02/01/2008

Refletindo sobre o futuro da franquia

Bom, parece que é certo que Mike Nolan ganhará mais uma chance para fazer esse time funcionar. Ele não terá mais a última palavra em contratações ou em draft. Isso deve passar a ser responsabilidade de McCloughan e é aqui que surge o primeiro problema.

O ponto forte de Nolan era exatamente suas qualidades de GM. Por mais que se possa questionar essa ou quela contratação, basta você comparar o que era o 49ers em 2003-04 e o que é agora. O que o Nolan nunca soube fazer foi ser um Head Coach. E agora ele passará a ser exclusivamente isso: o Head Coach. Em outras palavras, colocaram ele pra fazer o que ele faz pior.


O que o futuro nos reserva

Bom, esse ano o 49ers não terá sua escolha de primeira rodada, que foi trocada com o Patriots. Ao invés disso, teremos a escolha do colts, que será entre a 28a e a 32a. Discutiremos se a troca valeu ou não a pena mais tarde.

Situação do nosso CAP: E-X-C-E-L-E-N-T-E. O 49ers entra o ano com cerca de 30 milhões ABAIXO do teto (maiores informações sobre o CAP é só clicar no link na seção "recomendo"). Mais uma prova do talento de Nolan para o negócio. É de se esperar que o 49ers tenha mais uma free agency bastante ativa e o principal alvo é Terrell Suggs.

Comissão técnica: a essa altura Jim Hostler já foi demitido. Resta saber quem vem. A possibilidade de Mike Martz não me agrada. Seu sitema usa muito pouco o RB e quase nada de TE. Só nisso daí você já tira as nossas 2 principais armas, Gore e Davis. Talvez algo mais realista seja o Cam Cameron. e resto, acredito que a únicas mudanças devam ser a saída de Mike Singletary e talvez de Jerry Sullivan, que teve sua reputação bastante manchada pelo pífio desempenho dos nossos WRs. O treinador da OL, Geoge Warhop, também está na corda bamba.

Troca com o Patriots: claro que dói ver nossa 7a escolha ser mandada para outro time, mas é preciso ver o que conseguimos. Joe Staley será nosso LT por muitos anos. Além dos mais, caso o draft fosse refeito, provavelmente ele seria, no mínimo, top 15.

Quaterbacks: Nolan já declarou que haverá competição pelo posto de titular. Competição nunca é ruim, é só ver o caso de Montana e Young. Só que há uma diferença aí. Montana e Young eram QBs com estilos parecidíssimos, quase iguais. Alex Smith e Shaun hill são quase opostos. Smith é um atleta superior, com um braço muito mais forte. Porém, Hill tem melhores instintos e um release muito mais rápido. Hill é um QB feito para a West Coast Offense, enquanto que Smith já afirmou que não gosta do sistema de Bill Walsh, preferindo o jogo vertical. Como será possível colocar esses 2 para competir? Eu sinceramente não sei.

Enfim, temos uma sólida fundação, mas algumas incertezas que podem por todo o trabalho por água abaixo.



2 comentários:

Rodrigo disse...

Bom, se o Nolan vai continuar como Head Coach, precisamos de um Off. Coordinator MUITO bom! Alguém q saiba chamar as jogadas e saiba utilizar os nossos jogadores (em especial o Vernon Davis)... Continuo achando que Pete Carroll seria esse cara, mas não sei se o Alex Smith se adaptaria ao estilo de jogo dele. Talvez Erik Zampese possa ser o alvo, mas duvido q os Bengals vão dar a chance p/ ele sair.

Gabriel Mury disse...

Rodrigo, eu acho que se o Nolan pedir a permissão o Bengals dá sim. não é costume na NFL ficar impedindo que seus treinadores consigam empregos melhores. Além do mais, Marvin Lewis e Nolan são amigos.

Também gosto do Carroll, mas não sei como ele se sairia.