12/10/2008

Philadelphia Eagles 40 x 26 San Francisco 49ers

Uma temporada que começou bastante promissora agora está por um fio. O 49ers perde mais um jogo que deveria ter vencido e, com a vitória do Cardinals sobre os Cowboys, parece não haver mais dúvidas sobre qual time é a verdadeira força da NFC West.

Porém, se a derrota de ontem significasse apenas mais 1 ano sem playoffs não seria nada demais. Desde a saída da dupla Garcia/Owens os torcedores do 49ers acostumaram-se com isso. Acontece que a derrota de ontem pode (mais que isso, deve) significar mais uma mudança no comando do time. Nolan falhou. Resta muito pouca dúvida sobre isso.

Para aqueles torcedores mais novos (ou os que não acomapanham muito o notíciario de fora), vamos fazer um balanço geral, desembocando no jogo de ontem.

Depois do fracasso da era Donahue/Ericksson, quando o time teve uma campanha de 2-14 em 2004, a procura por um novo HC começou. Vários nomes foram cogitados, entre eles o sde Romeo Crennell (HC do Browns. ex-DC do Patriots) e de Pete Carroll (HC da USC). Porém, o escolhido foi Nolan. O que ninguém se perguntou na época (nem eu, afinal de contas, a empolgação era total) foi porque fora ele o agraciado com o cargo. Sim, ele de fato comandou uma excelente defesa em Baltimore, mas aquela defesa fora herdada (herdada de Marvin Lewis, hoje HC do Bengals). E quando teve a chance de construir uma defesa sozinho, com o Redskins, seu trabalho foi um retumbante fracasso. Então, o que ele tinha de melhor que os outros? Só o fato de ser filho de Dick Nolan?

A resposta vem num portugês simples: Nolan tinha lábia. Conseguiu convencer os Yorks que não só era o melhor HC para o time, como também o GM. Mas o mais importante nao era isso. O mais importante era que ele seria o "rosto da franquia". Lembrem-se, John York tinha um papel preponderante nos assuntos do 49ers até aquela época e isso só lhe trouxe dor de cabeça. Ele precisava de alguém que não fosse apenas um HC, mas também um assessor de imprensa. Alguém que responderia por tudo que envolvesse o time. Esse alguém só podia ser Nolan.

E funcionou por um bom tempo. Os torcedores adoravam ele. Seu discurso de "posse" até hoje é lembrado (com aquela conversa de "chemistry, toughness e não sei mais o quê"). Jonas Jennings, o primeiro da longa list de grandes free agents contratados pelo novo HC, cunhou a expressão "Rollin' with Nolan", que era repetida aos quatro ventos por todos os torcedores. Nolan era tudo com que os Yorks sonhavam: carismático, boa-pinta, espirituoso e - por que não? - fashion.

Nada disso ajuda se os resultados não vêm. E em seu 4o no, ele continuam sem vir. Nolan tentou como meta desde seu primeiro dia, montar uma defesa 3-4. Deixou Julian Peterson ir embora em grande parte por conta disse. Quatro anos mais tarde, a defesa do 49ers não é nem 3-4 nem 4-3. Para piorar, joga de maneira extremamente conservadora (o playcalling é de Manusky, mas Nolan tem grande influência), e não consegue sair de campo. Até hoje, Nolan não conseguiu um NT nem um pass-rushing OLB (Haralson pode chegar lá, mas vai levar um tempo), o que faz com que todos os QBs adversários pareçam novos Joe Montanas.

Aliás, por falar em QB, taí outra posição que deu o que falar nesses 4 anos. Sua primeira escolha como HC foi Alex Smith, que foi atirado aos lobos num time que não tinha qualquer espécie de talento, o que só serviu para atrasar o desenvolvimento do garoto. E antes que falem de Aaron Rodgers, reparem que nem chegamos a 6 semana e ele já esta machucado jogando no Packers. Quantos jogos vocês acham que ele duraria naquele 49ers de 2005? Nem vou tocar no assunto do shouldergate porque é muita coisa. Mas uma coisa é certa, Nolan jogou um investimento de 24 milhões no lixo.

E os WRs? Nolan mostrou que entendia menos deles do que de QBs. O mais próximo de um WR #1 que tivemos foi Antonio Bryant, e todos sabemos como aquela linda história terminou. E não me falem em Isaac Bruce. Ele só veio por causa de Martz (e só tem mais 1 ou 2 anos de serviço).

Tudo isso menionado é bem ruim. Mas nada se compara à Mike Nolan na beira do gramado. Ali é uma espécie de Twilight Zone, uma realidade paralela, onde as leis da lógica, física ou do que quer que seja não se aplicam. Quantas vezes o 49ers chegou aos minutos finais com todos os 3 timeouts? E quanto aos desafios, qual é a média de acertos/erros? Todo torcedor sabe mais ou menos as respostas para essas perguntas. Ontem, Nolan nos custou pelo menos 4 pontos ao não desafiar uma recepção dos Eagles numa 3 descida que teria evitado um TD. E aquele desafio do FG vai entrar para a história.

O 49ers é um time que precisa de uma mudança. Talvez não para o próximo jogo, mas eu não me surpreenderia em ver, depois da BYE, um certo ex-LB Hall of Famer com o headset à beira do gramado.

12 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Gabriel, o Nolan conseguiu acabar com a paciência de todos.

Até pessoas como você, eu e outros que, apesar de não estarem felizes com ele, preferiam apoiar o quanto desse porque uma troca poderia ser ainda pior, jogaram a toalha.

Tem que mudar e quanto antes melhor, pois assim no draft do ano que vem a nova administração já pode começar a implantar sua filosofia com conhecimento real da capacidade do elenco.

Só tenho dúvida se precisamos trocar o Mc Clougham também.
Nosso elenco é medíocre ou temos bons picks que não performam no nível que poderiam por causa da comissão técnica?

Grande questão...

Allan

Anônimo disse...

Pra mim Nolan deve ser demitido pois a defesa piorou visivelmente e nao detem nada e Martz deveria ser promovido a tecnico principal e tb demitir o coordenador defensivo pois essa defesa vem jogando tudo nas costas do ataque

Alessandro Zampedri

Dudu disse...

Existe alguma possibilidade de Martz trornar-se HC ano que vem? Ou quem sabe ainda este ano?

Gabriel Mury disse...

Acredite em mim Dudu, o Martz HC é tão ruim ou pior que o Nolan.

É o mesmo horror no clock management, timeouts estúpidos e tal.

Unknown disse...

mas q m*rda!... O pior eh que eu não vejo nada acontecendo com esse time nem a medio prazo...

Anônimo disse...

Martz como HC seria ainda pior.

Se Deus iluminar a gente poderíamos trazer Cower, Schottenheimer ou Holmgreen.

Todos seriam um GRANDE avanço em relação ao Nolan.

Allan

Rodrigo disse...

Realmente essas decisões que o Nolan toma em campo (timeouts, challenges, tentar converter 4th downs) são ridículas!

Não sei se o Singletary seria a melhor opção, mas certamente ele seria o mais próximo do cargo por ser Assistant to Head Coach.

Eu tenho a preferência de um HC tenha experiência em times com ataques, por isso gostaria muito de ver o Pete Carroll (que é HC de Univ. de Southern California, já conhecido na região) como o escolhido. Ou então a volta de Steve Mariucci (isso os Yorks não deixariam)!

Tb gostaria do Mike Shanahan, mas ele não sairia do Broncos pra reconstruir os 9ers...

Anônimo disse...

Gabriel, perfeito!
Resumiu de forma clara e concisa o que foram esses 4 anos.

Além de todas as falhas apontadas, acho que só faltou uma menção à incapacidade de draftar corretamente. Não só por não conseguirmos um QB e WR#1. Mas porque tivemos high draft picks aos montes e com exceção de Gore e Willis, os demais ou são reservas, ou já foram embora, ou ainda precisam provar seu valor (Davis e Lawson, por exemplo).

A impressão é que Nolan/Mc Clougham draftaram as posições certas, mas os jogadores errados. Ou, se os jogadores são certos, então o Nolan é pior técnico do que se possa imaginar...

Allan

Anônimo disse...

Gabriel

Vc foi perfeito em sua análise do que foi a decada para os 9ers desde os tempos do Dennis Ericksson ate o Mike Nolan.

O grande problema do 9ers além da falta de talento e a falta de competencia em nossa equipe tecnica e olha que os 49ers foi uma referencia para as outras equipes da liga com relação a isso tinhamos muita gente boa. (shanahan, holmgreen) e muitos outros, e dificil.

o Melhor tempo do 9ers foi a epoca do Steve Mariucci (vcs sabem por onde ele anda atualmente?).

Ta dificil achar bons profissionais no mercado, Shottenheimer é extremamente conservador, Holmgreen esta em seu ultimo ano no seahawks e deve encerrar sua carreira como HC.

Será que o Singletary daria certo como HC? tenho minhas duvidas mas sem duvida e um grande lider.

se a temporada nao acabar de forma negativa ja será um grande avanço.

Alessandro Zampedri

Rodrigo disse...

Alessandro, andei procurando na internet e o Mariucci está desempregado, trabalhando como comentarista da NFL Network...

Eu gostava do dele como HC do Niners e pelo que eu me lembro ele foi mandado embora por ter brigado com Terry Donahue e não ter tido pulso pra controlar Terrell Owens e suas constantes reclamações por não receber a bola (que também resultou na saída dele próprio e do Jeff Garcia, o último bom QB que nós tivemos).

É pelo visto as opções são escassas...

Anônimo disse...

Rodrigo

Realmente ta complicado, mas acho q dificilmente o Mariucci volta ao Niners por conta de tudo isso q vc ja citou.

Segundo informações do site do Niners os yorks andam sondando o Holmgreen que esta de saida do seahawks para ser o novo tecnico da equipe e o Martz seria como se fosse uma especie de tecnico "tampão" para uma eventual saida do Nolan.

Mariucci foi o ultimo tecnico que fez um trabalho decente no Niners, me parece q depois de sair de lá ele foi para o Lions mas com aquele General manager que tava lá nenhum tecnico consegue fazer um bom trabalho e acabou nao dando certo.

Vamos ver o q decidem

Alessandro Zampedri

Gabriel Mury disse...

O Holmgren já disse que está exausto e que quer dar um tempo. É provável que ele só queira ser GM daqui pra frente.

Mas como se trata do 49ers, que é o time do coração dele, pode ser que ele mude de idéia.