23/04/2009

Tudo pronto para o Draft

Animados para sábado?

Pelos mesmos motivos que andam dificultando a atualização deste blog, não pude acompanhar a NCAA como de costume, portanto tudo que irei dizer aqui vem dos anos anteriores combinado ao que os "experts" vem comentando.

Ponto número um: esse draft é de McCloughan. Tudo o que se escreve na Bay Area leva a crer que a influência de Singletary é menor do que era a de Nolan. Mais do que isso, esse é O draft de McCloughan. Ele tem que acertar a mão.

***

A filosofia do 49ers é de escolher o melhor jogador disponível, ainda que não seja a necessidade mais imediata. Foi assim com A. Smith, V. Davis, e P. Willis. O problema é que os times esse ano não estão querendo gastar dinheiro com escolhas do top ten. Rumores dão conta que há pelo menos 7 times dos dez primeiros tentando fazer um trade down, isso é, descer posições no Draft. nesse grupo. Não seria surpresa se o 49ers estivesse

Quis seriam as necessidades do time? Um OLB pass-rusher, NT, OT, DB (tanto faz safety ou corner) e WR.

Isso não significa que a primeira escolha será um jogador de alguma dessas posições. Alguns mocks colocam o QB Mark Sanchez, da USC em São Francisco. De fato, se Sanchez ainda estiver disponível, o 49ers pode draftá-lo, o que mostra que necessidade não é o principal.

McCloughan disse ontem que o time pode vir a draftar até 3 (!!!) WRs. Poderia ser Michael Crabtree a primeira escolha do 49ers? Acho bastante possível.

A principal crítica que se faz a Crabtree é a falta de velocidade. Tirando isso, ele é o WR que o 49ers adora: grande, forte e casca-grossa. Além disso, ao que tudo indica, tem excelente caráter (outra coisa da qual McCloughan não abre mão).

***

Ainda assim, minha aposta é que o 49ers vai de... Tyson Jackson! Ele me parece o tipo ideal para a primeira pick do 49ers por várias razões.

Como jogador, não há quaisquer problemas. Na verdade, a grande dúvida é se ele irá sobrar para a 10 escolha. Mas existem duas fortes razões para o 49ers selecioná-lo: 1 - DE é uma necessidade (Sopoaga é underachiever e McDonald fez cirurgia reconstrutora no joelho) e 2 - O fato de ser DE o faz ser mais barato que um QB, WR, CB ou até mesmo OLB.

Em outras palavras, Orakpo é a escolha conservadora, o que eu acho que McCloughan irá fazer.

***

O que eu faria? Supondo que não haja surpresas, selecionaria o melhor OT disponível, seja ele Michael Oher ou Andre Smith.

Não dá pra ir para uma temporada "decisiva" com Barry Sims de RT. E se há uma tenência recente é de os times se estapearem para selecionar OTs, o que pode deixar o 49ers em maus lençóis caso McCloughan resolva esperar pelo 2o round.

Caso McCloughan não queira selecionar um OT, eu ficaria com Malcom Jenkins.

***

Vamos pensar agora em cenários de surpresa:

Mark Sanchez sobra para a 10a - Eu acho que McCloughan não o escolhe. Seria muito complicado colocar ele na disputa com Hill e Smith, para não dizer que botaria uma pressào enorme no GM. Eu também não o selecionaria. A boa notícia é que, caso isso aconteça, não vai faltar gente oferenco os olhos da cara pela nossa escolha.

BJ Raji sobra - Podem me chamar de louco, mas não sei se McCloguhan o selecionaria. Raji tem alguns problemas de caráter (pequenos, é verdade), e ao que parece não é exatamente um Einstein, duas coisas que fazem MCloughan arrepiar os cabelos da nuca. Obviamente, eu o selecionaria no ato.

***

Recapitulando, acho que o 49ers vai de Jackson, embora eu prefira Oher/Smith ou Jenkins. Mas, seja como for, esse draft será MUITO interessante (bem mais que o do ano passado). Esperem por muitas trocas.

Eu ainda passo por aqui antes do draft, então fiquem ligados.


2 comentários:

Anônimo disse...

gabriel se fala no jenkis, eu ano acompanho e fica dificiu eu falar, o reggie smith e tarrel brown tem como ser titular o que vc viu neles dois nao agradou, contando que o niners tem o clements tbm.

Gabriel Mury disse...

Acho que o Jenkins não vai sobrar para a 10a. Se sobrasse, eu pensaria SERIAMENTE em seleciona-lo.

Reggie Smith praticamente não atuou. Já o Tarrell Brown é bastante talentoso. O prolema é que, tirando o Clements, os CBs do 49ers estão complicados. Walt Hrris só deve atuar esse ano. Shawtae Spencer fica mais machucado do que em campo. Donald Strickland foi embora. E Brown e Smith atuaram muito pouco ou quse nada.

Portanto, se Jenkins estiver disponível, eu gostaria de draftá-lo sim.