11/10/2011

O 49ers voltou. E o 49ers Brasil também.

Foi um longo inverno. Mas, aos poucos, os raios de sol começam a ser sentidos nos rostos dos torcedores.

Sim, o 49ers está de volta. Com um retrospecto de 4-1, o melhor desde 2002 ano que, coincidentemente foi o da última participação do time nos playoffs. E tenham em mente que esse 4-1 é bem diferente do 3-1 de 2009.

Dessas 4 vtórias apenas uma foi contra um adversário considerado fraco: o Seattle Seahawks. As outras foram contra adversários bem mais sólidos, ainda que não espetaculares como Patriots ou Packers. Apenas duas foram em casa. As outras foram na zona leste do país, onde o 49ers há anos vinha tendo enormes problemas.

***

O motivo dessa reviravolta tem nome: Jim Harbaugh. O novo treinador do 49ers está fazendo o que era considerado impossível: mudando a cultura do time mesmo sem ter tido uma pré-temporada de verdade, por conta da greve.

Harbaugh apostou em Alex Smith quando 99% dos torcedores estavam a ponto de fisicamente assassinar o QB. Ele podia ter jogado sua temporada (e talvez até seu emprego) fora só com essa decisão. Mas Harbaugh não deu a mínima. Ele entende mais de ataque do que 90% dos mortais e por conta disso não cede a pressões de qualquer tipo. Ele tem um plano e não tem medo de passar por cima de quem for para implementá-lo, inclusive e, especialmente, da imprensa.

***

Pela primeira vez em sua história, o 49ers proibiu acesso da mídia aos seus treinamentos. Novamente, uma decisão que poderia ter custado caro Harbaugh. Ele só tinha a perder com essa medida afinal, ter a imprensa contra você é quase garantia de suicídio profissional (ver Dunga). Mas, como já vimos, Harbaugh não faz média. É o oposto da postura "vaselina" de Mike Nolan.

***

Os jogadores do 49ers não escondem a satisfação com a mudança. Todos, sem exceção falam sobre como o time está diferente, muito mais centrado. Quando o 49ers foi para o vestiário perdendo por 20 pontos do Philadelphia Eagles, Alex Smith e Frank Gore comentaram que não houve gritaria nem palhaçadas motivacionais. Eles simplesmente sentaram com os treinadores e analisaram o que tinha que ser melhorada.

Quando o 49ers, em 2009 foi para o vestiário em situação semelhante, Mike Singletary arriou as calças para o time...

***

O 49ers vai para o Super Bowl? Provavelemente não. Mas, após 9 anos é um time cuja estrutura se equipara a de qualquer outra equipe da liga. O que resta agora é tempo para Harbaugh e sua comissão técnica seguirem trabalhando e alguns novos jogadores para algumas posições-chave.

Em pouco tempo, o sol estará brilhando em definitivo.

13 comentários:

Anônimo disse...

Estamos de volta então.

ALEX

S
M
I
T
H

ELE MESMO.

Pois, eu nunca pensei que uma comissão técnica pudesse fazer TANTA diferença no desempenho de uma equipe. A gente sabe o quanto é importante, mas, da água para o vinho? Da água para o vinho, DE VERDADE.

5 jogos, 4-1, sendo a derrota foi no OT num daqueles jogos que podemos classificar como "acontece".

A postura mudou, o front seven da D é ESPETACULAR, ÁGIL E AGRESSIVO (quantas temporadas sem rushar os QBs adversários mesmo??)

e amigos...

NEWTÃO

CHORA NEWTÃO

O ALEX TA DEMAIS NEWTÃO
Se mostrando um QB eficiente. Seguro. Que faz as correntes andarem. O problema era mesmo A.Smith??? Ou OCs RIDÍCULOS, HC fanfarrões e falta de talento no elenco?

Não, A.Smith não é um gênio. Não é outstanding. Mas tem todas credenciais pra levar esse time aos playoffs tranquilamente, E MAIS, quem sabe o gostinho de vencer uma partida nas finais.


UM ABRAÇO GALERA, bora manter o blog movimentado que ESSE ANO A GENTE MERECE!

Abração!!!


Kado

juce disse...

aeeeeeeeeeeee
melhor noticia depois da bela campanha do niners!!!!!!!!
vamo la galera,vamos reativar esse blog.........
esse ano da gosto assistir nosso niners!!!!

Ayres disse...

Boa Gabriel!

Bom ver o blog em ação novamente.

GO NINERS!

New Tão disse...

Feliz pq o blog está ressuscitado, assim como (ao que parece) a carreira do Alex Smith...Mas, ainda estou desconfiado. Não dá pra negar que é de se elogiar só uma INT em 5 jogos. Mas ele ainda tem mto tempo pra espalhar a farofa... vamos aguardar..rs...

Andre Bogo disse...

Boa, Mury!!!

Estávamos todos com saudades do blog!

Realmente impressionante o que o Harbaugh tem feito....parece coisa de filme mesmo.

Concordo que o AS tá jogando MUITO, mas, considerando que ele tem anos e anos de fracassos nas costas, acho que só seria justo tirar o rótulo de bust e parar de criticar, de uma vez por todas, quando ele levar esse time aos playoffs....o que, ao que tudo indica, será esse ano

Acho que só perdemos essa vaga de playoffs para nós mesmos....os outros 3 times da divisão estão tão fracos que não duvido nada ficarmos com 5-1 ou até mesmo 6-0 na divisão (5-1 considerando uma derrota em Seattle)

Enfim, realmente tá dando gosto de ver esses 49ers! Agora temos que colocar pressão na galera da ESPN durante as transmissões pra eles transmitirem mais jogos, pq depender desses streams tá f***!!!

Anônimo disse...

Anotem aí. Alex Smith vai ser o MVP da temporada

CHUPA NEWTÃO!!!

Kado

Leo disse...

Uma cena simples que me impressionou bastante foi ver o Alex Smith sorrindo ao lado do campo. Mais que o sorriso. Ele parecia leve. Parece que tiraram 50 toneladas das costas dele.

E se nossa linha ofensiva melhorar...

Thiago Oliveira disse...

Saudade dos comentarios do blog! nao tinha mais onde expressar minha raiva pela derrota podre contra o cowboys ahahahaha.

Alex smith esta me surpreendendo!!!! e playoffs eh uma realidade!

essa de arriar as calcas eu nao sabia! que coisa riducula!!

Filipi disse...

Uou, maravilha que o blog voltou.

Conheci melhor o FA 4 anos atrás e graças ao blog me tornei fã no Niners e sua história vitoriosa.

Feliz da vida com esse começo de temporada do 49ers e agora com a volta das atualizações do blog.

Abraço!

Flávio Vieira disse...

estava me sentindo sozinho Gabriel, ao lado do Colts e do Pats, como os único a terem Blogs ativos.

E deve reconhecer com extrema inveja do treinador de vcs, que sabe-se lá porque o Dono do Miami, Stephen Ross cruzou o país e nada de o contratar.

Parabéns por voltar. e não suma mais por favor.

Dudu disse...

ooooooooooooo ninersbrasil voltooooooo ooooooooooo!!!

que beleza gabriel, cheguei até a lhe enviar um email mais no começo da temporada pra saber se você voltaria algum dia, hehehehe.

E já retormando a velha e polemica conversa sobre o AS, o cara ta jogando bem sim, mas ainda tem mto que provar. Enfim, mta calma nessa hora.

Ah, assinei o GAME PASS esse ano, que coisa maravilhosa! Eh um pouco caro sim, mas galera, vale a pena demais. Qqer um com uma inet duns 600k ve os jogos numa boa!

Anônimo disse...

Parabens Gabriel pela volta do Blog, que assim como o 49ers ressuscitou!!! hehehe.

Jim Harbaugh levara o premio de HC do ano sem duvida alguma pela revolução la em SF.

Alessandro

Anônimo disse...

Parabens Gabriel pela volta do Blog, que assim como o 49ers ressuscitou!!! hehehe.

Jim Harbaugh levara o premio de HC do ano sem duvida alguma pela revolução la em SF.

Alessandro