13/01/2009

Retrospectiva 2008 - Final - O que vem pela frente?

Singletary melhorou o time. Isso é fato. Porém, não é garantia de que ele será bem-sucedido tendo um ano inteiro de trabalho, tendo que avaliar FAs, rookies e etc. Claro que ele tem o Scot McCloguahn, mas em sua primeira coletiva como HC, Singletary deu a entender que ele tem mais poder que McCloughan. E é aí que a coisa se complica.

O 49ers já passou por isso antes: contratar um HC novato e dar a ele plenos poderes. Deu certo uma vez e errado em outra. A diferença é que, na primeira vez o time era comandado por Eddie DeBartolo, um dono extremamente ativo e que sabia exatamente o que estava fazendo. Tanto é que trouxe Bill Walsh. Os Yorks fizeram a mesma coisa, só que o escolhido foi Mike Nolan. Percebem a diferença?

A primeira medida de Singletary na offseason foi demitir o OC Mike Martz. O HC afirmou que a filosofia de Martz não combinava com a sua e que ele (Singletary) quer um time que corra antes de passar, e que sempre tente ter a posse de bola. A princípio até dá para concordar com ele. O time não possui um QB confiável e seus drafts sempre foram feitos visando a formação de um
power-running scheme. Porém, há alguns problemas a serem considerados.

Primeiro: será o sexto OC do 49ers em seis temporadas. Em todas essas temporadas o 49ers terminou com mais derrotas que vitórias. Coincidência? Acho que não. Martz fez um bom trabalho. Quem sabe o que ele poderia ter feito com mais uma temporada no time?

Segundo: Frank Gore não é mais aquele de 2006. Ele jogou as duas últimas temporadas lesionado, o que afetou sua performance consideravelmente. Será que Singletary pretende fazer Gore correr 25 vezes por jogo? Se for isso mesmo, acho que o nosso RB terá mais umas 2 ou 3 temporadas. E só. Precisamos de um outro bom RB para dividir as jogadas. Antes que perguntem, não sei o que pensar do Foster. Ele esteve em campo muito pouco tempo esse ano.

Terceiro: Times de power-running em geral tem verdadeiros "caminhões" na linha ofensiva, os chamados "maulers". Em 2006, nossos maulers eram Larry Allen e Jonas Jennings. O primeiro se aposentou e o segundo está com um pé (porque o outro deve estar lesionado) fora do 49ers. Joe Staley e Eric Heitmann são excelentes OL, mas não são maulers.

Assim, Singletary fez uma opção arriscada, que pode ou não dar certo. Entretanto o HC fez coisas boas também, a principal delas sendo colocar os rookies e segundoanistas para jogar. Por isso, a posição de WR, carência do 49ers desde T.O., pode ter duas ótimas revelações com Josh Morgan e Jason Hill.

A escolha do novo OC será a coisa mais importante (mais até que a free agency ou o draft) que Singletary fará. Até o momento, cerca de 4 ou 5 candidatos foram entrevistados, inclusive o ex-HC do Rams, Scot Linehan e o ex-OC do Denver Broncos, Rick Dennison. O HC do 49ers, assim como Nolan não entende de ataque e terá que trazer alguém que não apenas seja competente, mas que também não tenha muitas chances de virar um HC no ano seguinte.

Mesmo com todas as interrogações, Singletary no comando é certeza de uma coisa: a era da politicagem, das meias-verdades e da "vaselina" acabou em São Francisco.


2 comentários:

Rodrigo disse...

Se quisermos ter sucesso nessa estratégia de power running, é FUNDAMENTAL draftarmos um RB pra dividir os carries com o Gore - alguém como Jonathan Stewart ou Rashard Mendenhall, que são do tipo Power Backs e capazes de dar fôlego ao Gore e até substituí-lo se ele se machucar... Jogadores que podem conquistar 100 jardas corridas num jogo! Temos que fazer isso para aumentar a durabilidade do Gore no nosso time.

Estarei muito atento ao periodo de free agency esse ano, existem muitos veteranos que eu gostaria de ver no 49ers - Jeff Garcia, Darren Sproles, TJ Whoisyourmamma, Jordan Gross, Julius Peppers, Albert Haynesworth, Terrell Suggs, Jonathan Vilma, Brian Dawkins, Asomugha e o melhor de todos - RAY LEWIS!

Acho q o Niners vai contratar no máximo um jogador dessa lista, mas gostaria de ver uma postura agressiva no FA period pra ir atrás de um bom LB (Suggs), um bom safety (Dawkins) e um bom WR (TJ). O resto de nossas carências acho que podemos conseguir via draft...

Rodrigo

Anônimo disse...

Pelo currículo e analisando os prós e contras, scott Lineham teria que ser o novo OC. O único senão é que ele não se dá bem com o Bruce.

Mas certamente o escolhido vai ser aquele que o Singletary tiver um feeling de que é o cara.
Imagino que será uma decisão bastante subjetiva, então pode vir qualquer um.

Espero que ele acerte. Seus instintos foram bem até agora.

Allan