10/09/2012

Uma estreia para calar bocas (inclusive a minha)

O ano mudou. A tabela mudou. O corpo de recebedores mudou (e muito!). Mas, a julgar pela estreia de ontem, o 49ers fez questão de mostrar ao mundo que é possível manter a fórmula de sucesso (e o sucesso em si) da campanha mágica do ano passado.

A vitória por 30 a 22 em pleno Lambeau Field- onde não vencia desde 1990- veio para calar a boca da maioria dos analistas, que previam um triunfo do Packers- o anfitrião que vos fala, inclusive! Reparem, abaixo, como as principais características do jogo de ontem se assemelham com a caminhada que levou o Golden Rush à final de Conferência em 2011.

- O time cuidou bem da bola e não permitiu nenhum turnover à defesa do Green Bay. Jogando fora de casa e contra um ataque poderoso, não ceder um "campo curto" é primordial.

- Alex Smith não lançou nenhuma interceptação. Querem mais? Lançou dois TD´s para Randy Moss e Vernon Davis. Mais ainda? Seu passer rating foi de 125,6, enquanto o MVP da temporada 2011, Aaron Rodgers, ficou com 93,3. De quebra, Smith quebrou o recorde de Steve Young de passes completados sem um turnover.

- Não satisfeito em quebrar, em 2011, o recorde de FG´s marcados (44), David Akers escreveu seu nome na história mais uma vez, ao acertar uma patada de 63 jardas. Trata-se do mais longo chute convertido na liga, empatado com outros três kickers. Akers foi perfeito na partida marcando outros dois.

- O ataque foi balanceado, mas o jogo corrido novamente dá mostras que vai nos garantir muitas vitórias, com o inesgotável Frank Gore comprovando porque é considerado um dos melhores RB´s da liga. Seu TD de 23 jardas entrando de costas na endzone após quebrar um tackle, para mim, é prova que Kendall Hunter, LaMichael James e até Brandon Jacobs estão ganhando um belo salário para aprender como se corre nessa liga.

- Elogiar a defesa do Niners é até monótono. Mesmo assim, é injusto deixar de citar que o Packers conquistou meras 45 jardas pelo chão. Para se ter uma ideia, o RB reserva do Niners no jogo, Kendall Hunter, sozinho, conquistou apenas quatro a menos...

- A cobertura se segurou bem contra um dos melhores QB`s da história e seu poderoso ataque aéreo. Destaque para a interceptação de Navorro Bowman (que terminou o jogo com 11 tackles!) e passes desviados de Tarell Brown e Chris Culliver.

- O destaque negativo fica por conta da linha ofensiva, que permitiu três sacks e muita pressão em Alex Smith. O LT Joe Staley não encontrou respostas para Clay Matthews (2,5 sacks). Algo para se corrigir durante a semana!

Enfim, uma vitória com a cara de 2011, que nos dá muita moral para o restante da temporada. O próximo jogo é domingo que vem, no Sunday Night Football, a partir das 21h30 contra o Detroit Lions no Candlestick Park. Adversário de talento, mas que ontem teve de suar sangue para vencer o St. Louis Rams em casa, nos 10 segundos finais....

Go Niners rumo ao 2-0!

7 comentários:

Rafael disse...

Partidaça mesmo! Fui do receio ao entusiasmo, hehehe
Uma pena alguns erros da arbitragem, entre eles a anulação do que seria um sack monstro de 11-12 jardas, do Aldon Smith!
Go Niners!

Dudu disse...

NS, como disse no outro post, acredito que 2 de 9 em terceiras descidas tambem tenha sido um destaque negativo. Isso foi problema ano passado. Olhando o tempo de posse de bola da pra ver que nem fez tanta falta. Desta forma, se tivessemos convertido ai mais umas 3 oportunidades a vitoria teria sido mais facil =).
Rumo ao 2-0!

Nilton Sergio disse...

Dudu, concordo que as conversões de terceira descida são um problema. E é bom que isso seja trabalhado, porque não podemos contar com a defesa todo o tempo, principalmente com a tabela feroz pela frente!
Nos resta torcer para que o Greg Roman trabalhe isso. Até porque realmente merecemos vitórias com menos emoção...rs.. ainda é setembro, po!
Sobre a arbitragem, Rafael, fiquei mais revoltado com o flagrante bloqueio pelas costas, ignorado pelas zebras, que possibilitou o retorno de punt para td do GB. Sem isso, a vitória teria sido ainda mais sussa...

Anônimo disse...

Mas afinal porque o La Michael James não jogou?

Anônimo disse...

engraçado eu vendo a surra do clay no staley, o joe staley me pareceu bem magro, ai fica facil pro clay

Junior disse...

Rapaz o Clay Matheus realmente deu um baile no Staley.

Anônimo disse...

A vitoria do niners foi impressionante pq nao e facil jogar no lambeau field, o lamichael james assim como o AJ jenkins e outros acho que so o trenton robinson jogou no special teams, por tudo o que foi dito do jogo so faz nos deixar felizes por ver novamente a filosofia de bill walsh ser implantada nos 49ers novamente atraves de seu discipulo jim harbaugh.

vic fangio de parabens comseus impressionantes esquemas jogando em dime defense a maior parte do tempo, tarell brown teve uma partida impressionante. navorro bowman no unico takeaway do jogo parede que esta na injury list.

Os novatos estao aprendendo o sistema da mesma forma como o walsh fazia com os novatos na epoca dele e assim que se constroem times campeoes.

Alessandro