23/09/2007

San Francisco 49ers 16 x 37 Pittsburgh Steelers

Bom, antes de mais nada permitam-me fazer uma pequena relação dos erros dos juízes na partida:

1 - No retorno para TD do Steelers acontece um bloqueio pelas costas em cima do Michael Robinson.

2 - Holding fantasma do Nate Clements (ele estava dentro das 5 jardas). O Steelers ganha 1 first down e marca o TD nessa mesma campanha.

3 - Aquele rídiculo "passe incompleto". Seria um first and goal para o 49ers.

4 - Intentional grounding do Ben Roethlisberger não marcado. O Steelers marcou um FG nessa campanha.

Teríamos vencido sem esses erros? Não tenho a mínima idéia. Mas seria um jogo bem diferente, até porque a partida foi apertada até os 5 minutos finais, quando o Steelers abriu vantagem.

Bom, agora deixemos a arbitragem para trás e falemos da partida:

O ataque do 49ers surpreendeu a todos quando resolveu abrir o playbook. Alex Smith conduziu a campanha e até Gore conseguiu umas boas corridas aqui e ali, o que não vinha acontecendo até então. Pela primeira vez na temporada, o time se viu em situaçòes de terceira para 2 ou 3, ao contrário das outras partidas, onde as 3as descidas eram sempre para 10 ou mais. Ser capaz de se colocar nos chamados manageable third downs é chave para qualquer ataque na NFL.

Vernon Davis também teve seu desejo atendido e foi o líder em jardas do time. Poderia até ter sido mais, se não fosse pelo "passe incompleto", mas deixa pra lá, prometi que não falava mais de arbitragem. porém, Davis deixou cair umas 2 bolas fáceis, em especial uma numa 3a descida quando o time começava a adquirir momentum.

Declaração de Nolan na coletiva: "Não venha chorar porque não recebe a bola pra depois deixá-la cair". Essa doeu.

Foi bem legal ver o Delanie Walker participar mais do jogo também. O destaque negativo fica po conta dos nosso WRs, que vem dropando bolas fáceis em todos os jogos. É engraçado notar que o trabalho do então inquestionável Jerry Sullivan começa a ser post em xeque pelos torcedores.

E quanto a defesa? Bem, eu gostei da performance, exceto por 2 aspectos.

O primeiro não tem como ser corrigido: o time vai sentir a falta de Manny Lawson. O TE do Steelers, Heath Miller, fez a festa ontem devido à ausência de um LB capaz de marcá-lo.

O segundo era algo que não vinha acontecendo até aqui. tackles e sacks (!!!) errados. Pelo menos uma meia dúzia de vezes os defensores do Niners encostaram no Big Ben mas não conseguiram derrubá-lo. Isso acabou custando caro.

No mais, é notar que 14 pontos não foram culpa da defesa. 7 vieram do special teams e os outros sete vieram da interceptação do Steelers.

Aliás, Taylor Jacobs pode ter feito o TD, mas aquela interceptação foi sua culpa. Ele corre a rota errada (era pra correr uma comeback de 10 jardas e ele correu uma de 15), e Alex Smith acaba lançando direto na mão do defensor do Steelers. Para piorar, lelie não esteve muito melhor. Na única bola que lhe foi lançada, o WR mal se esforçou pra fazer a recepção e acabou dropando.

O que deu pra concluir assistindo a partida: o time do 49ers ainda não está pronto, mas tem condições de vencer 98% dos times da liga.


Atuações:


Ataque:

QB - Boa partida do Alex Smith, muito melhor do que suas estatísticas sugerem. Corrigiu auqele que foi seu grande defeito contra o Rams: segurar demais a bola. Nota 7,5

HBs - Mais uma vez, não conseguimos correr com a bola. Estou bastante preocupado com isso, afinal de contas nosso ataque se baseia na corrida. Nota 5

OL - Melhorou no bloqueio para passe (ainda longe do ideal), mas continua sofrível no bloqueio para corrida. Ontem, os piores surpreendemente foram Larry Allen e Jonas Jennings (que inclusive discutiram na lateral do campo). nota 4

WRs/TEs - Continuam dropando bolas fáceis. Vernon Davis mostrou que tem de ser acionado, sim. E Delanie Walker também merece mais tempo de jogo. Nota 6


Defesa:


DL - Os ends estiveram bem, apesar de BY ter cometido uns 2 erros que não costima cometer. A performance negativa ficou por conta dos NTs, especialmente Franklin, que não conseguiu ocupar o meio da linha. Marques Douglas está jogando muito. nota 7

LBs - A ausência de Lawson foi sentida na marcaçào de Heath Miller. Nem Navies nem Banta-cain conseguiram cobrir o TE do Steelers. naves porém fez boa partida, tanto contra a corrida como contra o passe, forçando o fumble do Big Ben e recuperando ele mesmo. Já Banta-Cain definitivamente não está bem. É uma nulidade contra a corrida e nem contra o passe está conseguindo produzir. É sempre cheio de firula, fazendo spin pra lá e pra c', mas chegar no QB que é bom, nada. Patrick Willis fez outra boa partida e Derek Smith mostrou toda sua falta de velocidade ao sequer conseguir acompanhar um FB. nota 6

DBs - Outra excelente atuação. Big Ben não forçou nada para seus WRs, preferindo o jogo com seu TE. Clements é um monstro (o tackle que ele deu no WR do steelers numa WR option foi sensacional) e Mark Roman quase mata o Hines Ward. Nota 9

15 comentários:

Anônimo disse...

Gabriel,

Vou aguardar seus comentários sempre ponderados após a revisão do jogo.

Mas, a impressão que fiquei é que o time está no estágio que a torcida esperava: apenas um pouco abaixo dos principais times da liga. Mas ainda abaixo. E em quase todos os aspectos do jogo.

Realmente os juízes prejudicaram um pouco, mas não achei tão decisivo. Guardei apenas um holding fantasma contra o Clements que acabou no primeiro TD dos Steelers e aquela marcação absurda de passe incompleto contra o Vernon Davis. Mas não acho que teríamos ganho mesmo sem esses erros.

De resto, acho que perdemos mesmo porque a O-line dos Steelers deram um banho na nossa. Tanto abrindo espaços para o Willie Parker quanto protegendo Roethlisberger. Já a nossa parece um queijo suiço.

Apesar da melhora no ataque, Alex Smith mostrou que ainda está bem atrás de outros jovens QBs como é o caso de Big Ben. Esperava mais dele e com certeza esperava mais da nossa O-line que caiu MUITO em relação ao ano passado.
Mesmo assim, o ataque mostrou boa melhora e isso dá esperança.

Por outro lado, nossa eficiência perto da Red Zone continua patética.

Num balanço geral, apesar da derrota, acho que o time evoluiu mais um degrau.
Temos condições de ganhar de Seattle semana que vem.
E já estou otimista também quantos aos Ravens. Afinal, os Cards deram um grande trabalho pra eles hoje.

Anônimo disse...

Ah sim, teve mais um erro claro dos juízes num intentional grounding do Ben Roethlisberger não marcado.

Realmente não acho que teríamos ganho sem esses erros dos juízes, mas certamente o jogo teria ficado com o placar mais próximo até o quarto período.

Quem sabe...

Unknown disse...

Não vou falr do Smith...eu prometi e vou cumprir.....mas que @#&%*#....essa nossa OL é ridícula...

Anônimo disse...

Eu nao assisti o jogo mas estou muito triste :(.

Sobre o jogo vou esperar sua analise, para saber como o time foi e pela analise do allan me parece q a OL ta ridicula.

Mas acho q esta derrota ja era esperada.
Quem entrou no lugar o Lawson?

Gabriel Mury disse...

Ricardo, no lugar do Lawson jogou o linebacker com o melhor nome da NFL: Hannibal Navies. Fez boa partida, mas o time sentiu muito a falta de lawson na hora de marcar o TE do Steelers.

Anônimo disse...

o lançamento do Smith para o td foi lindo, provando q ele tem talendo. :D
Ainda acredito.
Go Niners.

Rodrigo disse...

Eu tb acredito... Precisamos melhorar, principalmente a OL. Tb precisamos mais dos WRs, estamos dropando muitos passes.

Eu sei q a falta de um ataque q marque muitos pontos irrita os torcedores(a mim irrita e muito!), mas temos q levar em conta q muitos times com defesas sólidas e ataques fracos chegam aos playoffs... O Ravens ganhou o SuperBowl e o Trent Dilfer foi um mero coadjuvante.

Temos um grande desafio ai - ganhar do nosso freguês de Seattle. Ganhando deles, ganhamos moral e a liderança da divisão... Mas pra isso vamos ter q passar a bola - Tatutu, Peterson e Hill formam um baita trio de LBs, mas DL deles não vai ameaçar Alex Smith. Esse é O jogo p/ ele se soltar!

Anônimo disse...

Gabriel,

Só uma correção: o intentional grounding não marcado resultou num FG para os Steelers e não em TD.

Nem percebi essa penalidade no TD de kick return dos Steelers. Mas acho que naquele tumulto e empurra empurra até dá pra entender os juízes deixarem escapar essa marcação.
Agora, nas outras 3 a jogada foi bem destacada, e não dá pra entender as marcações. Ainda mais a dos passe incompleto do VD, com replay e tudo.
Se considerarmos isso, poderíamos ter muito bem entrado o 4º quarto perdendo por apenas 17-13, o que deixaria o jogo bem menos definido.
E nem estou considerando a 1ª falta no TD de kick return por que essa nem eu, torcendo por alguma flag aparecer, vi.

Bom, mas também não vou mais falar de arbitragem pois esses erros no final das contas acho que só valorizaram o jogo que fizemos.

Estranhamente foi mais animador a derrota para os Steelers do que as vitórias contra Cards e Rams (apesar que essas vitórias serão muito bem vindas no futuro).

Anônimo disse...

Bom, como o Gabriel detonou na análise do jogo, vou dar aqui a minha análise das perspectivas de futuro para essa temporada pelo que vi nesses primeros jogos dos Niners e dos demais times.

Em primeiro lugar, não sou tão otimista quanto o Gabriel. Não acredito que podemos enfrentar de igual pra igual 98% dos times da NFL.
Acho que estamos claramente atrás de Colts, Pats e Steelers e talvez, mas só talvez, atrás de Chargers, Bears e Cowboys.
Ou seja, acho que podemos enfrentar de igual pra igual 80% dos times da liga e, talvez, outros 10%. Mas, a ótima notícia é que podemos enfrentar no mesmo nível TODOS os adversários dos 13 jogos que faltam.
Por isso, repito o que já disse aqui uma vez. Uma campanha de 11-5 não está fora de questão. Estou bastante otimista com relação ao jogo contra os Chickens Domingo que vem.

Onde falta melhorar?

Na minha opinião, 4 pontos principais, 2 de ataque e 2 de defesa.

Ataque 1 - Jogo corrido.
Nossa maior força e até agora está uma nulidade. Frank Gore já provou nas poucas chances que teve que ele continua o mesmo, então claramente o problema está na O-line.
Larry Allen vem jogando bem mal e J. Jennings está no mesmo nível.
Não sei como melhorar mas pelo que estamos produzindo, Kwame Harris teria que ter uma oportunidade. Tem que encontrar um lugar pra ele e sem precisar tirar o Staley.

Ataque 2 - Red Zone Eficiency
Continua ridícula.
Nosso ataque até cria chances (e a defesa também) mas quando chegamos na região das 30 jardas não conseguimos produzir mais nada. Parece que o time já se conforma com isso e entra em Field Goal Mode.
Chega de Field Goal, precisamos marcar TDs. Temos que ter o instinto assassino de matar o jogo quando as oportunidades surgem.
Acho que aqui o OC tem que fazer um trabalho específico de desenhar e treinar jogadas para esses momentos pois precisamos muito desses pontos.

Os problemas de defesa vou colocar no próximo post porque esse já está enorme.

Gabriel Mury disse...

Allan, valeu pela correção.

Anônimo disse...

Pontos a melhorar Parte II

Defesa 1 - Derek Smith
Não dá mais. Ele está muito lento.
Precisamos tentar voltar com B. Moore.
Acredito que a performance do Lawson encobria muito das falhas do D. Smith.
O Navies até que fez uma bela partida mas o Willie Parker acabou com a gente no primeiro tempo e no segundo TE dos Steelers abusou da gente no jogo aéreo. Acho que a ineficiência do D. Smith foi um dos grandes motivos pra isso.

Defesa 2 - Tulli Banta-Cain
Até agora a maior decepção pra mim entre as contratações (A Lelie também está devendo muito).
O Gabriel disse tudo, é muito spin pra lá e pra cá e nunca chega no QB. Nosso pass-rush continuo nulo.
E pior, com esse monte de spins o Banta-Cain sai da linha do jogo corrido e abre uma avenida pros RB adversários.
Já que é pra não pressionar o QB mesmo, pelo menos garante o jogo corrido e obriga o outro time a nos bater no jogo aéreo, dando chance para nossa secundária (excelente) recuperar a bola.

Gabriel, você que manja mais de tática e do elenco dos Niners, existe alguma opção no nosso roster para melhorarmos nesse aspecto?

Paris Haralson?
Brandon Moore de novo?

Do jeito que Banta-Cain e Derek Smith estão jogando, tem que ter lugar pra ele no time.
Manny Lawson vai fazer falta...

Abs.

Gabriel Mury disse...

Allan, ter até tem. O Haralson é um jogador promissor que pode entrar ali. Já o Brandon Moore eu não sei (lembre-se dos tackles errados dele durante a preseason). O problema é que o coaching staff do 49ers gosta (e muito) do Banta-Cain. O Mike Singletary disse que esperava, no mínimo, 10 sacks dele nessa temporada.

Por isso, acho melhor dar mais um tempo a ele.

Gabriel Mury disse...

Allan, muito boa sua menção da nossa redzone, ou mehlor, deadzone. :( Esqueci de comentar isso no post.

Nunis disse...

Bom, nada a acrescentar depois disso.

Só pago um pau pro Nate Clements. Jogando a nível de Pro Bowl.

Rodrigo disse...

Alguem viu o melhores momentos do jogo na NFL.com? Na hora do "fumble" do VD, após o review dos juízes, o narrador grita "What?!?!!? You gotta be kidding!!! That's a horrible call!

Eh, o negócio foi gritante msm!