17/09/2009

Revendo o jogo contra o Arizona

Finalmente consegui rever o jogo de domingo e algumas coisas realmente chamaram a atenção. Vamos dividir esse resumo por setores:

Ataque


QB - Shaun Hill esteve razoável. A proteção não foi boa e, graças ao playcalling conservador, ele não conseguiu adquirir ritmo nem confiança. Mas no geral, fez o que se espera dele: passes curtos e decisões inteligentessendo que até conseguiu o mais longo passe de sua carreira: 50 jardas para Isaac Bruce. Na jogada seguinte, Frank Gore marcou TD correndo 6 jardas.

RB - Partida dura para Frank Gore. Além de não ter recebido muita ajuda da linha, ele também cometeu alguns erros, cortando para o lado errado. No terceiro quarto, sofreu um fumble que por sorte foi recuperado por um jogador da OL. O novato Glen Cofee só correu uma vez e foi parado atrás da linha de scrimmage.

TEs e WRs - O 49ers abusou da formação com dois TEs, Vernon Davis e Delanie Walker. Ambos se portaram bem nas poucas oportunidades que tiveram. Já no grupo dos WRs, destaque para Josh Morgan que pleo visto passou a frente de Isaac Bruce no depth chart. Toda vez que o 49ers ia com formaçào com 1 WR, era Morgan quem ficava em campo. Bruce e Battle estiveram bem também.

OL - O 49ers atuou, da esquerda (LT para a direita (RT), com Joe Staley, David Baas, Eric Heitmann, Chilo Rachal e Adam Snyder. À exceção de Staley, todos decepcionaram, principalmente Adam Snyder. Snyder foi tão mal que o 49ers já pensa seriamente em efetivar Tony Pashos, ex-jaguars, como titular. Ponto importante que não vi ninguém da mídia mencionar: o 49ers não usou snap count durante o jogo, provavelmente devido ao barulho do estádio. Heitmann simplesmente baixava a cabeça e, após levantá-la, fazia o snap. Com isso, a OL não teve nenhuma penalidade por saída falsa. Mas em compensação o front 7 do Cardinals tirou vantagem disso, com Dockett passando boa parte do jogo no backfield de San Francisco.

Defesa

DL e OLBs/DEs - Em seu 3-4 característico, a formaçào era, da esquer pra direita, IsaacSopoaga, Aubrayo Franklin e Justin Smith. Já nos passing downs, o 49ers usava uma linha de 4 com OLBs jogando de DEs, sendo da esquerda pra direita, Parys Haralson, RayMCDonald, Justin Smith e Manny Lawson. Foi uma performance memorável. Todos os jogadores conseguiram criar pressão, com Haralson e Smith sendo os destaques. Ainda assim, o 49ers deve estar mais feliz por Lawson, que finalmente mostrou que pode se tornar um bom pass-rusher. Interessante observar que o 49ers praticamente não usou blitzes durante o jogo.

LBs - Patrick Willis é absolutamente inacreditável, e com outros MLBs sofrendo lesões, como Urlacher e Tatupu, é hora de Willis se firmar como o melhor MLB da liga. Seu companheiro Takeo Spikes esteve quieto durante o jogo, mas seu trabalho tende a ser mais discreto mesmo.

DBs - Atuação espetacular contra um dos mais poderosos ataques aéreos da liga. Destaque absoluto apra Shawntae Spencer, que praticamente não teve seu nome mencionado durante a transmissão o que, em se tratando de CB, é ótimo. Spencer só permitiu 1 mísero passe completo.

Special Teams - Grandes atuações de Nedney e Lee. Rossum tentou fazer alguma coisa mas não teve muita chance.

***

O destaque negativo ficou por conta do playcalling ofensivo. O 49ers teve a chance de acabar com o jogo no primeiro tempo, mas o OC Jimmy Raye fez de tudo para manter o Arizona vivo na partida. Depois do jogo, Singletary deu a entender que não ficou satisfeito com o trabalho de Raye, que deixou claro que não confia em Shaun Hill.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a resenha...a impressão que tive do ataque quando vi (se bem que depois de algumas, muitas, cervejas rs.), foi que , ao contrário, foram chamados poucos passes curtos e, proporcionalmente, mais longos.Acho que, como o Jimmy Raye, eu tmb não confio muito no Hill (só me lembro do medo que passei nos passes mais longos heheheh)...

Não tinha reparado na falta do snap count!!

Vamos ver se o que acontece contra os Seahawks! :)

Valeu!

Tiago.