer mais nada...

- Para terminar o post com um ângulo positivo, nossos adversários têm ajudado e, mesmo com a dinâmica  "2 jogos bons seguidos de 1 ruim" ainda estamos na corrida por uma folga na primeira rodada dos playoffs. Uma vitória convincente em Miami pode nos dar o impulso necessário para tentar uma zebra em New England. Apesar de difícil, um triunfo em Seatlle é totalmente possível (conseguimos no ano passado e jogo entre rivais de divisão é sempre imprevisível). Com essas eventuais três vitórias e uma ajudinha externa, de repente a partida contra o Arizona poderia se transformar num treino para o QB Scott Tolzien, os rookies AJ Jenkins e La Michael James etc.

O palpite desse blogueiro é San Francisco 24 X 6 Miami Dolphins, com grandes atuações de CK, Frank Gore e Navorro Bowman. E vocês, o que arriscam?

26 comentários:

Igor Mello disse...

Acho que pode sim ocorrer uma ZEBRA em New England...Rezo para que os Niners ganhem todos os jogos restantes, temos que ser otimistas. Já no jogo contra os Dolphins vitória nossa por 31 x 13 com , GORE, CK, e PW jogando demais!!!!

Nic disse...

Temos que ir com calma, se concentrando em cada rodada.

fazendo a nossa parte jogo a jogo.


Domingo aposto numa boa vitoria, tipo, 35 a 10.

Anônimo disse...

Oremos!!!

kado

Roberto Gherardini disse...

Eu tenho esse jogo do Superbowl em DVD. A cara do Marino assistindo às jogadas do Montana é impagável: ele fica boquiaberto. Bons tempos e boa lembrança Nilton. Que o placar se repita !

Paulo Sorocaba disse...

Eh, parece que vamos ter a estréia de A.J. Jenkins, neste final de semana.

juce disse...

Primeiro tempo + dificil doq imaginava..........de bom a "estreia" de L. James

paulo sorocaba disse...

Pra variar ganhamos correndo.

Gui disse...

Apesar da vitória, o jogo foi horrivel..
Mais uma vez o playcall foi horrivel, muito conservador, espero que estejam planejando algo para os playoffs.
Deste jeito, não adianta nada ter colocado o CK, o alex pelo menos mudava as jogadas..

enfim, espero que as coisas mudem

juce disse...

Concordo com os comentarios anteriores.......e alguem me explica aqles 2 pedidos de tempo, no mesmo drive, ainda no #3 quarto??????? E depois aqle desafio pra ficar sem pedidos de tempo faltando ainda 14 min pro final e com o jogo apertado????????

Anônimo disse...

Outra coisa, pra mim foi interferência no passe naquela bola por Moss na end zone.

Paulo Sorocaba disse...

Concordo com os comentários,

Playcall muito previsível,

Desafio pedido errado( o passe para o Randy Moss foi clara a interferência, e nessa jogada não foi pedido desafio),

Os time outs todos fora de propósito. (O SF tava jogando no Candlestick, em casa...)

A único jogada boa foi da corrida do CK, para TD.

Não vi as estatisticas, mas parece que CK, sofreu uns 5 sacks? q isso linha ofensiva?

Paulo Sorocaba disse...

Coisas boas no jogo de ontem:

Lamichael James, o garoto entrou e deu conta do recado,

Crabtree e impressionante como ele consegue mais jardas depois da recepção,

Aldon Smith e Justin Smith, monstros.

Frank Gore, outro monstro.

Junior disse...

Vejo mais pontos negativos que positivos. Entre os positivos a estreia do La Michael James. Ele foi muito bem! Nossa secundária foi ótima na cobertura. O trabalho dos LB´continua excelente. No ataque destaque a consistência do Crabtree, o dinamismo do Frank Gore e do já citado La Michael James. NOssa OL continua horrível mas melhorou no 2 tempo fazendo bons bloqueios para algumas corridas. CK demonstra ter braço mas ainda não domina o playbook. Destaque para sua corrida no TD das vitória.

Pontos negativos: Playcalling horroroso, pavoroso!! Com essas chamadas perderemos nos playoffs; O Jim fazendo aqueles timeouts sem sentido!! A impressão que dá é que ele não confia no grupo, que em momentos decisivos pode por tudo a perder. Ele fica aflito e desesperado em determinados momentos do jogo. É preciso estabilidade e inovar em momentos difíceis, desespero não ajuda. Aquele desafio foi sem noção, se precisássemos de timeouts no final teríamos perdido o jogo; OL como já citada, é pavorosa, por vezes não da nem 3 segundos ao qb quando pressionada. Fica difícil assim!!; Nosso special teams deixa a deseja, Ted Ginn JR nunca avança acima das 30 yards contra o Miami!! Ta difícil hein?

obs: Contra o Patriots vamos ter que tirar um ou dois coelhos da cartola para vencemos. O jeito é força no jogo corrido e a defesa está bem agressiva pressionando muito o Brady. Precisamos vencer o próximo jogo pq Seatle não perde para os Bills!!

Paulo Sorocaba disse...

Hahaha, pelos resultados ganhamos do New England, e perdemos para o Seatle.

Sempre duas vitórias seguidas, e depois uma derrota, ou um empate.

Vejam a sequência:

Schedule 2012
Week Date Opp Info
1 9/9 @ GB W 30-22
2 9/16 vs. Det W 27-19
3 9/23 @ Min L 24-13
4 9/30 @ NYJ W 34-0
5 10/7 vs. Buf W 45-3
6 10/14 vs. NYG L 26-3
7 10/18 vs. Sea W 13-6
8 10/29 @ Ari W 24-3
9 Bye Week
10 11/11 vs. StL T 24-24 (OT)
11 11/19 vs. Chi W 32-7
12 11/25 @ NO W 31-21
13 12/2 @ StL L 16-13 (OT)
14 12/9 vs. Mia W 27-13
15 12/16 @ NE
16 12/23 @ Sea
17 12/30 vs. Ari

Roberto Gherardini disse...

Não gosto de enaltecer as qualidades dos Niners, ainda mais num jogo que deveria ter sido fácil (e não foi) contra o pavoroso Dolphins. Porém, diante de tudo que foi dito aqui (e para ser do contra) vou defender o Harbaugh pois: primeiro, achou a posição do nosso CB Culliver, qual seja: marcar TEs. A impulsão dele é excepcional; segundo, é por Nilton, viu porque draftamos o LaMichael James ? Mais um ponto pro nosso Harbaugh; terceiro, é mais fácil o M. Sanchez aprender a jogar bola do que o Harbaugh ficar calmo durante o jogo. Só temo pela sua saúde (espero que não tenha uma parada cardíaca nos play-offs); quarto: se a derrota para o St Louis poderia ser creditada na conta do Kaep, a vitória contra o Miami também é sua. Ainda na polêmica, não aguento ver a cara de m.. do Alex Smith após cada pontuação nossa, ainda mais quando efetiva a participação do Kaep. O Harbaugh pode até não ser campeão da Conferencia e do Superbowl com o Kaep, mas ele tem certeza que não será com o Alex Smith. Acho que é hora de passarmos boas vibrações para o time (ao menos para quem, como eu, acredita nisso). Nilton, para não esquecer, prendo a respiração até em ponto extra chutado pelo seu "querido" Akers.

Leo disse...

O Fato é que não estamos jogando bem e perdemos nosso "momentum" na divisão.

juce disse...

Roberto, onde assino?????????

Nilton Sergio disse...

Boa Roberto! Concordo com você em quase tudo. O meu momento "quase peido e falo fino" é quando, após cada corrida, a câmera fica o Frank Gore nas sidelines.. sempre acho que ele se machucou e, com a lesão, nossa temporada foi pro ralo...

Junior disse...

ué, mas o La Michael só entrou pq o Hunter, Jacobs estão machucados. Se depedendesse dele o Hunter continuaria normalmente, não que o Hunter seja ruim, mas se gasto uma escolha alta para draftar alguém tenho que utiliza-lo!!

Cade nossa primeira escolha nesse draft? A.J que prometia ser uma trela e que nesse ritmo nem vai ser utilizado. Não podemos nos dá ao luxo de gastar uma escolha na primeira rodada assim.

Quero que o amigo explique os timeouts sem sentido utilizados pessimamente. Quero entender também pq o Jim não diversifica o playbook. Por falar nisso alguém viu o VERON DAVIS nessa temporada? É uma vitima do péssimo repertorio de jogadas. NOsso oC foi escolha do JIM da época da STANFORD.

Nosso HC é excelente, fez milagre recuperando nossa franquia mas tem decisões questionáveis nessa temporada. Precisavamos de reforço no nosso special teams desde do ano passado e não tivemos. Nossa OL piorou e merece uma atenção especial.

Junior disse...

Eu só quero deixar claro que não sou louco de questionar a competência do nosso HC. É um vitorioso. Foi assim em Sanford e será no 49ers, como na temporada passada foi mostrado. Todavia, em NFL é preciso aprender com os erros e fazer ajustes finos, ajustes que fazem a diferença entre um SB ou ser um mero contender. Nós temos uma ótima herança de power rushing game e fizemos apostas para temos mais resultados no jogo aéreo e que o ataque fosse mais produzido. Como observou bem o Nilton seremos julgados pelo resultados nessa temporada. Se perdemos e ficamos pelo caminho será preciso aprender com os erros dessa temporada e mudamos. Saints, packers e Giants venceram o SB com um qb e um ataque aéreo forte. Claro que a defesa é importante, mas sem um ataque decente, hoje em dia, não se vence um SB, assim se draftou um cara que seria nosso Dez Bryant então temos que usa-lo.

Anônimo disse...

Assino embaixo no que vc disse a respeito do vernon davis, um TE com o talento que ele tem para fazer recepções ficou de uma hora para outra subutilizado em seu playbook, nao da pra ficar no estilo "running the football" o tempo inteiro, perdemos a consistencia no jogo de passes.

e o CK se expondo desse jeito uma hora vao quebrar ele no meio como fizeram com o michael vick, ja esta ficando manjado ainda insisto que foi um erro tirar o AS para colocar o CK quero ver nos playoffs o que isso vai dar.

Alessandro

José Lages disse...

Os timeouts foram pra não perder jardas por "delay of game" do CK7.

Roberto Gherardini disse...

Calma aí galera: Estaremos nos play-offs, ainda que no wildcard e aí o Harbaugh vai mostrar o seu playbook; Ano passado teve até passe para o Sopoaga, lembram ?ele está escondendo o jogo. AJ Jenkins e Vernon Davis serão nossas armas secretas, mas lamento informá-los que seremos campeões da Conferencia com um ou dois TDs do Randy Moss !!!

Roberto Gherardini disse...

Junior, acho que o Jacobs não está (e não estava) machucado, mas falou demais e foi suspenso até o final da temporada regular. Mais uma vez, o Harbaugh deve estar certo, mas eu queria vê-lo jogar mais... Uma pena ! Ainda bem que é uma posição muito bem servida no Niners. Pelo menos tiramos ele dos smurfs !

Junior disse...

Nossa que passada de carro o patriots deu no Texans. Simplesmente destruíram a melhor equipe da NFL. Sinceramente só hospitalizando o Brady para temos chance de vencer esse jogo.

Roberto Gherardini disse...

Junior, Tom Brady é o baralho, com uma defesa como a nossa, ninguém nos segura. Pra mim, foi a previa do Superbowl ... Go Niners. E o fake punk com o first down do Goldson... Au, au, au, Harbaugh é genial !