15/12/2009

Arizona Cardinals 9 x 24 San Francisco 49ers - RECAP

O palco estava montado para o triunfo do Cardinals. Kurt Warner estava 5-0 e jogos foram esse ano. O 49ers estava sem o único homem na NFL que consegue parar Larry Fitzgerald: Nate Clements. E Mike Ditka escolheu o Cardinals em seu palpite semanal (ele não havia errado em nenhuma semana até aqui).

Mas esqueceram de combinar com a defesa do 49ers.

Não me perguntem o que, mas algo acontece com essa defesa no horário nobre. Jogadores que até então vinham sendo alvo de pesadas críticas, subitamente jogam feito Hall of Famers. Sim, estou falando de você, Dashon Goldson! O FS foi provavelmente o MVP do jogo com 1 INT e 2 FF. Partida fantástica.

Também não há como não mencionar o OLB Ahmad Brooks. Para quem não o conhece, Brooks entrou na liga chieo de pompa e circunstância, draftado pelo Bengals. Lá, se tornou sinônimo de "underachiever", sendo tachado, entre outras coisas, de preguiçoso. Singletary viu algo nele e resolveu apostar. Pois bem: o cara respondeu com 3 sacks e 1 FF.

Com todas as críticas que se pode fazer a Singletary (e eu mesmo tenho muitas), uma coisa é inegável: ele parece ter um talento especial apra recuperar esses "casos perdidos".

O mais famoso ex-"caso perdido" é Vernon Davis que onteu pegou mais um TD, e tem todas as chances de bater o recorde de Antonio Gates, que recebeu 13 em 2004. Crbtree foi outro que mostrou todo seu talento fazendo ótima recepção e correndo para marcar seu seundo TD da carreira.

Porém, os dois continuam com o mesmo problema: muitos "drops". Acredito que com um training camp ano que vem, Crabtree irá corrigir isso. Já Davis, não. Penso que ele será assim toda sua carreira: um playmaker que terá suas "drops". O 49ers terá que se acostumar com isso. T.O. tem o mesmo problema e é um grande jogador (problemas mentais, à parte).

O QB Alex Smith fez um jogo mediano. Alternou bons momentos e outros bem ruins. Marcou 2 TDs e conseguiu importantes conversões de 3a descida no drive decisivo. É quela história: ele foi estatisticamente excelente contra o Seahawks e perdemos. Ontem foi mediano e ganhamos. Acho que ele prefere o segundo caso.

Mas a grande estrela do ataque voltou a ser Frank Gore. Desde o início do jogo, fiquei com a impressão que ele entrou com o orgulho ferido por ter sido pouco utilizado nos jogos anteriores. Correu com raiva, uma raiva que eu nunca havia visto nele.

Os playoffs ainda são um sonho distante. É possível? Claro, mas eu não apostaria nisso. O 49ers precisa parar de ser esse time vaga-lume. Na NFL, a menos que você tenha consistência, você jamais deixará de ser promessa.

15 comentários:

Rodrigo disse...

Bom, chegamos a conclusão do início da temporada - temos uma grande defesa, mas um ataque fraco... Sim, temos potencial no ataque mas ainda falta mto pra sermos um sermos um super bowl contender!

Do jogo de ontem, temos que destacar Goldson, q já fez mto mais esse ano que o Mark Roman em 3 anos. E tb Ahmad Brooks, que só o Singletary acreditava nele e tem dado certo nos últimos jogos. A insistência acabou valendo a pena.

Ai vc me pergunta o q falta no nosso ataque - OL e QB... mas QB?? O Alex Smith não tá jogando bem?? Até tá, mas ele é aquele cara q não se pode esperar muita coisa. Ele não é decisivo, não é um Drew Brees, um McNabb, what the hell, ele não é nem um Matt Schaub. Ele é um cara que te ajuda a ganhar jogo, mas não é o cara que GANHA o jogo pra vc. Claro que a história já fez QBs medíocres ganharem o SuperBowl, mas num time que já teve Montana, Young e Garcia, a torcida sente mta falta de um grande QB!!

Outro detalhe - o playcalling do Jimmy Raye tá melhorando, ele entendeu quais peças ele tem no time e com mais um tempo já vai saber como fazê-las funcionar.

Bom, agora só nos resta rezar por um milagre e observar os milhares de Bowls universitários para ver quem são os prospects que o 49ers pode draftar em 2010.

Anônimo disse...

acho que está mais claro do que nunca que Alex Smith não serve pra ser titular de time nenhum na NFL.

o cara tenta, tem certos talentos, mas não tem o coração, nem estrela, nem sorte, e muito menos competência pra manter seu jogo fluindo. todo jogo é frio na barriga, não dá pra ser assim!

desde de Jeff Garcia sem um QB que seja playmaker! chega disso!

minha opinião é que um novato não é solução imediata... creio que o draft tenha que ser focado na OL que é outra ferida antiga desse time já, que também já encheu o saco.

Francisco disse...

Eu tenho uma duvida, o Nate Davis eu acho ele tão foda na pre'temporada, ele tava com todo certeza sendo o melhor dos 3 QBs possiveis, e o coitado só tá no time pra segurar pro field goal.
O Smith é um ótimo reserva, pra algumas situações ele serve, ams depender exclusivamente dele, é suicidio.

Gabriel Mury disse...

Nate Davis tem potencial, mas só dá pra pensar nele lá pra 2011. Ele é um projeto. Sim, ele foi ótimo na pré-temporada. Mas lembre-se que ele jogou contra muitos jogadores que hoje estão desempregados. Não dá para comparar isso com ter que enfrentar pass-rushers como Dwight Freeney, por exemplo.

Alex Smith será o QB titular na próxima temporada, a menos que ele tenha 5 INTs por jogo contra Eagles, Rams e Lions. Ele terá que provar se é o cara ano que vem. Esse ano ele já fez mais do que se esperava, considerando que ele estava há dois anos parado e teve que dividir snaps com Hill.

Ano que vem, ele pela primeira vez terá o mesmo OC por 2 anos seguidos (não acredito que Raye vá sair). Ele terá todos os snaps na pré-temporada, ou seja, todo tempo to mundo para acertar o Timing com Davis, Crabtree, Morgan, Hill e Jones.

Se ele for o cara, nós somos automaticamente um playoff contender. Se não, será absolutamente devastador, já que o time precisrá de pelo menos 2 anos para um novo QB entar e se aclimatar. E até lá muita gente boa pode ter saído do time, outros estarão muito velhos, etc.

Enfim, Alex Smith dar certo é muito, mas muito mais importante que o 49ers ir para os playoffs só para perder no WC.

Rodrigo disse...

O problema é exatamente esse! Se arriscarmos com Smith como titular ano que vem, é do or die!! Não dá mais pra gente ficar trocando de QB no meio da temporada, não dá mais pra reconstruir o time de novo!

Eu acho que é risco demais vc apostar num cara que não fez jus a posição que ele foi draftado. Tb não tenho uma solução melhor, infelizmente. E como dito ai em cima - cada passe do Smith é um frio na barriga!

Maicon disse...

não sei o que o que vocês acham mas o ataque tem alguns nomes bons como cabtree e a defes é muito boa o grande problema é um QB melhor e mais confiavel.

Gabriel Mury disse...

Mas honestamente, não vejo também tanta razão pra pessimismo não. Ele entrou com a temporada em andamento e vem mostrando evolução constante. Acho que o problema é que muita gente lembra de 2007 e esquece que ele jogou os últimos jogos sem as mínimas condições físicas. Você tem que avaliá-lo pegando 2006, os 3 primeiros jogos de 2007 e esses de 2009. A evolução dele é nitída.

Ele ainda tem problemas de entrosamento com os recebedores. O prórpio Singletary disse hoje que segunda interceptacao foi uma falha de comunicacao entre ele e Walker. Smith leu uma coisa e Walker leu outra. E Singletary disse que era uma situacao tao complicada que os dois tinham razao!

Acho que QB não está nem entre os 5 maiores problemas do time. O 49ers deve usar suas primeiras escolhas em áreas de maior necessidade como OT, OG, pass rusher, CB, S, um segundo RB (sejá lá qual for a ordem).

Anônimo disse...

Que não da tempo de colocar outro QB nessa história não dá, mas que eu não acredito no Alex Smith, eu não acredito.

Se tivermos sorte ele vai ser no máximo um jogador regular. Quem sabe serve...

kado

Rodrigo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...

Mury, vc acha mesmo que precisamos mais de CB do que QB?? Nosso grupo não é sensacional, mas tem alguns jovens valores! Só precisamos de alguém q seja um ball hawk lá atrás, pois o Clements não tem tido tantas INTs quanto esperavamos.

Eu acho que nossas top priorities seriam OL e pass rusher, usando os nossos 1st rounders. No 2o round, teriamos que olhar os QBs, até pq QB vc não acha no mercado, tem que draftar mesmo.

E tb concordo no segundo RB! O Coffee ainda é um projeto, deve melhorar no ano que vem, mas se cair um home run hitter no nosso colo (Mark Ingram, CJ Spiller, Jonathan Dwyer, Toby Gerhart, etc) temos que drafta-lo!! Seria mais ou menos o q os Titans fizeram com o Chris Johnson e agora estão colhendo frutos! E por favor, DEIXEM o M-Rob sair no período de free agency, ele não tem skill pra ser nem o 3o RB desse time!!

Obs.: Se vc olhar os free agents pra 2010, tem vários nomes interessantes! Só não sabemos quantos deles realmente chegaram a ser free agents, pois depois da temporada mto time vai correr atrás das renovações! http://www.kffl.com/static/nfl/features/freeagents/fa.php?option=By+Team&y=2010

Gabriel Mury disse...

Rodrigo, aquilo que eun falei: eu estou bem satisfeito com a evolução do Alex Smith até aqui. Se ele der pro ano que vem metade do salto de qualidade que ele deu de 2007 pra esse ano, ele vira top ten. Foi aquilo que eu disse, acho que o pessoal tá com as imagens de 2005 e 2007 pós-lesão gravadas muito forte na cabeça. Se você avaliar os jogos que ele jogou saudável, a evolução dele é ótima, ele tem apenas 25 anos e pela primeira vez na carreira ele terá o mesmo OC por dois anos seguidos. Tem tudo pra dar certo.

E realmente QB você tem que draftar. O problema é que a classe desse ano não está nem perto do que se esperava há uns 3 ou 4 meses. Portanto, se for draftar um QB pra ser starter, só em 2011 mesmo.

Já a parte de CBs, nós só temos de certeza Shawntae Spencer e Tarrell Brown. Na NFC West, isso é praticamente nada. O retorno de Nate Clements não é certo por conta de alário. Walt Harris pode se aposentar e mesmo que não aposente, não se sabe como ele estará ano que vem fisicamente e Dre Bly só tem um ano de contrato. CB é necessidade importante sim, ainda mais considerando que tanto Spencer como Brown tem problemas com lesões (principalmente Spencer).

E realmente o valor de m-Rob como RB é bem dizer nulo. O problema é que ele é um monstro no special teams. Os treinadores vão ter que levar isso em consideração.

Unknown disse...

Po... tava vendo a discução sobre manter ou não o smith pro ano q vem, na minha opinião os 9ers tinham q aproveitar uma das suas 2 picks no draft ano q vem e draftar um QB pois a safra do ano q vem está cheia d nomes promissores, então deixa o garoto no banco a 1 temporada e vamo de smith, dps com mais tempo e experiencia vai colocando o garoto aos poucos seria um pouco parecido com oq aconteceu com os chargs entre drew brees e pillip rivers, só q aq todo mundo sabe q o smith ñ é um drew brees e assim ñ corre o risco de queimar o garoto.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
juniorr disse...

apostar em Alex SMith de novo especialmente com um oc horroroso como Raye, é pedir para não ir aos PO´S. Smith é um qb razoavel, mas não é playmaker, não decide jogos e é irregular, fora os problemas fisicos. Eu não arriscaria, estamos muito tempo na fila e apostaria no Davis, tem talento e é um ótimo prospect. Agora com Raye não dá. na end zone mesmo só temos aquela jogada manjada com avis, playcalling previsivel demais.

Anônimo disse...

Lendo os comentarios de voces, vejo um pessimismo exagerado em cima do Alex Smith, tem q se dar credito ao rapaz, concordo com os comentarios do Rodrigo e do Gabriel sobre nosso QB! ele precisa ter continuidade, o jogo dele em melhorando a cada rodada apesar das pessimas decisões que ele toma em alguns momentos, com treinamento intensivo desde a pre season para ele "calibrar" seus passes com o Vernon, Crabtree e o Morgan, temos tudo para ir aos PO na proxima temporada, o Smith esta comodo no esquema ofensivo do Jimmy Raye, é tudo questao de treinamento mesmo, entrosamento, eu espero muito dessa ofensiva ano que vem. Agora nao dá para apostar em outro QB de draft novamente depois de mostrarmos amanha evolução ao longo desse ano, pra mim o Hill poderia ser dispensado isso sim pois ele é um fracasso e Nate Davis ser o backup para ir aprendendo o sistema.

Nossa defesa esta muito boa, Patrick Wills e o cara! o homem nao falha em nenhum tackle e nossa DL com justin smith esta com uma agressividade que nao vejo no 49ers em muitos anos, Takeo Skipes e Ahmad Brooks cresceram muito tendo o wills ao seu lado..da gosto ver eles jogar! agora nossa secundaria esse ano deu muitos vacilos e acho q precisam de reforço!

O que nos arrebentou foram os malditos "TURNOVERS" seja na defesa, ataque ou specal teams, foram decisivos.

Estou muito animado pro ano que vem e acho q tudo deve ser mantido como está pois a base nos temos tanto na defesa qto no ataque é so treinamento e execução, afinal de contas o 49ers esta voltando as origens no WCO que nos deu nossos 5 SB´s e esse esquema pra funcionar precisa de muito treino, muita execução o que nossa ofensiva com o smith nao teve durante a pre temporada.
e o que acho
Alessandro