13/11/2012

Quase derrota ou quase vitória?

Saudosos leitores do Blog 49ers Brasil,

Após merecidas férias e viagens (que infelizmente me fizeram perder o Monday Night Football no qual humilhamos o Arizona), estamos de volta às nossas postagens. E nada melhor e pior (empate de sentimentos!) do que retornar comentando o mais estranho jogo de futebol americano que já assisti. De longe.

Uma minoria certamente pensou que o melhorado St Louis nos daria trabalho. E acredito que houve até quem apostasse alguns míseros dólares no Rams, em Las Vegas. Porém, se alguém disser que acreditava em um empate, é melhor internar no hospício. Brincadeiras à parte, se o resultado não foi o que esperávamos, principalmente pelo jogo ter sido no Candlestick, acredito sinceramente que temos de nos aliviar por não ter acabado o domingo com a terceira derrota. O time não jogou bem, perdeu seu QB titular (que se não é o que há de melhor na NFL, pelo menos domina o playbook e tem a confiança da equipe) e viu o adversário simplesmente fazer de tudo para não ganhar. Tirando o field goal não convertido de David Akers na prorrogação, o Niners sempre esteve muito mais perto de perder. E, com o empate, manteve a liderança relativamente confortável na divisão. Abaixo, vamos analisar os principais pontos que nos levaram à quase derrota. Ou quase vitória.

- Contra números não há argumentos. Nossa defesa cedeu nada menos do que 458 jardas (sendo 159 terrestres) para o ataque do Rams, que, convenhamos, há anos não é o forte da franquia. Nossa secundária fez o medíocre WR Danny Amendola parecer um hall of famer, enquanto Steven Jackson mais uma vez mostrou que sempre arruma motivação extra para enfrentar o Niners (101 jardas e 1 TD corrido).

- Se alguém pode levantar as mãos e agradecer aos céus pelo empate, trata-se de Brad Seely, nosso técnico de times de especialistas. Dois fake punts que resultaram em first downs decisivos (dois na mesma temporada já seria inaceitável). E mais um FG não convertido de David Akers, o que me dá a certeza que em 2013 precisamos de um novo kicker.

- Me perdoem se estou sendo excessivamente crítico. Só que não consigo entender porque a liga em geral tem um entendimento tão bom da nossa linha ofensiva. Tudo bem que o nosso jogo corrido continua monstruoso. Porém, nenhum dos dois QBs teve conforto nas jogadas de passe o jogo inteiro! Houve momentos em que Colin Kaepernick teve de correr para salvar a vida, enquanto eu me perguntava quem seria o QB de emergência que assumiria, caso ele também se machucasse. No próprio OT, um sack arruinou a última chance de chutarmos outro FG e nos obrigou a devolver a bola para o Rams, o que quase nos leva à derrota.

- O problema vem desde 2011 e parece sem solução. 2 de 11 em terceiras descidas (18%). Assim não se ganha do Rams e muito menos das pedreiras que temos pela frente (Chicago, New Orleans, Seattle...)

- Para terminar com uma nota positiva, Colin Kaepernick foi colocado no fogo e mostrou que pode ser o futuro da franquia (mesmo os defensores de Alex Smith concordam que ele não durará para sempre, não?). Ótimos scrambles, alguns belos passes e maturidade diante de um desafio monstruoso. Se tiver humildade e paciência para continuar aprendendo, vai muito longe na liga.

O próximo jogo é dificíl e decisivo. No Monday Night Football e mais uma vez em casa, teremos pela frente o ótimo Chicago Bears, numa partida que pode ter amplas e bipolares ramificações nos playoffs. Uma vitória deixa o time controlando seu destino para conseguir folga na primeira rodada da pós-temporada. Uma derrota pode ameaçar até a liderança da divisão e nos jogar em uma descendente que acabaria a temporada em dezembro- basta ver o restante da tabela para entender.

O status dos QBs titulares dos times é incerto, após concussões sofridas no domingo. Minha aposta é que ambos jogam! O que vocês acham?

Atualização: para quem entende inglês, vale a pena dar uma lida nessa matéria, cujo link está abaixo, mostrando o quanto o time como um todo foi desastroso.

http://www.csnbayarea.com/football-san-francisco-niners/niners-talk/49ers-film-review-vs-Rams?blockID=801369&feedID=5936

2 comentários:

juce disse...

Seja bem vindo Nilton, mas ñ abandone o blog assim novamente rsrsrs.
Perfeita sua analize, nada a acrescentar.Só diria q pelo decorrer do jogo, tenha sido uma vitória esse empate!!!!Pqp como o time jogou mal!!!!O único q se salvou foi Aldon Smith, q parece ter voltado a "velha" forma.
Aqles Fake Punts, quase me fizeram quebrar a tv e qto ao Akers ta mais q na hora dele ser "cobrador" de bondinho!!!!

Anônimo disse...

O time como um todo nao jogou bem, mas foi realmente estranho a sensação que me passou e que as equipes nao queriam a vitoria! agora nossa ofensiva ficou mais dinamica com o CK, talvez o AS nao jogue contra o Bears devido essa comoção e o JC que e o QB do bears tb esta ameaçado sera um jodo de defesas e baixo placar

alessandro