08/02/2010

Comentários sobre o Super Bowl

Nota: Antes de mais nada, eu vou falar sobre QBs (e sobre o Alex Smith) neste post. Infelizmente, tem gente não percebendo que a intenção desse blog é propiciar um espaço para que os torcedores do 49ers possam conversar sobre o time. Eu não conheço nenhum outro torcedor do time de San Francisco pessoalmente. Acredito que o mesmo vale para 99,9% dos frequentadores do blog. E acho que todos concordam que é muito mais gostoso acompanhar determinado time quando você tem outras torcedores para conversar. Infelizmente, o que é para ser uma fonte de diversão está se tornando uma fonte de estresse.

Sou totalmente a favor da discussão. Mas discutir não é debochar. É argumentar, e é isso que eu espero que todos nós façamos daqui para frente. Qualquer comentário cujo único intuito seja provocar, será deletado (qualquer que seja a opinião nele expressa). Espero que todos entendam minha posição e sintam-se a vontade para debater calorosamente os assuntos.
Vamos ao que interessa, então.

Como todos que frequentam o blog sabem, ontem o Saints se sagrou campeão do SB pela primeira vez em sua história num jogo interessantíssimo. Um SB que para mim, mostrou a importância de um HC com visão e de um bom QB.

Tudo bem, não vou dizer que é necessário, um Drew Brees e um Sean Payton para chegar no SB. Em 2006 o Chicago Bears chegou lá com Lovie Smith e Rex Grossman. Porém, cada vez mais iso parece ser uma exceção. Se você quer formar um time de FA forte e que continue forte durante anos, HC e QB são as principais peças. E o jogo de ontem deixou isso claro.

Em primeiro lugar, é uma pena que o MVP, por definição, não possa ser dado para um técnico. Porque pra mim, se eu tivesse que escolher o principal nome do jogo, eu escolheria Sean Payton. Ontem nós vimos um treinador que não esperou o jogo vir até ele. Ele foi atrás do jogo. Ao invés de fazer o básico e torcer para que as coisas dessem certo, ele fez as coisas darem certo na marra. Se não conseguiu na 4a para 1, ele tentou no onside kick. E não tenham dúvidas, se o onside kick não tivesse funcionado, ele tentaria outra coisa em outro momento do jogo. De todos os SBs que vi, esse foi o jogo onde o HC mais teve impacto. Payton está no grupo de elite dos técnicos da NFL.

O outro cara que entrou para o grupo de elite da NFL foi o QB do Saints, Drew Brees. Agora, ele se junta a Manning e Brady. Brees mostrou que essa ainda é uma liga de QBs e uma liga que privilegia o jogo aéreo. O QB de New Orleans foi a maior contratação fe free agency da história da NFL, sem dúvida.

Claro que muitos estão pensando: porque diabos o 49ers não tentou Drew Brees? Bom, duas razões: quando Brees foi cortado, o 49ers já tinha draftado um QB com a 1a escolha overall. E segundo, Brees estava com o ombro estraçalhado. Vale lembrar que o Miami esteve com ele nas mão e optou por Daunte Culpepper. Portanto, eu não culpo Nolan/McCloughan por não o terem

Dito iso, a questão é, o 49ers está perto de ter alguém como Drew Brees? A resposta, pra mim, é não. Acredito que Alex Smith vai ter uma melhora significativa esse ano, mas esperar que ele vire um QB de elite nessa altura do jogo me parece irrealista. E como não há opções nesse ano, o 49ers precisará no mínimo de mais uma temporada para achar esse QB pois, ainda que Smith tenha uma melhora milagrosa e vire um QB top, ele só o fará ano que vem.

Agora, vale mostrar o outro lado da moeda. Peyton Manning viu ontem seu legado sofrer um duro golpe. Todo aquele papo de "melhor de todos os tempos" agora soa ridículo. E entretanto, assistindo o jogo de novo hoje, ele não foi a razão pela qual o Colts perdeu. Se eu fosse escolher um culpado escolheria o WR Reggie Wayne. Wayne não entrou em campo ontem e para mim ele teve culpa nos dois lances cruciais da partida. Na interceptação correu uma rota ridícula (parecia câmera lenta), e na 4th para o TD, deixou o passe de Manning escorregar entre suas duas mãos. Isso serve para mostrar que o QB não pode fazer de tudo também. Ele é o jogador mais importante do time, mas num certo momento, ele precisa que os companheiros o ajudem. Conclusão: a busca por um QB não pode deixar que o 49ers pense que o time está pronto. Precisamos de qualidade em diversos outros setores.

Por último, temos Mike Singletary. Eu não conseguiria imaginar um HC mais oposto de Sean payton do que ele. Payton usa a spread e acredita em passar para vencer o jogo. Singletary quer correr sempre que possível e só passar quando necessário. Payton busca o jogo. Singletary espera o jogo. Payton é uma das mentes mais genias da NFL e comanda tudo que seu ataque faz. Singletary assumidamente não se envolve nos gameplans, nem na defesa e muito menos no ataque. Seu grande trunfo é seu poder de motivação mas, até onde se pode chegar só com isso?

Acho que o 49ers pode chegar aos playoffs nessa temporada. Porém, se tivesse que apostar meu dinheiro, diria que nem Singletary, nem Smith (e provavelmente nem McCloughan) serão caras que ficarão 10 anos no time. Torço para que sejam, só não acredito.

Meu instinto me diz que, daqui a 2-3, no máximo 4 anos, a organização sofrerá nova reestrutração e teremos novos GM, HC e QB. Porém, torcerei até o fim para estar errado.
contratado.

21 comentários:

Dudu disse...

Excelente post gabriel (principalmente o inicio dele hehehe)

Enfim, concordo com tudo que voce disse. Ano que vem temos uma chance de chegar aos PO's e boa parte disto vai depender do jogo do A.Smith (que nao precisara ser excepcional, apenas regular).
Ainda veremos que novas perspectivas o draft trara ao nosso time. Eu, particularmente, estou muito entusiasmado com a possibilidade de draftar o Cj Spiller e algum OL que cause impacto imediato no time.
Eh esperar pra ver...

Rodrigo disse...

Fiquei muito satisfeito de ver essas 2 equipes no SuperBowl! Na minha opinião, se os Jets chegassem lá, seria coroar um futebol medíocre e sem brilho, baseado apenas em uma defesa forte e milhares de corridas. Depois que os Ravens ganha um SB assim, todo mundo acho que é possível... Menos mal que eles foram os únicos a conseguir esse feito.

Realmente o Sean Payton foi sensacional ontem e me fez lamentar não termos contratado o Mike Shanahan no final de 2008... Eu acho que o Sing tem sim seus méritos, mas que ele ainda estava (e continua) um pouco cru pra head coach. Já o Payton e o Shanny são "velhos lobos" em posições de coaching, já aprenderam quando e o que fazer em situações cruciais como 4th and 1, 3rd and long e outros momentos de tensão.

Infelizmente tenho que concordar contigo que vejo um novo re-building mode em curto a médio prazo pro 49ers... Acho até q o McCloughan já poderia ter caído depois da saída do Mike Nolan (com certeza ele não passa desse ano se não formos aos playoffs). E isso significa começar tudo de novo - achar um novo coach, draftar um novo QB, esperar que o QB aprenda o game plan, adquirir experiência, trazer novas peças, etc... E isso leva tempo (no caso do Saints, por exemplo, levou 5 anos)!

Unknown disse...

Otimo post, ótima analise. Concordo plenamente sobre Reggie Wayne, fez a rota em câmera lenta e ainda ficou parado, esperando a bola.
Parabens pelo post
abraços

Anônimo disse...

Olá..amigos..antes de tudo foi um grande jogo...concordo com voces..tenha uma pequena esperança que chegue aos Playoffs...mas vai ser na bacia das almas..acho que deveríamos ter algo impactante no Draft..tb acho que esse ano, mais entrosado espero muito de Crabtree.
Abraços a todos

Vitor Luiz - são Paulo

Nilton Sergio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel Mury disse...

Nilton,

Em primeiro lugar, um blog não é democracia. Ele tem um dono que por direito decide o que vai nele ser dito. Exemplo: se alguém vai na sua casa e xinga sua mãe, o que você faz? Você deixa pra lá para ser "democrático"? Acho que não, né?

E eu acho que você deveria ler de novo o que eu escrevi. O problema não são opiniões contrárias. Deixei claro que os assuntos do 49ers são para serem discutidos calorosamente, mas isso é diferente de PROVOCAR/DEBOCHAR.

Estou pedindo numa boa a todos os participantes, vamos duiscutir com argumentos, ao invés de ficar no "Fulano é isso" ou "Beltrano é aquilo".

Nilton Sergio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nilton Sergio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nilton Sergio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gabriel Mury disse...

Nilton, nem você nem ninguém aqui me incomoda.

E acho que eu não me expressei direito. Você pode dizer que acha o fula um lixo. Agora quando você repete a mesma coisa em todo santo post você esta apenas tentando provocar os outros e incitar briguinhas inúteis. É isso que eu quero evitar.

Fale de outra coisa. O roster do time tem mais de 50 jogadores e em breve chegará a 80. Você tem toda a comissão técnica e diretoria. Não há motivo pra ficar martelnaod em um jogador só.

Pense bem: aposto que ta todo mundo de saco cheio com essas picuinhas e muitas dessas pessoas concordam que o Alex Smith é um lixo. Elas só não veem porque ficar repetindo isso.

Dudu disse...

Nilton Sergio, numa boa, vou responder-lhe sem a menor intencao de lhe ofender.
A questao cara eh que todos ja conhecemos a sua opniao sobre o A.Smith, e eh irritante sim ter que entrar na pagina, ver q tem comentario novo, ficar ansioso por uma mensagem que tenha conteudo de fato e possa ser alguma nova info, e por fim ver que eh mais um de seus "A.Smith eh isso ou aquilo". Neste caso, ainda mais depois da demosntracao de irritacao por parte de varios integrantes desta "comunidade", sua msg soa como deboche. Parece q vc pensa "vou la irritar aqueles caras de novo" e vem aqui postar estas coisas sem sentido. Como voce mesmo disse, seu comentario nao tem conteudo, voce nunca apresentou embasamento algum para suas criticas contra o A.Smith.
Portanto, se quer ficar brincando de inventar complementos para o nosso QB atual, faca um novo "Blog no Nilton Sergio" e divirta-se. Qdo estiver pronto para discutir de fato sobre os 49ers, tenho certeza q aqueles que voce irrita hoje terao prazer em trocar ideias contigo.
Ah e antes q alguem pense alguma coisa do tipo "to achando q o blog eh meu", por favor nao cometam este erro, so to tentando ajudar na restauracao da paz aqui =D

[]'s

Nilton Sergio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Pela 1ª vez (nestes últimos anos pelo menos) eu não vejo a necessidade de uma completa reorganização no time do 49'ers. Estamos mto próximos da formação de um time prá ir longe nos PO. Prá mim, só faltam ajustes finos e um novo QB faria o 49'ers dar uma passo prá traz.
Temos grandes jogadores em posições chave, agora, é só fazer cada um render o seu máximo.
A divisão na próxima temporada já está garantida, já q só os Cardinals fariam frente prá gente, mas Kurt Warner se aposentou e eu não vejo tempo hábil prô Arizona se reestruturar.

Grande abraço

Unknown disse...

Não acredito que seja necessário uma mudança radical no time. Os niners contam com excelentes talentos no elenco (ex: willis, crabtree, gore, etc). Acredito que fazendo um bom draft e tendo um pouco de sorte e competencia na FA podemos acertar, pelo menos um pouco, nossas areas mais ruins. Exemplo é a OL, que precisa ser mais dominante. Temos um RB talentoso, mas que necessita de uma OL que lhe abra espaço. Nossa QB, apesar de não ser nenhuma maravilha, também nunca tem o minimo tempo pra fazer uma jogada. Chega a ser ridiculo as vezes, mal ele recebe a bola e já é sacado. E precisamo de um pass rusher forte, urgente. Acredito que melhorando isto, teriamos uma melhora significativa. Concordam??

Andre Bogo disse...

É,galera, acho que todos já tentamos encerrar essa discussão que não leva ninguém a nada. Acho que uma meia dúzia aqui já tentou,desde o fim da temporada regular, convencer o Nilton d que a maioria CONCORDA COM ELE q o A.Smith não é um QB digno da camisa que veste e etc e tal, mas parece q ele insiste em repetir a mesma ladainha.
Nilton, numa boa, faço minhas as palavras do Dudu: todos conhecem aqui sua opinião sobre o A.Smith e a esmagadora maioria (se não todos) concordam contigo. A questão é que realmente É UM SACO a cada post novo vc repetir o que vc sempre diz. Não te nego o direito de dizê-las, mas acho que vc + atrapalha do que contribui para o site repetindo sempre a mesma coisa. Honestamente, acho que o negócio evoluiu p um lado que está atrapalhando - tanto que vc levou vários participantes do blog, que CONCORDAM que o A.Smith é fraco, a "defendê-lo", de tão maçantes que eram seus comentários. Enfim, o que todos querem aqui é debater, não brigas de foice! Daqui a pouco estamos parecendo a torcida do Flamengo, que briga consigo mesma...
Acho que a única solução para o caso de vc insistir com essa postura é a dos outros participantes simplesmente ignorarem teus comentários, como já tinha dito antes e alguns aqui já fizeram...

Andre Bogo disse...

Quanto ao post em si: eu tava torcendo mesmo era p um Colts x Viks, quer dizer, pra Manngin vs. Favre. Seria o duelo dos q, pra mim, são os melhores dos últimos 10,12 anos...

Concordo que o Manning não foi o responsável pelo resultado - os Colts sofreram com os drops (algo que sabemos muito bem o que é, infelizmente). Tb a secundária deles levou um banho do Brees - tanto é que o Bush foi muito mais utilizado como recebedor do que no jogo terrestre.

Quanto ao nosso Niners: também acho que temos chance de título de divisao e, consequentemente, playoffs. Mais por demérito dos adversários que merito nosso, mas fazer o q?
Será realmente necessário reforçar a OL, disso ninguém discorda, para que o nosso "querido" A.Smith tenha pelo menos uns 3 segundos pra pensar (algo que não acho que ele alguma vez teve desde que chegou). Tb acho que poderíamos pensar em pegar mais um WR seguro - o Crabtree ainda precisa ser bem trabalhado e o o Josh Morgan não me passa a menor confiança.
Por outro lado, não me animo com o CJ Spiller. Acho o Coffee um bom backup...talvez seja uma boa opção para ser posto em negociações,quem sabe?

abraços

Dudu disse...

Bom Andre, com relacao ao CJ Spiller, nem conheco muito o jogador, so vi alguns videos e diversos comentarios por ai nos mock drafts. O que parece eh q ele eh um corredor de caracteristicas diferentes do gore, seria um complemento, alem de ser um bom retornador (dizem q possui muita velocidade). Ja seria pra tapar 2 buracos... O Coffee meio que me decepcionou nesta temporada =/

Alberto Gouveia Bulhões disse...

Realmente, o blog ficou muito melhor sem os comentários repetitivos sobre o Alex Smith. Devem ter aumentado em uns 345% os pageviews. Isso sem falar que os leitores estão bastante estimulados a continuar comentando. Tenho visto que aumentaram bastante as participações.
Parabéns !

Nilton Sergio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Impressionante esse kra

Rodrigo disse...

O nome disso é pirraça, eu fazia muito quando tinha 8, 9 anos...

Aqueles que tiverem disponibilidade - hoje haverá um chat ao vivo do colunista Matt Barrows as 17hs de Brasilia. Acredito que o draft seja o principal assunto do chat de hoje.

É bem interessante assistir pois ele responde as mais diversas perguntas dos participantes (inclusive a sua!)... Enfim, se vc tem um bom entendimento de inglês, vale a pena já que muitos assuntos são debatidos durante essa 1 hora de conversa - http://www.sacbee.com/live/