02/08/2008

Quem será o QB da semana 1?

Até uns dois dias atrás, eu bancava com absoluta certeza que Alex Smith começaria a temporada como titular. Eu ainda banco, mas aquela certeza está bem menos absoluta. E o motivo não é Shaun Hill, mas sim o 3o reserva, J.T. O'Sullivan.

Mas, vamos começar do começo.

Durante o mini-camp e os OTAs, Mike Nolan disse que seria uma competição aberta entre os 3 QBs. Porém, antes do começo do TC, Nolan mudou sua posiçào e disse que a competição era entre Smith e Hill. A razão era bem lógica: não dá para dividir os snaps nos treinos entre 3 QBs de maneira satisfatória. O 49ers correria o risco de ficar com 3 QBs despreparados. Logo, o raciocínio de Nolan era perfeito.

Mas houve uma reviravolta nessa história. Na quinta-feira, dia 31, Hill não veio a campo. O 49ers vinha alternando os 2 QBs, Hill e Smith, entre os times 1 (titular) e 2. Seria a vez de Hill treinar com o 1 mas, ao invés disso, O'Sullivan o substituiu. A explicação era o desgaste físico de Hill, que nunca havia treinado tanto em toda sua vida. No entanto, os repórteres perguntaram, não seria mais lógico colocar Smith para jogar com o 1 time, já que O'Sullivan não iria ser titular? A resposta de Nolan foi que não seria justo com Hill, já que era a vez dele treinar com o 1o time, e não de Alex.

Aí, a coisa complicou. Quer dizer que você tem um novo OC, com um sistema ofensivo ultra-complexo e, em vez de usar todo o treino disponível para treinar os QBs que têm chance de serem titulares, você dá a vaga para seu 3o reserva, quando você disse claramente que ele não estava na competição, apenas porque é "justo"? Ora, faça-me o favor! Se Hill estava machucado desgastado, não é motivo para não deixar Smith treinar entre os titulares (e vice-versa). Pelo contrário, essa é a hora de se aproveitar para, já que não pode contar com um dos QBs, ao menos deixar o outro um pouco mais preparado. Para piorar, Nolan deu uma entrevista na qual dizia que a competição seria, sim, entre os 3 QBs, e não apenas entre Smith e Hill.

No dia seguinte, foi a vez de Smith descansar. E adivinhem quem atuou com o 1o time? De novo, O'Sullivan. Ou seja, se esse cara não tem chance de ser titular, então o 49ers desperdiçou 2 treinos com o 1o time. Eles poderiam ter deixado Smith atuar com o 1o time no dia anterior, e no dia seguinte deixar o Hill, já que Smith iria descansar mesmo. Então, o que é que está havendo?

A interpretação mais óbvia, e por isso mesmo mais provável, é de que realmente a competição é entre 3 QBs e Nolan não quis dr vantagens para nenhum QB. Porém, isso não explica a contradição do treinador nas 2 entrevistas.

Há uma segunda possibilidade, e aqui cabe a ressalva: tudo isso é conjectura. É óbvio que no politico mundo dos esportes, ninguém iria admitir isso,. mas eis o que pode ter acontecido: Martz simplesmente não sentiu confiança nem em Smith nem em Hill, por isso quer testar O'Sullivan. Nolan deve ter resistido, mas sabe que Martz é sua única esperança de manter o emprego. Daí a contradição. Martz, por sua vez, ama transformar QBs desconhecidos em estrelas ou pelo menos, titulares (ver Warner, Green e Kitna). O'Sullivan é o único dos QBs que já conhece a fundo o sistema de Martz, inclusive todos ficaram impressionados com como ele orientava os companheiros sobre onde alinhar. Ora, a única razão de O'Sullivan estar no 49ers é Martz!

O que estou tentando dizer é: ainda acredito que Smith será o titular. Porém, os últimos acontecimentos me deixaram com uma grande pulga atrás da orelha, de modo que não ficarei surpreendido ao ver um número 14 em campo contra o Cardinals.

3 comentários:

Rodrigo disse...

Andei lendo no blog do Maiocco q o O'Sullivan tem treinado muito bem inclusive, pois ele ja conhece o sistema. Tem tido bom aproveitamento nos passes e etc. Acho o Smith vai ser o titular, mas se balançar vai perder a vaga pro O'Sullivan ao inves do Hill... E o Nolan vai acatar tudo q o Martz disser, pois de ataque Nolan nao entende lhufas

Gabriel Mury disse...

Pois é, e o Nolan sabe que o Martz é sua única esperança de manter o emprego.

Flávio Vieira disse...

E a coisa está neste nível é?? Entaum o Smith já era. E se não for, o Nolan é que já foi... hehehehehhe

Falando sério, Miami e Niners são ao franquias TOP que estão a mais tempo na draga... e jogam esse ano. Será a despedida dos maus tempos, ou apenas um confronto de duas franquias que não se acertam??

Eu espero que seja a primeira opção, para ambos os times... Niners e Dolphins são grandes demais para ficarem assim por uma década...